Uma organização burocrática coercitiva usa o poder das regras como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. FALSA.
Segundo Etzioni, uma organização burocrática coercitiva era uma organização onde o poder era exercido por meio da força física e coerção, para os níveis mais baixos.
onde seus membros estavam impedidos de sair livremente. um exemplo deste tipo eram prisões.
Uma organização burocrática utilitária adota a remuneração como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. VERDADEIRA
Para o mesmo autor, uma organização burocrática utilitária controlava seus participantes por meio de, principalmente remuneração recompensa e benefício.
consideravam-se utilitárias as empresas de negócio, que possibilitavam a satisfação intrínseca do cargo além pre prestígio e da estima aos participantes.
Uma organização burocrática normativa permite que o gerente escolha o principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.FALSA.
Essas são principalmente organizações religiosas, políticas ou de cunho ideológico (alto envolvimento moral e emocional).
Ao cortrário das mencionadas anteriormente, as do tipo normativo dependem do comprometimento dos seus participantes, não havendo a necessidade de coerção ou remuneração.
Para eles, o poder se baseia no consenso sobre os objetivos e métodos que praticam.
Uma organização burocrática híbrida adota mais de um meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. VERDADEIRA.
Além das três mencionadas anteriormente (Coercitiva, Utilitária e Normativa) Etzioni considerava uma quarta, com dupla estrutura de obediência (organização híbrida), ou dual compliance.
fonte:http://www.portal-administracao.com/2014/01/max-weber-e-teoria-das-organizacoes.html
(F) Uma organização burocrática coercitiva usa o poder das regras como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. Poder Normativo.
(V) Uma organização burocrática utilitária adota a remuneração como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.
(F) Uma organização burocrática normativa permite que o gerente escolha o principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos. Poder Coercitivo.
(V) Uma organização burocrática híbrida adota mais de um meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.
Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força – latente ou manifesta – como o principal controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser “alienativo” em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como campos de concentração, prisões, instituições penais, etc;
b. Organizações utilitárias: o poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento “calculativo”, baseado nos benefícios que esperam obter. As empresas e o comércio estão incluídos nesta classificação.
c. Organizações normativas: o poder baseia-se no consenso sobre objetivos e métodos da organização. Utilizam o controle moral como a principal influência sobre os participantes, porque estes têm elevado envolvimento “moral” e motivacional. As organizações normativas são chamadas “voluntárias” e incluem igrejas, universidades, hospitais e organizações políticas e sociais.
Chiavenato.