-
▪ Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.
▪ Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.
▪ O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.
▪ Existem três tipos de controle que uma organização deve conhecer e se possível aplicá-los na produção de seus produtos, são: controle preventivo, controle simultâneo e controle por feedback.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03 - 2018
PARECER DA BANCA
Resposta literal no livro: ROBBINS e DECENZO. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRACAO: conceitos essenciais e aplicações. 4ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004. P.281. Citação literal. As demais alternativas referem-se as outras funções administrativas. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica a questão
-
Controle
A comunicação tem a capacidade de controlar as pessoas de diversas
maneiras. Por meio dela é possível informar aos funcionários as regras de
hierarquia, o funcionamento e as regras da empresa e as instruções de trabalho. Segundo o autor, a comunicação informal também controla o comportamento, por exemplo: quando um grupo de trabalho hostiliza ou reclama com um membro que está produzindo demais (e, assim, fazendo
com que o resto do grupo pareça preguiçoso), esses indivíduos estão se
comunicando informalmente e controlando o comportamento do colega.
Gestão de pessoas para concurso ANDRÉIA RIBAS
-
Monitoramento = Controle.
-
Avaliar, medir, comparar, identificar, corrigir erros = Controle.
-
CONTROLE:
· Monitorar;
· Avaliar;
· Analisar;
· Gerar feedback;
· Medir;
· Mensurar;
· Estabelecer padrões;
· Comparar;
· Identificar erros;
· Corrigir
Letra C
-
GAB. C
Monitorar- Corrigir: CONTROLE
-
Controle - Comparação , padrões, medir e avaliar, retroalimentar o sistema , corrigir ou reforçar.
-
Letra C.
Monitoramento das atividades = Controle.
-
C- Controle
-
O controle (aqui função básica do processo administrativo) representa o acompanhamento, a monitoração e a avaliação do desempenho organizacional para verificar se tudo está acontecendo de acordo com o planejado, organizado e dirigido.
-
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
A questão quer saber qual função visa realizar o monitoramento e eventuais correções.
A- INCORRETA. Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
B- INCORRETA. Decisão sequer é uma função administrativa.
C- CORRETA. Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
D- INCORRETA. Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)
E- INCORRETA. Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA C