SóProvas


ID
2831704
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com regime jurídico dos(as) servidores(as) públicos(as) federais, assinale a única alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = LETRA D

     

    D) O(A) servidor(a) estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, sem ser assegurado o direito à ampla defesa e ao contraditório.

     

    É obrigatório o Direito à ampla defesa e ao contraditório.

  • A ALTERNATIVA C TBM ESTÁ ERRADA. REINTEGRAÇÃO É A REINVESTIDURA DO DEMITIDO.

  • QUESTÃO TEM QUE SER ELIMINADA

  • Gabarito D


    Alguns concurseiros abaixo questionaram que a letra C também está incorreta, mas não está.


    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


    Vejam que a banca foi até a vírgula. O fato de não mencionar "demissão " não significa que a questão está incorreta. A banca apenas não completou. Já devíamos aprender que assertivas incompletas necessariamente não são erradas.


  • COMO ESSA QUESTÃO NÃO FOI ANULADAAAAAAAAAAAAAA???????

  • o cara não estuda e fica brigando com a banca... a banca é nossa amiga... não se pode dar murro em ponta de faca... francamente

  • letra c está incompleta, muitas bancas gostam de colocar questões assim, temos que escolher a alternativa mais errada.

    GAB LETRA D

  • A banca quis nos confundir, mas o concurseiro que está esperto foi na mais incorreta e acertou.

    Do Senhor virá a nossa vitória!!

  • Art. 24 Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

    Art. 25 Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

     

    Art. 28  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    Art. 29 Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

     

     

      Aprendi Aqui no QC com os Colegas ;)

     

     

    -Reversão_________>Volta do Velho

    -Reintegração______>Demitido Volta

    -Recondução_______>Não Passou no Estágio P

    -Readaptação_______>Incapacitado Volta

    -Aproveitamento____>Disponível

    -Promoção_________> A conquista

    -Nomeação________>Aprovado

     

    Letra; D

    Bons Estudos ;)

     

  • GABARITO = LETRA D.

    O servidor terá direito ao contraditório e à ampla defesa no processo administrativo.

  • LETRA D INCORRETA

    LEI 8.112

    Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • A C tá incompleta mais O ERRO DA D sem direito ao contraditório. Foi gritante

    Fé que "nóis" consegue ;)

  • Gabarito''D''.

    Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Estudar é o caminho para o sucesso!

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A letra C tá errada TAMBÉM, o exposto nela trata-se de Recondução.

  • A questão trata do regime jurídico dos servidores públicos federais, abordando, na maior parte de suas alternativas, temas relativos ao provimento de cargos públicos.

    Provimento do cargo público é o ato administrativo por meio do qual o cargo é ocupado, preenchido. São formas de provimento de cargos públicos, na forma do artigo 8º da Lei nº 8.112/1990, as seguintes: i) nomeação; ii) promoção; iii) readaptação; iv) reversão; v) aproveitamento; vi) reintegração e vii) recondução.



    Nomeação é forma de provimento originário do cargo público, sendo o ato administrativo por meio do qual pessoa que não tinha vínculo com a Administração Pública ou ao menos não tinha vínculo com aquele cargo e carreira pública é nomeado para ocupar o cargo.

    A nomeação pode se dar em cargos de provimento efetivo, mediante prévia aprovação em concurso público. A nomeação também pode se dar em cargos em comissão, nesse caso, sem a necessidade de aprovação em concurso público, dado os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração (artigo 9º, incisos I e II, da Lei nº 8.112/1990).

    Ou seja, a nomeação em cargos de provimento efetivo, sejam eles de carreira ou isolados, dependem de prévia aprovação em concurso público, na forma do artigo 37, II, da Constituição Federal e com o artigo 9º, parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990.


    Promoção é ato administrativo que constitui a forma de provimento de provimento de cargo público pela qual o servidor sai de seu cargo originário e passa a ocupar cargo de classe mais elevada dentro da mesma carreira.


    Readaptação ocorre quando, em razão de alguma limitação superveniente em sua capacidade física ou psíquica, verificada em inspeção médica, o servidor passa do seu cargo público originário para outro cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com essas limitações (art. 24 da Lei nº 8.112/1990).


    Reversão é “o retorno de servidor aposentado à atividade" (art. 25 da Lei nº 8.112/1990). A reversão pode acontecer nas seguintes situações: i) em caso de servidor público aposentado por invalidez, pode haver reversão se junta médica verificar que os motivos para a aposentadoria por invalidez já não existem ou ii) a reversão pode ocorrer no interesse da Administração Pública, quando atendidas as condições previstas em lei.


    Reintegração é o retorno ao cargo público originário ou a este mesmo cargo público transformado de servidor que, demitido por decisão administrativa ou judicial, retorna ao serviço p em razão da invalidação da decisão que determinou a demissão (artigo 28 da Lei nº 8.112/1990).


    Recondução é o retorno de servidor estável ao cargo anteriormente ocupado nos seguintes casos: i) inabilitação em estágio probatório para outro cargo para que o servidor seja aprovado em concurso público; ii) reintegração do interior ocupante no cargo atualmente preenchido pelo servidor (artigo 29 da Lei nº 8.112/1990).



    A questão aborda ainda, na alternativa D, a estabilidade dos servidores públicos. O servidor público ocupante de cargo efetivo, aprovado em concurso público, adquirirá estabilidade após três anos de exercício, na forma do artigo 41 da Constituição Federal.

    O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa (artigo 22 da Lei nº 8.112/1990).

    No processo administrativo disciplinar, assim como no processo judicial, portanto, devem ser assegurados ao servidor o devido processo legal e os direitos à ampla defesa e ao contraditório.



    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) Readaptação é a investidura do(a) servidor(a) em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
    Correta. Nos termos do artigo 24 da Lei nº 8.112/1990, readaptação “é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    B) Reversão é o retorno à atividade de servidor(a) aposentado(a).

    Correta. Reversão é o retorno à atividade de servidor público aposentado por invalidez, quando junta médica declara que já não existem os motivos para a aposentadoria (artigo 25, I, da Lei nº 8.112/1990).


    C) Reintegração é a reinvestidura do(a) servidor(a) estável no cargo anteriormente ocupado.

    Correta. Reintegração, na forma do artigo 28 da Lei nº 8.112/1990, “é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens".


    D) O(A) servidor(a) estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, sem ser assegurado o direito à ampla defesa e ao contraditório.

    Incorreta. O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, desde que nesse processo sejam assegurados ao servidor os direitos à ampla defesa e ao contraditório.


    E) Recondução é o retorno do(a) servidor(a) estável ao cargo anteriormente ocupado.

    Correta. De acordo com o artigo 29 da Lei nº 8.112/1990, “recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado."




    Gabarito do professor: D.