SóProvas


ID
283486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito dos orçamentos, julgue os itens seguintes.

Orçamento de caixa é a programação de entradas e saídas de caixa esperadas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei 4320/64:

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

            I - as receitas nêle arrecadadas;

    O orçamento público é caixa para as RECEITAS PÚBLICAS.

    Já para a contabilidade privada, no regime de caixa
    os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente  quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

    fonte: deusvaldo carvalho e contabiu

    Bons estudos!

  • Certo

    Em poucas palavras, o orçamento de caixa (originalmente criado no âmbito privado, ou seja, das empresas) é o instrumento básico para execução do planejamento e do controle financeiros a custo e a médio prazo da empresa. O orçamento de caixa não indicará apenas o total dos empréstimos necessários à manutenções das operações, como também o período em que deverão ser obtidos. Além disso, o orçamento de caixa serve como um ponto de referência em relação ao qual os valores realizados podem ser comparados, sendo que vários de seus parâmetros podem ser adaptados ao regime público.
  • Questão certa.

    Podemos utilizar conceitos da Contabilidade e Direito Financeiro, para resolver alguns assuntos relaconados a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária.

    Orçamento de caixa (Projeção de fluxo de caixa) de  é a programação de entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) de caixa esperadas.

    De acordo com a Wikipédia:
    "Na Contabilidade, uma projeção de fluxo de caixa demonstra todos os pagamentos e recebimentos esperados em um determinado período de tempo. O controlador de fluxo de caixa necessita de uma visão geral sobre todas as funções da empresa, como: pagamentos, recebimentos, compras de matéria-prima, compras de materiais secundários, salários e outros, por que é necessário prever o que se poderá gastar no futuro dependendo do que se consome hoje."