CPC 12
A os saldos de imposto de renda e de contribuição social sobre o lucro líquido diferidos não estão sujeitos ao ajuste a valor presente.
10.[...] Imposto de Renda Diferido Ativo e à do Imposto de Renda Diferido Passivo [...] não são passíveis de ajuste a valor presente, o que deve ser observado desde a implementação.
B todos os ativos e passivos classificados como não monetários estão sujeitos, obrigatoriamente, aos efeitos do ajuste a valor presente.
9. Ressalte-se que nem todo ativo ou passivo não-monetário está sujeito ao efeito do ajuste a valor presente; por exemplo, um item não monetário que, pela sua natureza, não está sujeito ao ajuste a valor presente é o adiantamento em dinheiro para recebimento ou pagamento em bens e serviços.
C o ajuste a valor presente de ativos e passivos somente se aplica a transações que apresentem saldos em aberto na data-base do balanço patrimonial.
6. É aceitável avaliar a necessidade e aplicar o AVP somente para transações que apresentem saldos em aberto nas datas dos balanços?
Resposta - Não. A aplicação do conceito de AVP é feita na data da transação. Mesmo que o saldo gerador do AVP não esteja mais em aberto, pode haver efeitos relevantes entre as linhas da demonstração do resultado.
D proceder ao ajuste a valor presente de um ativo ou de um passivo significa apurar e contabilizar tal ativo ou tal passivo pelo seu valor justo, visto que valor presente e valor justo representam conceitos sinônimos.
6. É necessário observar que a aplicação do conceito de ajuste a valor presente nem sempre equipara o ativo ou o passivo a seu valor justo. Por isso, valor presente e valor justo não são sinônimos.
GAB. A