GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
O índice de Lerner serve para mensurar o poder do monopolista, e é facilmente calculado: basta dividirmos a diferença entre o preço e o custo marginal pelo preço:
Ele sempre assumirá valores entre 0 e 1. Quando o preço for igual ao custo marginal – como acontece no mercado competitivo – o numerador será igual a zero e o índice também, indicando ausência de poder de monopólio.
Quanto maior for o preço, mais próximos serão o numerador e o denominador, levando o índice a um valor próximo a 1, e indicando grande poder de monopólio.
Com isso, podemos concluir que quanto maior a diferença entre preço e custo marginal, maior será o índice (ainda que nunca supere o valor 1), e maior será o poder de monopólio, tornando a alternativa “a” nosso gabarito, ao mesmo tempo em que contraria as alternativas “d” e “e”.
O índice será nulo quando preço e custo marginal forem iguais, e isso só nos leva à conclusão de que não há poder de monopólio, por isso a alternativa “b” está errada.
O índice nunca será superior à unidade. É uma impossibilidade matemática, ao usarmos “p” no numerador e no denominador, ao mesmo tempo em que subtraímos um valor positivo (o custo marginal) do numerador. Por isso, a alternativa “c” também está errada.