SóProvas


ID
2835244
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 9077/93 - Saídas de Emergências em Edifícios é um instrumento que define os parâmetros de acesso às saídas de emergência e determina a quantidade e os tipos de escadas, além das dimensões mínimas de vãos e raios de aberturas de portas, dentre outras coisas.


Considerando essa norma como referência, identifique entre as imagens apresentadas qual delas representa corretamente uma escada de saída de emergência.

Alternativas
Comentários
  • A imagem da alternativa D está errada pelo detalhe da direção de abertura da porta, a qual não está em conformidade com a norma que determina a abertura no sentido da rota de saída

  • A

  • a.  Escada não enclausurada. Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de saída, se comunica diretamente com os demais ambiente, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, não possuindo portas corta-fogo.

    Pavimento tipo de acesso aos apartamentos.

    b.  Escada enclausurada protegida. Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.

    Pavimento tipo de acesso aos apartamentos.

    c.  Escada não enclausurada.

    Pavimento de saída do edifício. Não é possível afirmar que esse é o pavimento de saída, apenas que se comunica diretamente com uma área comum.

    e.  Escada enclausurada à prova de fumaça. Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.

    Pavimento tipo de acesso aos apartamentos. Não é possível afirmar que esse é um pavimento de acesso aos pavimentos. A única informação que possui é que dá acesso a uma área comum. Além disso, as portas das rotas de saída devem abrir no sentido do trânsito de saída.

  • 3.22 Escada de emergência Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.

    b) escada enclausurada protegida precisa ter ventilação. 4.7.10.3 Na impossibilidade de colocação de janela na caixa da escada enclausurada protegida, conforme alínea c de 4.7.10.1, os corredores de acesso devem: a) ser ventilados por janelas abrindo para o espaço livre exterior, com área mínima de 0,80 m2 , situadas junto ao forro; ou b) ter sua ligação com a caixa da escada por meio de antecâmaras ventiladas, executadas nos moldes do especificado em 4.7.12 e 4.7.14.

    d) 4.7.11.1 As escadas enclausuradas à prova de fumaça (ver Figuras 12, 13 e 14) devem atender ao estabelecido em 4.7.1 a 4.7.4, e ao seguinte: a) ter suas caixas enclausuradas por paredes resistentes a 4 h de fogo; b) ter ingresso por antecâmaras ventiladas, terraços ou balcões, atendendo as primeiras ao prescrito em 4.7.12 e os últimos em 4.7.14;

  • Só para complementar, o erro da leta "D" é porque a porta de acesso à antecâmara está abrindo para fora, e o correto é para dentro.

  • O termo pavimento tipo dar a entender que são os pavimentos acima do térreo, sendo assim, as portas abrem no sentido da rota de fuga - nesse caso, abre para dentro da escada, pois o sentido é 'sair do pavimento tipo, acessar a escada e sair no pavimento térreo, onde aí sim teria a porta de saída para fora.

    levando isso em consideração, não entendi porque a letra A seria a correta e a letra D errada.

  • Acrescentando: na letra D, além de mostrar o sentido errado de abertura da porta da antecâmara, também inverteu a posição dos dutos de entrada e saída de ar.

    A saída é próxima à porta de entrada da antecâmara, e a entrada é próxima à porta de entrada da escada.

    Instagram @dicasdearq

  • não entendi