SóProvas


ID
2832451
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os antipsicóticos podem ser classificados quanto a sua afinidade farmacodinâmica em típicos (atuam preferencialmente via bloqueio dopaminérgico) e atípicos (atuam em vários receptores como dopaminérgicos, serotoninérgicos, muscarínicos e histamínicos). Podem ser considerados como antipsicóticos típicos:

Alternativas
Comentários
  • São exemplos de antipsicóticos atípicos: risperidona, ziprasidona, olanzapina, quetiapina, clozapina, aripiprazol.

    São exemplos de antipsicóticos típicos: Haloperidol (Haldol®), Clorpromazina (Amplictil®).

  • Detalhe: na prática clínica levomepromazina e clorpromazina não são empregados como antipsicóticos e sim como sedativos. Tais medicamentos promovem sedação com doses de 25 mg a 100 mg (em pacientes mais resistentes), sendo que a dose para se promover o antagonismo dos receptores dopaminérgicos fica acima de 700 mg - 800 mg. Ou seja, o paciente ficará dopado, sem nenhuma qualidade de vida.

  • Os primeiros antipsicóticos, chamados então de primeira geração, hoje conhecidos como "convencionais" ou típicos: A clorpromazina (Amplictil®) e o haloperidol (Haldol®).

    Antipsicóticos Atípicos são definidos como uma nova classe desses medicamentos que causam menos efeitos colaterais extra-piramidais, ao menos em doses terapêuticas. Eles são os seguintes:

    AMISULPRIDA -Socian

    CLOZAPINA - Leponex

    OLANZAPINA - Zyprexa

    QUETIAPINA - Seroquel

    RISPERIDONA - Risperdal Zargus

    ZUCLOPENTIXOL - Clopixol

    ZIPRASIDONA - Geodon

    Essa superioridade terapêutica não se vê apenas nas melhoras clinicas dos pacientes crônicos, ou na escassez de efeitos colaterais, mas também na prevenção das tão temidas recaídas. Pelas diferenças em perfil clínico-terapêutico podemos classificar estes antipsicóticos de 2a geração, por ordem decrescente de atipicidade. Esta atipicidade é definida como: eficácia sobre sintomas negativos esquizofrênicos, baixo risco de sintomas extrapiramidais e ausência de elevação duradoura da prolactina. São classificados em pelo menos três níveis:

    nível I - clozapina;

    nível II - olanzapina, quetiapina, ziprasidona e;

    nível III - risperidona, amissulprida.

  • Mnemônico para lembrar dos antipsicóticos atípicos:

    OLÁ ARI ZÍPer, QUEro CLOro e RISos

    *OLAnzapina

    *ARIpiprazol

    *ZIPrasidona

    *QUEtiapina

    *CLOzapina

    *RISperidona