MRP (Manufacturing Resource Planning) ou planejamento das necessidades materiais.
O sistema tem como principal objetivo fazer uma previsão das demandas para a organização, ou seja, informar ao gestor a quantidade de material necessária no estoque, para evitar atrasos e gerar economia. O MRP pode ser definido como um sistema lógico em que, através do conhecimento de todos os itens e do tempo de cada um deles, é possível calcular quando e quanto a organização precisará de cada componente, a fim de que não existam faltas e nem sobras na produção. Assim, o MRP trabalha com a quantidade exata de cada produto, melhorando o atendimento aos clientes, além de aumentar a eficiência da empresa.
O software é composto pela estrutura do produto, tempo de reposição, tempo de fabricação, tamanho do lote de fabricação, tamanho do lote de reposição, estoque mínimo e também estoque máximo. Por meio destes itens, o MRP garante uma previsão do estoque de forma exata.
A ferramenta é ideal não só para reduzir os custos gerados pelo estoque, mas, também, para otimizá-lo. Além disso, o sistema oferece um tempo de resposta que pode ser facilmente visualizado, sobretudo quando é necessário fazer um replanejamento ou alteração nas informações. O MRP também é uma excelente opção para as empresas que possuem muitos fornecedores de matéria- prima, devido ao alto volume gerado.
Implantar um bom software de gestão viabiliza o controle de informações, facilita a emissão de relatórios com dados precisos e centralizados, além de proporcionar melhor controle de estoque, redução de tempo e de custos.
Fonte: http://ausland.com.br/blog/o-que-e-um-sistema-mrp/
Gabarito: B
"um programa de detalhamento de componentes e de quantidades para escalonamento de aquisições, inputs (entradas) e utilização de matérias primas."
Outro conceito no livro "Administração de Materiais e Patrimônio para Concursos" - Autor: José Carlos G. Jr. pg.24
MRP (Material Requiriments Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais): é um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender as necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. Trata-se de um sistema que se propõe a definir as quantidades necessárias e o tempo exato para utilização dos materiais na fabricação dos produtos finais.