SóProvas


ID
2833852
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as afirmações sobre Finanças Corporativas a seguir:


I. O objetivo da administração financeira é maximizar o valor unitário das ações correntes.

II. Acionistas de uma empresa são proprietários residuais.

III. Em 2002 o Congresso dos Estados Unidos promulgou a lei Sarbanes-Oxley com o objetivo de proteger os investidores norteamericanos dos abusos corporativos.

IV. No Brasil os custos de agência são derivados principalmente da possível convergência entre acionistas controladores e acionistas não controladores.

V. Entre as regras do Novo Mercado da BM&FBovespa (atual B3) relacionadas à estrutura de governança e aos direitos dos acionistas estão o tag along de 100%, free float mínimo de 25% e a emissão exclusiva de ações preferenciais com direito a voto.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Nossa nunca chutei e acertei kkkkkkk

    Gollll

  • somos duas kkkkkkk Dayane

  • O que isso tem a ver com Teoria Clássica da Administração?

  • Nossa que sorte a minha. Acertei no chute

  • Isso está representado no livro Fundamentos de Administração Financeira - 9ed, Por Stephen A. Ross, Randolph W. Westerfield, Bradford D. Jordan, Roberto Lamb

  • b

  • I. O objetivo da administração financeira é maximizar o valor unitário das ações correntes. CORRETO.

     

    ·                Segundo os autores Ross, Westerfield, Jaff e Lamb, o administrador toma decisões para os acionistas da empresa. O objetivo da administração financeira é maximizar o valor unitário corrente das ações existentes.

     

     

    II. Acionistas de uma empresa são proprietários residuais. CORRETO.

     

    ·               Os verdadeiros proprietários de uma empresa são os acionistas comuns, ou seja, aqueles que investem seu dinheiro na expectativa de retornos futuros. Um acionista comum é, às vezes, conhecido como proprietário residual, pois, em essência, recebe o que restar após terem sido satisfeitas todas as outras reivindicações sobre o lucro e ativos da empresa. Como resultado dessa posição geralmente incerta, ele espera ser compensado por dividendos e ganhos de capital adequados

     

    III. Em 2002 o Congresso dos Estados Unidos promulgou a lei Sarbanes-Oxley com o objetivo de proteger os investidores norteamericanos dos abusos corporativos. CORRETO.

     

    ·                Em resposta aos escândalos corporativos em companhias como a Enron, WorldCom, Tyco e Adelphia, em 2002, o Congresso dos Estados Unidos promulgou a Lei Sarbanes-Oxley. A lei, mais conhecida como “Sarbox” (no Brasil, como SOX), destina-se a proteger os investidores norte-americanos dos abusos corporativos. (Administração Financeira, 10th ed, pg. 18).

     

    IV. No Brasil os custos de agência são derivados principalmente da possível convergência entre acionistas controladores e acionistas não controladores. ERRADO.

     

    ·                Os custos de agência são derivados da possível DIVERGÊNCIA entre acionistas e administradores e entre acionistas controladores e não controladores. Nesses relacionamentos, existe a possibilidade de conflitos de interesses entre principal e agente.

     

    V. Entre as regras do Novo Mercado da BM&FBovespa (atual B3) relacionadas à estrutura de governança e aos direitos dos acionistas estão o tag along de 100%, free float mínimo de 25% e a emissão exclusiva de ações preferenciais com direito a voto. ERRADO.

     

    Regras do Novo Mercado relacionadas à estrutura de governança e direitos dos acionistas:

    ·      O capital deve ser composto exclusivamente por ações ordinárias com direito a voto;