-
GABARITO C
☻ NÍVEL ESTRATÉGICO (GLOBAL): CÚPULA ADMINISTRATIVA, DIRETORES, PRESIDENTES
☻ NÍVEL TÁTICO (DEPARTAMENTAL/FUNCIONAL/ INTERMEDIÁRIO): GERENTES
☻ NÍVEL OPERACIONAL: GERENTES DE PRIMEIRA LINHA, SUPERVISORES.
https://drive.google.com/open?id=1YCbH939SGVgzR4auvb7szR8oGZDlSpyN
(F) Gerentes de primeira linha são os responsáveis pela administração global da organização. (PELO NÍVEL OPERACIONAL)
(V ) Gerente funcional é responsável por apenas uma atividade da organização, como finanças ou recursos humanos.
(V ) Gerente-geral é responsável por todas as atividades, como produção, vendas, marketing e finanças de uma organização.
(F ) Gerentes médios são responsáveis apenas pelo trabalho de empregados operacionais, mas não supervisionam outros administradores. (DE 1ª LINHA)
_____________________________________
Instagram de concurso: @sheyla.r2
Resumos: https://goo.gl/92FN88
-
OS ADMINISTRADORES PODEM SER CLASSIFICADOS DE ACORDO COM:
--> O NÍVEL QUE OCUPAM NA ORGANIZAÇÃO:
* GERENTES DE PRIMEIRA LINHA - Nível operacional. São os supervisores.
* GERENTES MÉDIOS - Nível tático. São os vulgos gerentes, responsáveis pelos supervisores.
* ADMINISTRADORES DE TOPO - Nível estratégico. Vulgos CEOs.
--> O ÂMBITO DAS ATIVIDADES:
* ADMINISTRADORES FUNCIONAIS - Responsáveis por determinada área funcional.
* ADMINISTRADORES GERAIS - Responsáveis por diversas áreas funcionais. Comum em pequenas empresas.
Lembrando que:
Habilidades Técnicas - ligadas ao planejamento operacional.
Habilidades Humanas - ligadas ao planejamento tático.
Habilidades Conceituais - ligada ao planejamento estratégico. Imprescindíveis aos CEOs. Segundo Chiavenato, consiste na "capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."
FONTE: STONER (1999) E CHIAVENATO
serei um orgulho para minha avó!
-
Níveis Hierárquicos
Stoner (1999) classifica o Administrador pelo nível que ocupa na organização (de primeira linha, intermediários e altos administradores) e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis (os chamados administradores funcionais e gerais).
▪ Gerentes ou Supervisores de Primeira Linha: Estão localizados no nível mais baixo de gerência, costumam ser chamados de supervisores, não são responsáveis por outros supervisores e gerenciam apenas trabalhadores operacionais.
▪ Gerentes Médios ou Intermediários: Estão localizados no nível intermediário, são responsáveis por Gerentes de Primeira Linha e podem também gerenciar trabalhadores operacionais.
▪ Administradores ou Gerente de Topo: São comumente chamados de CEO (Chief Executive Officer), Presidente, Vice-Presidente, ocupam o cargo máximo nas organizações, são responsáveis por seu direcionamento e seus recursos.
Alta Administração: Encontra-se no topo da pirâmide e é representada pela alta direção ou diretoria (presidente e diretorias) responsável por direcionar, desenvolver políticas, estratégias e estabelecimento de metas que são repassadas aos níveis hierárquicos. Representa a organização perante a comunidade, o governo e outras organizações.
Média Administração: está no nível médio da pirâmide organizacional, é conhecida como gerência de departamento ou gerência de setor. Estes planejam, organizam, dirigem e controlam outras atividades de uma unidade ou subunidade coordenando as atividades de outros gerentes, de primeiro nível, e outras pessoas não gerentes, como por exemplo recepcionistas e assistentes administrativos.
Administração Operacional: compreende o primeiro nível e é diretamente responsável pela produção de bens e serviços. Constituída por gerentes de venda e chefes de seção, este nível representa a ligação entre produção ou operações de cada departamento e a maior parte do tempo gasto pela administração operacional é com a supervisão de pessoas na execução das tarefas.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03 – Prof. Heron Lemos
-
Gerentes de primeira linha (nível operacional): são geralmente chamados de supervisores ou líderes de equipes. São responsáveis pela produção dos bens ou serviços. É formada pelos gerentes de vendas, chefes de seção, ou supervisores de produção.
Gerentes de nível médio (nível intermediário): representam os níveis de administração entre o gerente de primeira linha (supervisor) e a gerencia de alto nível. Conhecida também como gerência de departamento ou gerência de setor. Ao contrário dos gerentes de nível operacional, os gerentes de nível intermediário planejam, organizam, dirigem e controlam outras atividades gerenciais. Exemplo: os gerentes médios de finanças coordenam as atividades de uma unidade, ou seja, coordenam as atividades de outros gerentes.
Gerentes de alto nível (nível institucional): são responsáveis pela tomada de decisões sobre a direção da organização e estabelecimento de políticas que afetam todos os membros da organização. Normalmente possuem o título de presidente, vice-presidente, chanceler, diretor administrativo, diretor operacional, diretor executivo ou diretor de comitê.