SóProvas


ID
2831923
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à posse e ao exercício previstos no regime jurídicos dos(as) servidores(as) públicas da União é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) A posse em cargo público independe de prévia inspeção médica oficial.

    ERRADO. Lei 8.112/90, Art. 14: a posse em cargo público DEPENDERÁ de prévia inspeção médica oficial.


    B) A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    CORRETO. Lei 8.112/90, Art. 13: § 3o  


    C) Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público, mas não da função de confiança.

    ERRADO. Lei 8.112/90 , Art.15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança


    D) É de cinco dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

    ERRADO. Lei 8.112/90, Art. 15: §1o  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.


    E) A promoção interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o(a) servidor(a).

    ERRADO. Lei 8.112/90, Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.     



  • GABARITO B


    § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

  • GABARITO B.

    § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

  • Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990

    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 3º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    Gabarito B

  • § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

  • GABARITO: LETRA B

    Seção IV

    Da Posse e do Exercício

    Art. 13. § 3   A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    FONTE:  LEI No 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão trata da posse em cargo público e do exercício de cargo público. Para responder à questão, vejamos cada um desses institutos.



    Posse em cargo público é ato administrativo por meio do qual o servidor adere às prerrogativas, direitos e deveres do cargo. A posse se dá por meio da assinatura do termo de posse. Determina, com efeito, o artigo 13, caput, da Lei nº 8.112/1990 que: “a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado".

    A posse pode ser dada ao servidor público pessoalmente. A posse também poderá dar-se a representante do servidor, mediante procuração específica, isto é, mediante procuração que especifique os poderes do mandatário para tomar posse no lugar do servidor (artigo 13, §3º, da Lei nº 8.112/1990).

    A posse em cargo público dependerá de inspeção médica oficial e apenas aqueles que forem julgados apta física e mentalmente para o exercício do cargo serão empossados (artigo 14, caput e parágrafo único da Lei nº 8.112/1990).

    A posse deve ocorrer no prazo de trinta dias a contar do ato de provimento.


    Exercício do cargo público consiste na efetiva realização das atribuições do cargo pelo servidor. Assim, determina o artigo 15 da Lei nº 8.112/1990 que “exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança".

    O prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício é de quinze dias, contados da data da posse, na forma do artigo 15, §1º, da Lei nº 8.112/1990:

    O servidor que não entrar em exercício no prazo legal será exonerado do cargo (art. 15, §2º, da Lei nº 8.112/1990) ou será dada sem tornado sem efeito o ato de sua designação para função de confiança.

    Configura uma exceção à regra de que o exercício deve ser iniciado no prazo de quinze dias a hipótese de servidor que deva entrar em exercício em outro município em razão de remoção, distribuição, cessão ou requisição. Nesses casos, o servidor terá o prazo mínimo de 10 dias e máximo de 30 dias a contar da publicação do ato para retomar o exercício do cargo (artigo 18 Lei nº 8.112/1990).

    A promoção do servidor público não interrompe o tempo de exercício. O tempo de exercício no cargo para o qual o servidor for promovido é contato a partir da data da publicação do ato de promoção (art. 17 da lei nº 8.112/1990)



    Vejamos, a seguir, as alternativas da questão:

    A) A posse em cargo público independe de prévia inspeção médica oficial.

    Incorreta. De acordo com ao artigo 14 da Lei nº 8.112/1990 a posse depende de prévia inspeção médica oficial.

    B) A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    Correta. Determina o artigo 13, §3º, da Lei nº 8.112/1990 que “a posse poderá dar-se mediante procuração específica".

    C) Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público, mas não da função de confiança.

    Incorreta. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou de função de confiança, conforme artigo 15 da Lei nº 8.112/1990.

    D) É de cinco dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

    Incorreta. O prazo para o servidor empossado entrar em exercício é de 15 dias, contados da data da posse, nos termos do artigo 15, §1º, da Lei nº 8.112/1990.

    E) A promoção interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o(a) servidor(a).

    Incorreta. A promoção não interrompe o tempo de exercício, conforme disposição expressa do artigo 17 da Lei nº 8.112/1990.




    Gabarito do professor: B.