SóProvas


ID
2835289
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A frase “Detesto a fórmula, adoro princípios”, do paisagista Roberto Burle-Marx (1909-1994), resume sua obra, seu estilo e o momento histórico-cultural em que desenvolveu seus projetos


Avalie o que se afirma sobre o estilo paisagístico de Roberto Burle-Marx.


I. O uso de volumes justapostos caracterizava, nas suas obras, a transição entre a arquitetura e a paisagem natural sem, no entanto, haver limitações físicas visíveis.

II. Havia um compromisso com regras pré-estabelecidas. Preocupava-se em manter uma associação entre as peças de suas composições, sempre com uma rígida visão do espaço local.

III. Inspirava-se nas curvas amplas, nos traçados sinuosos, com a proporção relacionada com a paisagem do entorno, sem perder a sua relação com a arquitetura na qual o jardim estava inserido.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • C

  • I. Correta. Não existe uma transição entre paisagem natural e arquitetura com limitações físicas bem definidas. Lembrar sempre do projeto da Casa de Canoas do Oscar Niemeyer com o projeto paisagístico de Burle Marx. A grande rocha integra-se com a casa e com a natureza. Uma mistura completa.

    II. Errada. Burle Marx compunha de maneira pitoresca, sem regras estabelecidas, como se a paisagem fosse uma obra de arte.

    III. Correta. Integração com o entorno e relação íntima com a arquitetura.

  • Basicamente Inhotim: Jardim no estilo Ingles