-
GABARITO: A
Sabemos que: No ano de 2017, nenhum dos estudantes cursando o terceiro ano ficou em recuperação.
A) CORRETO. Pois se o estudante ficou em recuperação...é CERTEZA que ele não cursou o terceiro ano em 2017.
B) ERRADO. Se um estudante não cursou o terceiro ano em 2017, ele não ficou em recuperação. Não podemos afirmar, pois a questão fala de quem cursou o terceiro ano EM 2017.
C) ERRADO. Se um estudante não ficou em recuperação, então ele cursou o terceiro ano de 2017. Não podemos afirmar, pois ele pode ter cursado o primeiro ou segundo ano em 2017 etc.
D) ERRADO. Se um estudante ficou em recuperação, então ele cursou o terceiro ano de 2017. Não podemos afirmar, pois ele pode ter cursado o primeiro ou segundo ano em 2017.
E) ERRADO. Se um estudante não cursou o terceiro ano em 2017, ele ficou em recuperação. Não podemos afirmar, pois a questão fala de QUEM ESTUDOU no TERCEIRO ANO em 2017.
-
Engraçado é que tem mais de 6 meses que solicitei alguns comentários em vídeos de questões de RLM e nenhuma delas foi comentada.
QC está investindo em Layout e esquecendo do principal que é o básico....(os comentários das questões). :/ :/
-
DICA: Em rac. lógico usamos pensando DEDUTIVOS e não INDUTIVOS, sendo assim, a conclusão não pode ter outra ideia que não esteja nas premissas.
-
analise apenas as premissas pessoal!
temos informacoes apenas q em 2017 os estudadantes nao ficaram de recuperacao...
entao se ele ficou com certeza nao foi nesse ano q ele passou direto,,,
-
Se todos os estudantes que cursaram o terceiro ano em 2017 não ficaram de recuperação.
Logo: Se um estudante ficou em recuperação, ele não cursou o terceiro ano em 2017.
Letra A
Bons estudos!
-
interpretação
-
Interpretação pura.
-
A premissa nenhum dos estudantes cursando o terceiro ano ficou em recuperação é o mesmo que dizer que se é estudante do terceirão, então não ficou em recuperação.
Assim, para buscar a equivalência, utilizaremos a regra contrapositiva (nega tudo e inverte),ficando se ficou de recuperação, então não é estudante do terceirão.
-
Neste caso, uma forma de resolver a questão é colocar a sentença em forma de condicional. Logo em seguida, escreve-se a contrapositiva da sentença, que é exatamente o que está escrito na letra A.
-
"Em certa escola, no ano de 2017, nenhum dos estudantes cursando o terceiro ano ficou em recuperação" = Todos os estudantes do 3° ano de 2017 não ficaram de recuperação.
Logo,
"Se um estudante cursou o terceiro ano em 2017, então ele não ficou de recuperação"
P→Q ↔ ~P→~Q
Então:
"Se um estudante ficou de recuperação, então ele não cursou o terceiro ano em 2017"
Gabarito: A
-
P→Q = ~Q→~P
-
chama a contra-positiva.