-
GAB: D
A tentativa de Taylor de substituir métodos elementares de produção por métodos científicos ficou conhecida como Organização Racional do Trabalho (ORT), que tem os seguintes fundamentos:
1. Análise do trabalho em si e estudo dos tempos e movimentos
2. Estudo da fadiga humana
3. Divisão do trabalho e especialização do trabalhador
4. Desenho de cargos e tarefas
5. Incentivos e prêmios salariais por produção
6. A ideia do Homo Economicus
7. O ambiente de trabalho
8. Padronização
Carlos Xavier(ESTRATÉGIA)
-
Resposta certa "D"
A Motivação nessa questão, não pode ser confundida com o aspecto da ORT : "Incentivos e prêmios salariais por produção".
A crítica em relação administração científica denominada "Superespecialização do operário" afirma e nos ajuda a entender: "A fragmentação das tarefas (especialização) tornou supérflua a qualificação do operário, levando-o à bitolação e à DESMOTIVAÇÃO"
-
TAylor >>> foco nas TArefas
-
A motivação teve ápice dos seus estudos com a Escola Comportamental.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Motivação ja é uma decorrência da Teoria das Relações Humanas
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobe a Organização Racional do Trabalho - ORT. A alternativa a ser marcada como correta deve apresenta um fundamento que não integra a ORT.
A ORT se sustenta nos seguintes princípios:
- Estudo dos tempos e dos movimentos;
- Seleção científica do trabalhador;
- Estudo da fadiga humana;
- Padrão de produção;
- Divisão do trabalho e especialização do operário;
- Desenho de tarefas e de cargos;
- Incentivos salariais e prêmios por produção (homo economicus);
- Estudo das condições de trabalho;
- Padronização de ferramentas, instrumentos e modo de trabalho;
- Supervisão funcional.
Tendo visto acima os princípios da ORT, podemos marcar a alternativa "D" como a correta. A motivação dos operários não era uma preocupação da administração científica. A preocupação com com a motivação dos indivíduos só ganha destaque a partir da abordagem humanística, em que a preocupação com as relações humanas e notadamente maior do que nos estudos clássicos.
GABARITO: D