-
Definição de Governança Corporativa
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Princípios Básicos de Governança Corporativa
Transparência: Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
Equidade: Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
Prestação de Contas: (accountability)Os agentes de governança7 devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
Responsabilidade Corporativa: Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades8 negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.
Gabarito) B
Texto na integra: http://www.ibgc.org.br/userfiles/files/Publicacoes/Publicacao-IBGCCodigo-CodigodasMelhoresPraticasdeGC-5aEdicao.pdf
"Se tudo fosse facil qualquer um conseguiria" ᕦ(ツ)ᕤ
-
GABARITO B
4 Princípios de Governança Corporativa
(ARTE)
Accountability- Prestação de contas feita pelos agentes de governança de forma clara, concisa e compreensível. Os agentes devem assumir integralmente as consequências de seus atos e missões e atuar com diligência dentro das suas responsabilidades
Responsabilidade corporativa- que os agentes de governança zelem pela viabilidade econômico-financeira das organizações. Isso deve ocorrer por meio da redução das externalidades negativas de seus negócios e operações, e do aumento das externalidades positivas.
Transparência- Esse princípio consiste em disponibilizar as informações que sejam de interesse das partes interessadas e não apenas aquelas impostas por leis ou regulamentos.
Equidade- É o tratamento justo de todos os sócios e stakeholders. Consideram-se os direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas dos envolvidos.
https://goo.gl/92FN88
-
A questão em exame versa sobre a governança corporativa, e exige que saibamos quais são os princípios de uma boa governança corporativa. Vamos analisar quais são os princípios e em seguida teremos condição para marcar a alternativa que responde ao questionamento da banca.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) apresenta como princípios para uma boas Governança corporativa:
- Princípio da accountability: segundo o referido princípio, os agentes de governança têm o dever de prestar contas de sua atuação, essa prestação de contas deve ocorrer de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo. A partir da prestação de contas, o agente deve assumir as consequências de suas ações e omissões durante o exercício de suas atividades.
- Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazo.
- O princípio da Transparência: consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A transparência não deve se restringir ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
- O princípio da Equidade: caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas.
De acordo com o que fora exposto acima, podemos perceber que a alternativa "B" e "E" não estão de acordo com o que ensina Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Diante disso, na minha visão, o correto teria sido anular a questão, duas alternativas se encaixam no que o comando da questão pediu.
Diante do que fora acima exposto, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC
-
Lida a questão, vamos para a resolução.
Segundo o Código das Melhores Práticas de Governança
Corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, os princípios da boa
governança são: transparência, equidade,accountability e responsabilidade
corporativa.
A Transparência
consiste na disponibilização de informações de interesse das partes. A Equidade
caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico das partes interessadas,
levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e
expectativas. A accountability ou prestação de contas refere-se
ao modo de atuação dos agentes de governança. Por fim, a Responsabilidade
corporativa refere-se ao zelo pela viabilidade econômico-financeira das
organizações, reduzindo as externalidades negativas e aumentando as positivas.
Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “B".
Gabarito do Professor: Letra B.
-
PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA CORPORTATIVO É ARTE
Accountability
Responsabilidade Corporativa
Transparência
Equidade
LETRA B