SóProvas


ID
2832349
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tipo de controle que é realizado durante a execução de um trabalho e que a gerência pode corrigir os problemas antes que estes se tornem muito custosos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Tipos de Controle quanto ao tempo:

     

    a) Preventivo/ A priori/ Preliminar/Pro-ativo: Anterior a falha.Evita o problema.

    b) Simultâneo: durante a execução de um processo.

    c) Posterior/ De feedback: Após o erro. Correção. Descobre as causas

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • ▪ O controle preventivo (a priori) identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.

    ▪ O controle simultâneo (concomitante) monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo está dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.

    ▪ O controle por feedback (a posteriori) foca nas saídas do produto da organização, mais especificamente ele mede a qualidade do produto final. Este controle é usado por empresas que produzem eletrodomésticos, pois antes de ser colocada à venda nas lojas é feita uma intensa inspeção do produto..

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC 2018 – Vol. 03 (Adm. Geral)

    PARECER DA BANCA

    A resposta está literal no livro: ROBBINS e DECENZO. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRACAO: conceitos essenciais e aplicações. 4ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004. P.288..

    Segundo os autores, existem 3 tipos de controle:

    1) preventivo, que ocorre nas entradas

    2) simultâneo, que ocorre nos processos e

    3) de feedback, que ocorrem nas saídas.

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica a questão

  • Controle simultâneo, concomitante ou pari passu.

  • GABARITO D.

    Corrigir os problemas = Controle simultâneo.

  • Outra questão sobre esse assunto da mesma banca e para o mesmo cargo: (o que ratifica a importância da resolução de questões)

    Q856382 - Ano: 2017 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2017 - UFC - Assistente em Administração

    O controle simultâneo, que é um dos tipos de controle, ocorre quando:

    D) é realizado durante a execução de um trabalho. (GABARITO)

    Persevere.

  • existem três tipos de controle:

    Preventivo = antes

    simultâneo = durante

    feedback/retroação = depois

  • Lei das Eleições:

    Art. 13. É facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado.

    § 1 A escolha do substituto far-se-á na forma estabelecida no estatuto do partido a que pertencer o substituído, e o registro deverá ser requerido até 10 (dez) dias contados do fato ou da notificação do partido da decisão judicial que deu origem à substituição.   (Redação dada pela Lei nº 12.034, de 2009)

    § 2º Nas eleições majoritárias, se o candidato for de coligação, a substituição deverá fazer-se por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o partido ao qual pertencia o substituído renuncie ao direito de preferência.

    § 3  Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 (vinte) dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esse prazo.  (Redação dada pela Lei nº 12.891, de 2013)

  • Lei das Eleições:

    Art. 16. Até vinte dias antes da data das eleições, os Tribunais Regionais Eleitorais enviarão ao Tribunal Superior Eleitoral, para fins de centralização e divulgação de dados, a relação dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, da qual constará obrigatoriamente a referência ao sexo e ao cargo a que concorrem.

    § 1 Até a data prevista no caput, todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelas instâncias ordinárias, e publicadas as decisões a eles relativas. 

    § 2 Os processos de registro de candidaturas terão prioridade sobre quaisquer outros, devendo a Justiça Eleitoral adotar as providências necessárias para o cumprimento do prazo previsto no § 1, inclusive com a realização de sessões extraordinárias e a convocação dos juízes suplentes pelos Tribunais, sem prejuízo da eventual aplicação do disposto no art. 97 e de representação ao Conselho Nacional de Justiça. 

    Art. 16-A. O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior. 

    Parágrafo único. O cômputo, para o respectivo partido ou coligação, dos votos atribuídos ao candidato cujo registro esteja sub judice no dia da eleição fica condicionado ao deferimento do registro do candidato.    

    Art. 16-B. O disposto no art. 16-A quanto ao direito de participar da campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito, aplica-se igualmente ao candidato cujo pedido de registro tenha sido protocolado no prazo legal e ainda não tenha sido apreciado pela Justiça Eleitoral. 

  • O controle, que é a função administrativa que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado, pode ser executado em três diferentes momentos em relação à execução da ação, de acordo com MOREIRA (2019):

    1. Controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. são exemplos de controle prévio: plano de ação e descrição de cargos. são outras denominações para esse mesmo tipo de controle são: preliminar, a priori, proativo, pré-ação, feedforward ou preventivo.
    2. Controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo. são exemplos de controles em tempo real ou concomitante: as inspeções e as observações.
    3. Controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento. exemplos: avaliações e pesquisas.

    A questão quer saber qual o controle usado durante a execução de um trabalho.

    A- ERRADO. Controle de saída é controle posterior.

    B- ERRADO. Controle de entrada é o controle prévio (antes do evento)

    C- ERRADO. Controle preventivo é o mesmo do item "b".

    D- CERTO. Controle simultâneo é o controle sobre o processo/evento no momento de sua ocorrência.

    E- ERRADO. Controle de feedback é o controle posterior.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019

    GABARITO: LETRA D