-
GABARITO D
PROBLEMAS OU BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO
1. FILTRAGEM Manipulação por parte de quem envia.
2. PERCEPÇÃO SELETIVA Interpretação de acordo com a conveniência
3. EXCESSO DE INFORMAÇÃO Temos processamento com capacidade finita
4. EMOÇÕESPode causar influência positiva ou negativa.
5. LINGUAGEMJargões, termos técnicos, gírias.
6. APREENSÃO.Ansiedade, nervosismo, timidez.
_____________________________________
Instagram de concurso: @sheyla.r2
Resumos: https://goo.gl/92FN88
Segue resuminho de comunicação FREE:
https://drive.google.com/open?id=1XUX2FnVDaOezfewK3he8s-lAzr7_er0U
-
▪ Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.
▪ Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
▪ Barreiras semânticas= São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
▪ Barreiras psicológicas= São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
▪ Barreiras pessoais= As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
▪ Barreiras administrativas/burocráticas= Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
▪ Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
▪ Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.
▪ Sobrecarga. Ocorre quando os canais de comunicação conduzem um volume de informações maior do que a sua capacidade de processá-las.
▪ Omissão. Significa a supressão de aspectos das mensagens, mantendo o sentido da mensagem íntegro e inalterado, mas sem ser efetivamente transmitido ao destinatário.
▪ Distorção. Significa uma alteração no sentido da mensagem em suas passagens pelos diversos agentes do sistema.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03 – 2018
-
A dúvida mais provável seria entre Filtragem e Percepção Seletiva.
Porém, a filtragem é feita por quem envia a mensagem, por isso podemos descartá-la.
Emoções: "as emoções influenciam o modo como ela interpretará a mensagem." Também não é o caso!
-
Me perdi...
-
GABARITO LETRA D.
Percepção seletiva.
-
Para não confundir Filtragem com Percepção Seletiva.
Filtragem, lembra o Filtro do Instagram, ou seja quem posta uma foto é quem utiliza. No caso, a barreira filtragem, tem a ver com quem envia a mensagem (Emissor).
-
LETRA D
-
PERCEPÇÃO SELETIVA (RECEPTOR VÊ E ESCUTA SELETIVAMENTE,TENDO RELAÇÃO COM CRENÇAS, VALORES ETC.)
FILTRAGEM (MANIPULAÇÃO PELO EMISSOR PARA QUE O RECEPTOR A VEJA FAVORAVELMENTE):
18. (FGV/DPE-RO/Analista - Administrativo/2015) Um gerente recebeu uma avaliação negativa do desempenho da sua equipe. Surpreso com os resultados, ele convocou a equipe, apresentou os resultados e perguntou como aquilo podia ter acontecido, se todos os relatórios e informações que recebia dos subordinados apontavam que as atividades estavam sendo desempenhadas sem problemas e os resultados estavam sendo atingidos. Os subordinados reconheceram que muitas vezes amenizaram as más notícias, para evitar “problemas com o chefe”. Essa atitude dos subordinados indica que ocorreu a seguinte barreira à comunicação:
a) sobrecarga de informações;
b) canal inadequado;
c) feedback inadequado;
d) percepção seletiva;
e) filtragem.
Comentário: A questão trata do caso de funcionários que, ao longo do tempo, avaliam positivamente o desempenho do seu chefe, mas que, pouco tempo depois, apresentam avaliações negativas e dizem que não apresentaram antes para não ter problemas. Esse é um excelente exemplo da filtragem que ocorre no emissor da mensagem, que não passa o conteúdo correto para evitar problemas e tensões. GABARITO: E.
27. (FCC/SEAD-AP/Analista/2018) Um servidor pergunta ao seu supervisor acerca de um rumor que ouvira, entre os demais servidores, a respeito de o departamento ser transferido de um prédio no centro para uma instalação terceirizada no subúrbio da cidade, a mais de 10 quilômetros de distância da localização atual. O supervisor sabe que o rumor é verdadeiro, mas prefere não confirmar essa informação com receio que isso pudesse interferir no clima do departamento. Ele apenas comentou que desconhecia tal situação. Desse modo, o supervisor empregou uma barreira à comunicação denominada
A sobrecarga de informações.
B percepção seletiva.
C filtragem.
D emoções.
E linguagem intricada.
Comentário: Trata-se, claramente, da filtragem: barreira na qual a pessoa escolhe não comunicar algo por completo para evitar problemas. GABARITO: C.
-
Gab. D
PERCEPÇÃO SELETIVA - é a tendência de interpretar, analisar, compreender as informações de acordo com as suas experiências, vivência, complexos, interesses e conhecimento.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as barreiras ao processo de comunicação. Neste caso, marquemos a alternativa que contém a barreira descrita no enunciado.
Nem sempre o processo de comunicação funciona corretamente. Nem sempre a mensagem decodificada pelo destinatário é idêntica à que o emissor queria transmitir. O professor Chiavenato (2021) é muito claro ao dizer que: em todo processo de comunicação, existem barreiras que servem como obstáculos ou resistências à comunicação entre as pessoas. São variáveis indesejadas que intervêm no processo e que o afetam negativamente, fazendo com que a mensagem tal como é enviada se torne diferente da mensagem como é recebida".
As principais barreiras à comunicação são:
- Filtragem
- Percepção seletiva
- Sobrecarga de informações
- Distorção
- Omissão
- Linguagem
- Emoções
- Medo da comunicação
Sendo que a percepção seletiva, de acordo com Robbins (2005), o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Os receptores também projetam seus interesses e expectativas quando decodificam as mensagens.
Concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.