-
Essa questão foi anulada pela banca uma vez que a "a questão não deixa clara que são apenas os legitimados que demonstrarem pertinência temática".
De fato, a letra E ao indicar que qualquer parte legitimada poderá questionar em sede de ADIN ignora que há de perquirir também a existência de pertinência temática do legitimado.
Assim, em virtude de inexistir resposta correta, foi anulada.
-
A) Não é estadual, e sim federal.
B) A rejeição ao veto presidencial depende do voto da maioria absoluta (em sessão conjunta da Câmara dos Deputados + Senado Federal), cf. art. 66 da CF
C) Havendo rejeição ao veto presidencial, o projeto é enviado de volta para o próprio Presidente da República promulgar. Só se passar 48hrs sem promulgação é que vai caber ao Presidente do Senado.
-
Questão deveria ser anulada mesmo, não consigo considerar a questão E correta, porquanto ação direta de inconstitucionalidade só cabe em lei em tese e não em projeto de lei. O que caberia seria mandado de segurança, por ser projeto de lei, e ter desrespeitado o processo legislativo.
-
Questão deveria ser anulada mesmo, não consigo considerar a questão E correta, porquanto ação direta de inconstitucionalidade só cabe em lei em tese e não em projeto de lei. O que caberia seria mandado de segurança, por ser projeto de lei, e ter desrespeitado o processo legislativo. Mas o motivo da anulação foi outro, conforme diz nosso colega EmmanuelC: "Essa questão foi anulada pela banca uma vez que a "a questão não deixa clara que são apenas os legitimados que demonstrarem pertinência temática". De fato, a letra E ao indicar que qualquer parte legitimada poderá questionar em sede de ADIN ignora que há de perquirir também a existência de pertinência temática do legitimado.Assim, em virtude de inexistir resposta correta, foi anulada." Ou seja, há dois erros na questão.
-
Alguém ajuuudaa!!
Qual o erro da D?
Se possível, avisar inbox
Obrigada!