-
GABARITO A
Produtividade é a relação entre aquilo que se produz (produto final) com aquilo que se usa para ser produzido (insumos, matéria-prima).
Ou seja, se eu produzo 100 carcaças de um medidoR com 1kg de latão. 1/10= 0,1. Ou seja, uso 10g para cada produto.
A ideia de aumentar a produtividade mora no fato de aumentar essa relação.
(ex: se eu conseguir produzir 110 peças com o mesmo 1kg, a relação passa a ser 0,11)
Aumentar a materia-prima só aumentará a produção e não a relação de produtividade. (200 peças para 2kg= mesmo 0.1)
_____________________________________
Instagram de concurso: @sheyla.r2
Resumos: https://goo.gl/92FN88
-
Todas as ações administrativas destinam a alcançar um objetivo, atingir uma meta ou resultado. Essas atividades estão relacionadas com a eficiência (a ação) e o que se pretende alcançar é a eficácia (o resultado). Como aponta Silva (2008, p. 17), "a eficiência é a medida da utilização dos recursos quando se faz alguma coisa; refere-se à relação entre as 'entradas' e 'saídas' num processo" e, quanto mais saídas são obtidas com essas entradas, maior o grau de eficiência encontrada. Já a eficácia está relacionada ao alcance dos objetivos e relacionada com a realização das atividades que provoquem o alcance dessas metas.
A eficiência é o meio: baseia-se no método, no procedimento, na rotina e no caminho para se chegar a alguma coisa. O bom método, a boa rotina e o procedimento adequado levam a aumento da eficiência. O caminho adequado para se chegar a alguma coisa aumentara a eficiência. Fazer bem as coisas, utilizar métodos, procedimentos e rotinas adequados conduz a eficiência. A eficácia é o resultado: baseia-se no alcance dos objetivos propostos e na consequência final do trabalho. (CHIAVENATO, ldalberto. 2005, p.168).
A eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível. A eficácia está voltada ao alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
PARECER DA BANCA
Questão 15 O assunto é abordado no item 1 do programa: 1 - Noções de Administração: Administração: conceitos e objetivos.
KOONTZ, WEIHRICH e CANNICE. ADMINISTRAÇÃO: uma perspectiva global e empresarial. 13ª edição. São Paulo: MacGrall Hill, 2009. P. 13. Citação literal.
As demais opções tornam a empresa menos produtiva. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica a questão
-
Gabarito: A
Insumo é o que se precisa para executar algo, exemplo, fabricar um produto.
Saída é a venda.
Para ser mais produtivo o ideal é vender mais usando menos ou a mesma quantidade de recursos/insumos.
Nas estatisticas vi que muita gente marcou a D. Vejam que se aumetar a saída e os insumos vai dar na mesma. Você vai estar produzindo mais, mas não necessariamente sendo mais produtivo.
Produtividade tem a ver com economia:
ECONOMIA
relação entre a quantidade ou valor produzido e a quantidade ou o valor dos insumos aplicados à produção; rendimento.
-
No caso, aumenta-se a eficiência.
-
Eu pensei da seguinte forma:
se eu incrementar as saídas e os insumos, acaba que fica na mesma, eu não melhoro a produtividade, na verdade eu estaria "estagnado", pois tanto saídas quanto insumos cresceriam na mesma proporção. Diferentemente da letra A
-
Fazer mais com menos.
-
Como posso produzir mais do q ja produzia com os mesmos insumos e ainda manter a qualidade?! Nao corre o risco de ficar um produto a desejar?!
-
Observem um simples exemplo para entender a questão.
Nossos estudos de todos os dias nem sempre rendem por igual. Mas quando ajustamos o fator procrastinação, por exemplo, acabamos tendo um resultado melhor.
Incrementamos a saída ( mais conhecimento adquirido, maior quantidade de disciplinas estudadas ) com o mesmo insumo ( a mesma pessoa , o mesmo lápis ou caderno .. ).
Com alguns simples ajustes o nível de produção de uma empresa pode aumentar sem necessariamente aumentar os insumos.
-
É raciocínio lógico. Produtividade é o que consigo fazer de melhor (mais) com o que eu tenho a disposição, ou seja, sem precisar de mais do que já tenho.
-
Fala muito de eficiência tbm essa questão. Incrementar as saídas com os mesmos insumos, sem precisar aumentar os insumos.