-
GABARITO C
QUESTÃO SOBRE "BASE DE PODER":
A base de poder se divide em duas partes:
❤ FORMAL
a) Coercitivo: sanções e punições.
b) Recompensa: Troca, transações.
c) Legítimo: Posição hierárquica na organização.
❤ PESSOAL
a) Competência/ Perícia/ Expertise/ Talento/ Especialização: know-how, experiência.
b) Referência: caracteristicas pessoais admiráveis carisma ☜
_____________________________________
Instagram de concurso: @sheyla.r2
Resumos: https://goo.gl/92FN88
-
▪ Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos. Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.
▪ Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.
▪ Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros. Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.
▪ Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro. Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam o poder de referência – também chamado poder carismático, para envolver e conquistar o público.
▪ Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.
http://www.ideiademarketing.com.br/2015/05/15/os-cinco-tipos-de-poder/
-
Características pessoais = Poder de referência.
-
(...) poder baseado na identificação com alguém da organização que tem recursos ou características pessoais desejáveis (...)
C) Referência
-
GABARITO C.
(...) poder baseado na identificação com alguém da organização que tem recursos ou características pessoais desejáveis (...)
C) Referência
-
Poder de referência, referente ou carismático existe quando as pessoas são bem-queridas e respeitadas.
Letra C
-
RESUMINDO É VC SER UM LULA DA VIDA
-
O famoso " Eu conheço alguém que conhece alguém."
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de poder. Neste caso, marquemos a alternativa que contém o tipo de poder descrito no enunciado.
A - incorreta. Poder Legítimo: nos grupos formais e nas organizações, o acesso mais frequente dos indivíduos a uma ou mais bases de poder provavelmente está em sua posição na estrutura. Isso é chamado de poder legítimo. Ele representa o poder que uma pessoa tem para usar e controlar os recursos da organização.
B - incorreta. Poder Coercitivo: a base do poder coercitivo é dependente do medo. A pessoa reage a esse poder por medo das consequências negativas de seu comportamento. Ele emana da aplicação, ou da ameaça de aplicação, de sanções físicas como a imposição de dor, a frustração causada pelo impedimento de movimentação, ou controle, pela força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança.
C - correta. Poder de Referência: a base do poder de referência é a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços pessoais desejáveis. Se eu admiro e me identifico com alguém, essa pessoa exerce poder sobre mim porque quero agradá-la. O poder de referência emana da admiração pelo outro e do desejo de se parecer com ele.
D - incorreta. Poder de Recompensa: o oposto do poder coercitivo é o poder de recompensa. Uma pessoa se submete à vontade ou às ordens de outra porque isso lhe trará algum benefício. Portanto, aquele que pode distribuir recompensas consideradas valiosas pelos outros tem pode r sobre eles. Essas recompensas podem ser financeiras — como o controle de comissões, aumentos de salários e bônus — ou não financeiras — como reconhecimento, promoções, tarefas mais interessantes, colegas amigáveis ou a escolha de turnos de trabalho ou áreas de vendas mais atraentes.
E - incorreta. Poder de competência: é o poder que tem o talento, a especialidade, a competência como pilar. Poder ser fundado tanto no conhecimento técnico ou mesmo na experiência da pessoa.
Concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. p.303-305
-
Poder Coercitivo: está associado com pessoas que estão em posição de punir outros.
Poder de Conexão: baseado em quem você conhece.
Poder da Expertise: vem da experiência de uma pessoa.
Poder da Informação: quando uma pessoa tem acesso à informação valiosa ou importante e influencia outros.
Poder Legítimo: vem da posição que uma pessoa detém.
Poder de referência, referente ou carismático: existe quando as pessoas são bem-queridas e respeitadas.
Poder de recompensa: está baseado na capacidade de uma pessoa dar recompensas.
Poder de conhecimento ou talento: quando alguém possui conhecimentos ou competências ou habilidades específicas que fazem de si um especialista.