SóProvas


ID
2834983
Banca
UFPR
Órgão
COREN-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética:


O Congresso Nacional, por iniciativa de parlamentar, aprovou Projeto de Lei Ordinária que extingue cargos públicos dos Conselhos Regionais de Enfermagem, majora a remuneração do seu quadro de servidores, altera o plano de carreira para a progressão e promoção dos servidores públicos dos Conselhos Regionais de Enfermagem e suspende a realização de concursos públicos para os Conselhos Regionais de Enfermagem em todo o país. Submetida à análise do Presidente da República, este veta totalmente o Projeto, por considerá-lo inconstitucional, encaminhando-o novamente ao Poder Legislativo.


Quanto ao projeto proposto e sua tramitação legislativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi anulada pela banca uma vez que a "a questão não deixa clara que são apenas os legitimados que demonstrarem pertinência temática".

    De fato, a letra E ao indicar que qualquer parte legitimada poderá questionar em sede de ADIN ignora que há de perquirir também a existência de pertinência temática do legitimado.

    Assim, em virtude de inexistir resposta correta, foi anulada.

  • A) Não é estadual, e sim federal.


    B) A rejeição ao veto presidencial depende do voto da maioria absoluta (em sessão conjunta da Câmara dos Deputados + Senado Federal), cf. art. 66 da CF


    C) Havendo rejeição ao veto presidencial, o projeto é enviado de volta para o próprio Presidente da República promulgar. Só se passar 48hrs sem promulgação é que vai caber ao Presidente do Senado.

  • Questão deveria ser anulada mesmo, não consigo considerar a questão E correta, porquanto ação direta de inconstitucionalidade só cabe em lei em tese e não em projeto de lei. O que caberia seria mandado de segurança, por ser projeto de lei, e ter desrespeitado o processo legislativo.

  • Questão deveria ser anulada mesmo, não consigo considerar a questão E correta, porquanto ação direta de inconstitucionalidade só cabe em lei em tese e não em projeto de lei. O que caberia seria mandado de segurança, por ser projeto de lei, e ter desrespeitado o processo legislativo. Mas o motivo da anulação foi outro, conforme diz nosso colega EmmanuelC: "Essa questão foi anulada pela banca uma vez que a "a questão não deixa clara que são apenas os legitimados que demonstrarem pertinência temática". De fato, a letra E ao indicar que qualquer parte legitimada poderá questionar em sede de ADIN ignora que há de perquirir também a existência de pertinência temática do legitimado.Assim, em virtude de inexistir resposta correta, foi anulada." Ou seja, há dois erros na questão.

  • Alguém ajuuudaa!!

    Qual o erro da D?

     

    Se possível, avisar inbox

    Obrigada!