-
Pode-se discriminar cinco tipos de estruturas neuróticas: de Angústia, Histeria, Obsessivo-compulsiva, Fobia e Depressão.
-
Paranoia: estrutura psicótica
-
Distúrbio neurótico pode ser qualquer desequilíbrio mental que causa ou resulta em angústia.
Psicose, ou uma desordem psicótica refere-se a qualquer estado mental que prejudica o pensamento, percepção e julgamento.
Em essência, a principal diferença entre neurose e psicose é a forma em que elas afetam a saúde mental. O comportamento neurótico pode estar naturalmente presente em qualquer pessoa, ligado a uma personalidade desenvolvida. O comportamento psicótico pode ir e vir como resultado de várias influências. Os efeitos de alguns medicamentos podem causar episódios psicóticos, ou uma situação traumática que afeta o bem-estar psicológico de uma pessoa podendo desencadear o episódio. A distinção entre as condições ou distúrbios neuróticos e psicóticos é realizada através de uma avaliação por um psiquiatra ou psicólogo, que pode tratar os sintomas com medicação ou terapia.
-
o gabarito desse questão está errada ou essa questão deveria ser anulada.
A resposta correta seria a letra B.
-
O gabarito não está errado, pois configura-se como estrutura psicótica.
-
Não há erros na questão. A paranoia não é um tipo de estrutura neurótica, mas psicótica. As estruturas neutóticas são:
1. angústia;
2. histeria; (B)
3. obsessivo-compulsiva;
4. fobia; (A)
5. depressão; (D)
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: C
-
Não tem cmo ser a letra B. A questão quer saber qual desses quadros não é um tipo de neurose. A psicanalise propões tres estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. A neurose por sua vez se subdivide em: Histeria, fobia e obsessão. A histeria é uma neurose, e foi a partir da histeria que foi edificou a psicanálise..