SóProvas


ID
2834827
Banca
UFPR
Órgão
COREN-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O orçamento constitui um documento formal que mensura os planos de curto prazo, normalmente um ano, de uma empresa para que ela possa alcançar seus objetivos, baseado nas estruturas empresariais já existentes ou em programação, decorrendo dos planos operacionais estipulados para cada uma dessas estruturas. Com base nos conceitos e tipos de orçamento, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O orçamento base zero é elaborado periodicamente a partir da rediscussão em cada período da necessidade ou não de cada gasto associado às atividades desempenhadas pela entidade.

( ) O orçamento de tendências é elaborado a partir da observação de dados e desempenhos passados.

( ) Dependendo de como a empresa avalia seu desempenho a partir dos orçamentos, estes podem ser estáticos ou flexíveis.

( ) Orçamentos estáticos são ajustados periodicamente ao longo do período orçamentário para refletir modificações nos níveis de atividade da empresa.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A - V – V – V – F. 

    (V) O orçamento base zero é elaborado periodicamente a partir da rediscussão em cada período da necessidade ou não de cada gasto associado às atividades desempenhadas pela entidade.

    (V) O orçamento de tendências é elaborado a partir da observação de dados e desempenhos passados.

    (V) Dependendo de como a empresa avalia seu desempenho a partir dos orçamentos, estes podem ser estáticos ou flexíveis.

    (F) Orçamentos estáticos são ajustados periodicamente ao longo do período orçamentário para refletir modificações nos níveis de atividade da empresa.


    CONCEITOS DE ORÇAMENTO

    Apresentaremos a seguir os principais conceitos existentes:

    Orçamento de Tendência: utiliza dados passados para projeções de situações futuras. Na execução de orçamento de tendências sempre existirão eventos passados de conhecimento da empresa que não se repetirão e que, portanto, não serão reproduzidos no orçamento.

    Orçamento Base Zero: Rediscute toda a empresa sempre que se elabora o orçamento, e em questionar cada gasto, cada estrutura, buscando verificar a real necessidade dele.

     

    TIPOS DE ORÇAMENTO

    Há, basicamente, dois tipos clássicos de orçamento:

    Orçamento Estático: É o mais comum, pois há grande necessidade de consolidação dos orçamentos de todas as suas unidades dispersas geograficamente em um orçamento mestre e único da organização. Ele é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nas peças orçamentárias.

    Orçamento Flexível: é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados em qualquer nível de atividades. A base é a perfeita distinção entre custos fixos e variáveis.


    Fonte: https://planejamentocontabil.wordpress.com/2015/08/13/plano-orcamentario/

  • Não conhecia esse Orçamento De Tendências, apenas os;

     

    Orçamento Tradicional ou Classico; é uma peça meramente contábil - financeira -, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo, baseando-se no orçamento anterior. Portanto, somente um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.

     

    Orçamento de Base Zero; determina o detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, como se cada item da despesa fosse uma nova iniciativa do governo.

     

    Orçamento de Desempenho ou por realizações; a ênfase reside no desempenho organizacional, porém há desvinculação entre planejamento e orçamento.

     

    Orçamento-Programa; instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados. Privilegia aspectos gerenciais e o alcance de resultados.

     

    Orçamento Participativo; objetiva a participação real da população e a alocação dos recursos públicos de forma eficiente e eficaz segundo as demandas sociais. Não se opõe ao orçamento-programa e não possui uma metodologia única. No entando, há perda da flexibilidade e maior rigidez na programação dos investimentos. Expericência brasileira ocorreu principalmente nos municípios.

  • Vivendo e aprendendo de verdade.