SóProvas


ID
2832445
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A síndrome metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina. Uma das complicações associadas à SM é a ocorrência de lesão renal, sobretudo em pacientes com pressão arterial de difícil controle. A classe de anti-hipertensivo de primeira escolha para o controle pressórico em pacientes com comprometimento renal são os

Alternativas
Comentários
  • Sempre lembrar: hipertensos que simultaneamente são diabéticos, para estes, as melhores opções de anti-hipertensivos são os IECA (ex. captopril) ou  bloqueadores dos receptores AT1 da angiotensina II (ex. losartana).

  • São efeitos da angiotensina II:

    Aumento da resistência periférica

    Aumento da reabsorção de sódio renal (síntese de aldosterona)

    Hipertrofia e remodelamento cardiovascular

    Efeitos do IECA na diabetes e SM:

    Reduzem a pressão do capilar glomerular e dilata as arteríolas reduzindo a chance de lesão glomerular. Além disso, melhoram sensibilidade à insulina e reduzem níveis de colesterol e lipoproteínas.

  • GABARITO LETRA C

    inibidores da enzima conversora de angiotensina.

  • KATZUNG - Cap.: 11 / Pag.: 184

    Os inibidores da ECA desempenham uma função particularmente útil no tratamento de pacientes com doença renal crônica, visto que diminuem a proteinúria e estabilizam a função renal (mesmo na ausência de redução da pressão arterial). Esse efeito é bastante valioso no caso de portadores de diabetes e, hoje, os fármacos são recomendados a esses pacientes, mesmo na ausência de hipertensão. Os benefícios provavelmente resultam da melhora da hemodinâmica intrarrenal, com diminuição da resistência das arteríolas eferentes glomerulares e consequente redução da pressão capilar intraglomerular.