SóProvas


ID
2835712
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de tomada de decisão organizacional é composto por vários elementos que precisam ser considerados.


Assinale a alternativa que aponta elementos essenciais de um processo de tomada de decisão no ambiente organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: Definição de objetivos a serem atingidos, seleção de estratégias para atingir os objetivos, análise dos custos das ações necessárias e identificação dos recursos organizacionais que serão envolvidos.

    A tomada de decisão é um processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade. Dependendo do contexto, o processo decisório é considerado difícil e uma vez feito poderá ocasionar em consequências positivas ou negativas.

    A tomada de decisões está relacionada, muitas vezes, com os nossos valores e, também, com parte daquilo que conhecemos ou do que experimentamos. Sempre, o ser humano teve que decidir, ora por questões complexas, ora mais simples. E, conforme o contexto, dar a devida importância ou não para saber qual medida tomar.

    Durante muito tempo, o processo decisório tem recebido definições de diversos autores e parte desses conceitos têm obedecido aspectos racionais, políticos, organizacionais, psicológicos e intuitivos. Na Escola Clássica ou Racional (1910 a 1950) esse processo recebeu mais atenção com relação ao seu estudo. Apesar do processo decisório, na Teoria Clássica da Administração, no início do século XX, não ter sido tão expressivo, mais tarde, uma revolução nas comunicações permitiu que a tomada de decisão fosse feita de forma rápida e valorizada.

    A partir de vários conhecimentos e experiências, o processo decisório pode ser um facilitador na tomada de decisões. A palavra decisão, vem do latim dis caedere “dis”, parar, interromperfora e "caedere" cindir, cortar, cujo significado é “deixar fluir” ou "cortar fora". Ao decidir, retiramos algo que está nos atrapalhando e ficamos com o que é importante. Atualmente, com a globalização, as decisões humanas receberam um novo pensamento, um pensar de forma geral, utilizando a informação e a comunicação para facilitar o processo.

    Fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/162-tomada-de-decisao-nas-organizacoes#.W-V53NVKjbg


  • No âmbito institucional e corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.


  • Gabarito A

    Definição de objetivos a serem atingidos, seleção de estratégias para atingir os objetivos, análise dos custos das ações necessárias e identificação dos recursos organizacionais que serão envolvidos


    Quais os objetivos?

    O que vou/posso fazer?

    Quanto vai custar?

    Tenho esses recursos?


    Não pode ser nenhuma das outras alternativas porque não adianta avaliar os custos e escolher uma alternativa baseada nisso se vc não avaliar se tem os recursos disponíveis para implementá-la. Exemplo: Preciso automatizar meus processos para diminuir minhas despesas, para isso preciso comprar um software caríssimo que custa 15 mil, só tenho 5 mil....então não adiantou de nada escolher essa alternativa.

  • Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    O que é compliance?

    Comply, em inglês, significa “agir em sintonia com as regras”, o que já explica um pouquinho do termo. Compliance, em termos didáticos, significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. É a atividade de assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento. E isso vale para as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc.

    FONTE: QC