-
Para Katz, existem três habilidades importantes para o administrador: Habilidades Técnicas,Habilidades Humanas e Habilidades Conceituais.
▪ Habilidade Técnica: está relacionada com a atividade específica do gerente e compreende conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas que fazem parte de sua especialidade ou de sua habilidade técnica. Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.
▪ Habilidade Humana: Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana "[ ... ] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. Habilidade Humana é imprescindível para o bom exercício da liderança organizacional.
▪ Habilidade Conceitual: envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade organizacional e usar o intelecto para formular estratégias. O gerente deve ter criatividade, saber planejar, ter raciocínio abstrato e entendimento do contexto geral. As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo.
▪ Habilidade Política: Essa área está relacionada à habilidade de realçar a posição de uma pessoa, de construir a base de poder e de estabelecer conexões certas. As organizações são arenas políticas, em que pessoas competem pelos recursos.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03
PARECER DA BANCA
A resposta está literal no livro: ROBBINS e DECENZO. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRACAO: conceitos essenciais e aplicações. 4ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004. P.13.
As outras opções descrevem as habilidades humanas, técnicas e conceituais.
Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica a questão.
-
Acertei a questão mas nunca nem vi esse camarada ai da questão.
-
Quando a questão pergunta sobre habilidades políticas, lembrei da nossa política brasileira, em que os nossos políticos realizam alianças com certos partidos/pessoas para que possam construir bases de poder e assim obter governabilidade. O comando da questão remeteu-me a outro conceito que está relacionando com o que se pede o Clientelismo, nada mais é do que a troca de apoio (eleitoral) o que retoma as habilidades políticas ali citada. Em suma, podemos utilizar esses conceitos para os relacionamentos dentro das organizações.
-
Pelo que entendi de vcs a resposta é a letra E? eu nunca vi isso no meu material kkk
-
Acertei essa graças ao professor Marco Ferrari.
Ele deixa bem didático e simples esse conceito de habilidade política. Coisa que não vi em nenhuma aula.
-
O termo "conexões certas" me fez acertar
-
Nunca nem vi
-
Gabarito: E
-
Na hora que vi "Base de poder" tudo a ver com política.
-
A - Habilidade técnica
B - Habilidade conceitual
C - Habilidade conceitual
D - Habilidade humana
E - Habilidade política
-
Eu também nunca vi essa habilidade nos meus materiais,mas fiz por eliminação. As outras alternatvas dá pra classificar nas três habilidades que conhecemos.
-
Gabarito E
NÍVEL ORGANIZACIONAL
· Habilidades Institucional ou estratégico – longo prazo – conceitual
o Possui um CONTEÚDO GENÉRICO, contempla a organização como um todo e visa ao longo prazo.
o Decisões não-programadas: Não-rotineiras; alto nível de INCERTEZA; singularidade;
o EFICAZ - global;
· Habilidades Intermediário ou tático – médio prazo – humanos
o Possui conteúdo específico;
· Habilidades Operacional – curto prazo – técnico.
o Micro-orientado, de conteúdo detalhado e analítico.
o Decisões programadas: Rotineiras; alto nível de CERTEZA; padronização;
o EFICIÊNCIA - processo;
· Habilidade política - Habilidade de realçar a posição de uma pessoa, de construir uma base de poder e de estabelecer as conexões certas.
Obs.: O planejamento tático e operacional possui CONTEÚDO ESPECÍFICOS.
-
É o que ocorre no Congresso Nacional.
-
-
Habilidades gerenciais gerais
• Conceituais - estão relacionadas com a habilidade mais sofisticada do administrador, o aspecto cognitivo, ajuda o gerente na análise de situações, interpretação da Missão e Visão, estabelecimento de objetivos e estratégias;
• Interpessoais ou humanas - estão relacionadas com a capacidade do gerente de lidar com as pessoas, comunicar, motivar, identificar as suas necessidades, delegar;
• Técnicas - estão relacionadas com o conhecimento especializado ou experiência, entendimento geral dos processos e produtos da organização;
• Políticas - estão relacionadas com o poder do gerente, ampliar a sua disposição, fazer os contatos corretos. Os gerentes com grande habilidade política tendem a ser melhores na obtenção de recursos para o seu grupo, além de serem mais bem avaliados e obterem mais promoções.
Giovana Carranza