-
I. O Princípio da Oportunidade no âmbito da entidade pública está vinculado ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade. ERRADA
Princípio da Oportunidade: O princípio da oportunidade é oriundo da condição de tempestividade e refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras (completas) e tempestivas (atuais).
II. O princípio da Atualização Monetária determina que os registros dos atos e fatos contábeis será considerado o valor original dos componentes patrimoniais. ERRADA
o PRINCÍPIO da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010) ; Ou seja, não faz parte do rol de princípios.
III. O Princípio da Competência aplica-se integralmente ao Setor Público. CORRETA
Importante lembrar que a contabilidade aplicada ao setor público constitui ramo da ciência contábil e deve observar os princípios de contabilidade, que representam de forma predominante nos universos científico e profissional do país.
São eles: Entidade; Continuidade; Oportunidade, Registro pelo valor original; Competência; Prudência
IV. O Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente. CORRETA
O princípio da ENTIDADE se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente.
A autonomia tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos agentes públicos.
ALTERNATIVA C
-
Principio da competência no setor público
Na geração de informação de custo, é obrigatória a adoção dos princípios de contabilidade em especial o da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente.
-
QUANTO AO ITEM II.
O princípio da Atualização Monetária determina que os registros dos atos e fatos contábeis será considerado o valor original dos componentes patrimoniais. Esta é a definição do princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL.
Acima, um dos colegas informou que erro do item seria esse abaixo:
o PRINCÍPIO da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010) ; Ou seja, não faz parte do rol de princípios.
CONSULTANDO A PRÓPRIA RESOLUÇÃO QUE FOI INFORMADA TEMOS:
Art. 7, § 1, II,
e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
-
GABARITO: C.
Correções feitas em vermelho.
I. O Princípio da Continuidade no âmbito da entidade pública está vinculado ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.
II. Princípio atualmente revogado.
III. O Princípio da Competência aplica-se integralmente ao Setor Público.
IV. O Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente.
-
Sobre a afirmativa III - Pelo aspecto patrimonial é o de competência, pelo aspecto orçamentário o regime misto.