SóProvas


ID
2834752
Banca
UFPR
Órgão
COREN-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das facetas de uma organização burocrática é considerar o poder empregado pelos superiores para controlar os subordinados e a orientação dos subordinados com relação a esse poder. Com relação aos tipos de organizações burocráticas e aos mecanismos de controle, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Uma organização burocrática coercitiva usa o poder das regras como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.

( ) Uma organização burocrática utilitária adota a remuneração como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.

( ) Uma organização burocrática normativa permite que o gerente escolha o principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.

( ) Uma organização burocrática híbrida adota mais de um meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Uma organização burocrática coercitiva usa o poder das regras como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. FALSA.

    Segundo Etzioni, uma organização burocrática coercitiva era uma organização onde o poder era exercido por meio da força física e coerção, para os níveis mais baixos.

     onde seus membros estavam impedidos de sair livremente. um exemplo deste tipo eram prisões.


    Uma organização burocrática utilitária adota a remuneração como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. VERDADEIRA

    Para o mesmo autor, uma organização burocrática utilitária controlava seus participantes por meio de, principalmente remuneração recompensa e benefício.

    consideravam-se utilitárias as empresas de negócio, que possibilitavam a satisfação intrínseca do cargo além pre prestígio e da estima aos participantes.


    Uma organização burocrática normativa permite que o gerente escolha o principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.FALSA.

    Essas são principalmente organizações religiosas, políticas ou de cunho ideológico (alto envolvimento moral e emocional). 

    Ao cortrário das mencionadas anteriormente, as do tipo normativo dependem do comprometimento dos seus participantes, não havendo a necessidade de coerção ou remuneração.

    Para eles, o poder se baseia no consenso sobre os objetivos e métodos que praticam.


    Uma organização burocrática híbrida adota mais de um meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. VERDADEIRA.

    Além das três mencionadas anteriormente (Coercitiva, Utilitária e Normativa) Etzioni considerava uma quarta, com dupla estrutura de obediência (organização híbrida), ou dual compliance.


    fonte:http://www.portal-administracao.com/2014/01/max-weber-e-teoria-das-organizacoes.html

  • (F) Uma organização burocrática coercitiva usa o poder das regras como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. Poder Normativo.


    (V) Uma organização burocrática utilitária adota a remuneração como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.


    (F) Uma organização burocrática normativa permite que o gerente escolha o principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. Poder Coercitivo.


    (V) Uma organização burocrática híbrida adota mais de um meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.


  • Coercitiva: uso de coerção, claro.

    Utilitária: remuneração, recompensas, barganhas.

    Normativa: comprometimento.

    Híbrida: dupla obediência.

  • Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força – latente ou manifesta – como o principal controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser “alienativo” em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como campos de concentração, prisões, instituições penais, etc;

    b. Organizações utilitárias: o poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento “calculativo”, baseado nos benefícios que esperam obter. As empresas e o comércio estão incluídos nesta classificação. 

    c. Organizações normativas: o poder baseia-se no consenso sobre objetivos e métodos da organização. Utilizam o controle moral como a principal influência sobre os participantes, porque estes têm elevado envolvimento “moral” e motivacional. As organizações normativas são chamadas “voluntárias” e incluem igrejas, universidades, hospitais e organizações políticas e sociais.

    Chiavenato.