SóProvas


ID
2835802
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Federal n° 13.303, de 2006, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias estabelece que:


1. As empresas públicas e as sociedades de economia mista não necessitam observar os requisitos de transparência.

2. O estatuto da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias deverá observar regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, práticas de gestão de riscos e de controle interno, composição da administração e, havendo acionistas, mecanismos para sua proteção.

3. A empresa pública e a sociedade de economia mista não necessitam adotar regras de estruturas e práticas de gestão de riscos e controle interno.

4. A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão criar comitê estatutário para verificar a conformidade do processo de indicação e de avaliação de membros para o Conselho de Administração e para o Conselho Fiscal, com competência para auxiliar o acionista controlador na indicação desses membros.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1- ERRADO. Art. 8o  As empresas públicas e as sociedades de economia mista deverão observar, no mínimo, os seguintes requisitos de transparência: 

    2- CORRETO. Art. 6o O estatuto da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias deverá observar regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, práticas de gestão de riscos e de controle interno, composição da administração e, havendo acionistas, mecanismos para sua proteção, todos constantes desta Lei. 

    3- ERRADO. Art. 9o A empresa pública e a sociedade de economia mista adotarão regras de estruturas e práticas de gestão de riscos e controle interno que abranjam: 

    4- CORRETO. Art. 10.  A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão criar comitê estatutário para verificar a conformidade do processo de indicação e de avaliação de membros para o Conselho de Administração e para o Conselho Fiscal, com competência para auxiliar o acionista controlador na indicação desses membros. 


    GABARITO D

  • A) Errada.

    Art. 8. EP/SEM deve observar requisitos mínimos de transparência:

    => Elaboração de carta anual:

    - Explicitação dos compromissos de consecução de políticas públicas, com definição clara dos recursos a serem empregados p/ esse fim, impactos econômicos-financeiros.

    -Subscrita pelos do Conselho de Administração.

    => Adequação de seu estatuto social a autorização legislativa de sua criação.

    => Atividades desenvolvidas, estrutura de controle, fatores de riscos, dados econômicos-financeiros , comentários de administradores sobre: desempenho/políticas/práticas de governança corporativa/descrição da composição e remuneração da administração.

    - Único documento; claro/direto.

    => Etc....

  • Justificativas:

    I - Errada. Art. 8°: As empresas públicas e sociedades de economia mista deverão observar, no mínimo os seguintes requisitos de transparência:[...]

    II - Correta, conforme redação do art. 6°

    III - Errada. Segundo o artigo 9°, a empresa pública e a sociedade de economia mista adotarão regras de estruturas e práticas de gestão e controle interno...

    IV - Correto, segundo redação do art 10°: "A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão criar comitê estatutário para verificar a conformidade do processo de indicação e avaliação de membros para o conselho de administração e para o conselho de adm e para o conselho fiscal, com competência para auxiliar o acionista controlador na indicação desses membros."

  • GAB: LETRA D

    Fonte:Herbert Almeida

    Questões inéditas que podem ajudar:

    LEI 13.303/2016 – LEI DAS ESTATAIS

    PRA  AJUDAR:

    (Inédita) Por força da Lei 13.303/2016, as empresas públicas são as únicas que poderão praticar a exploração de atividade econômica pelo Estado. (ERRADO)

    • ➠ Nada  disso.  A  exploração  de  atividade  econômica  pelo  Estado  será  exercida  por  meio  de empresa pública, de sociedade de economia mista e de suas subsidiárias (art. 2º). 

    ===

    (Inédita) Respeitado o interesse público que justificou sua criação, a pessoa jurídica que controla a sociedade de economia mista tem responsabilidade de acionista controlador. (CERTO)

    • ➠ Com base no art. 4º, § 1º, além de deter as responsabilidades de acionista controlador, a pessoa  jurídica  que  controla  a  sociedade  de  economia  mista  deverá  exercer  o  poder  de  controle  no interesse da companhia, respeitado o interesse público que justificou sua criação. 

    ===

    (Inédita) É prevista a existência de mecanismos de proteção aos acionistas nos estatutos das sociedades de economia mista. (CERTO)

    • ➠ Perfeito.  O  estatuto  da  empresa  pública,  da  sociedade  de  economia  mista  e  de  suas subsidiárias deverá observar regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, práticas de gestão de riscos e de controle interno, composição da administração e, havendo acionistas, mecanismos para sua proteção, todos constantes da Lei 13.303/2016 (art. 6º). 

    ===

    (Inédita)  Correspondem  a  critérios  de  julgamento  previstos  na  Lei 13.303/2016, exceto: 

    a) maior desconto 

    b) melhor destinação de bens alienados 

    c) melhor técnica 

    d) melhor oferta de preço 

    e) menor preço 

    • GAB:  LETRA  D
    • Art. 54.  Poderão ser utilizados os seguintes critérios de julgamento: 
    • I - menor preço; [alternativa E – CORRETA
    • II - maior desconto; [alternativa A – CORRETA
    • III - melhor combinação de técnica e preço; 
    • IV - melhor técnica; [alternativa C – CORRETA
    • V - melhor conteúdo artístico; 
    • VI - maior oferta de preço; [alternativa D – ERRADA
    • VII - maior retorno econômico; 
    • VIII - melhor destinação de bens alienados [alternativa B – CORRETA
    • [...]  

    ===

    (Inédita) A Lei n º 13.303/2016 inovou ao instituir a obrigatoriedade de  exigência  de  garantia  contratual.  Dessa  forma,  todo  contrato  firmado  pelas  empresas  públicas  e sociedades de economia mista deve exigir a prestação de garantia de execução. 

    • ➠ A exigência de garantia é facultativa, conforme se depreende da leitura do art. 70 da Lei 13.303/2016: “poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras”. 

    ===

    TOME NOTA (!)

    Licitações e contratos nas estatais

    Aplicam-se

    • ➥ Lei 13.303/2016 (regra)
    • ➥ Lei 10.520/2002 (bens e serviços comuns, preferencial)
    • ➥ LC 123/2006 - critérios especiais para ME e EPP

    Lei 8.666/1993

    • ➥ Regra: não possui aplicação primária
    • ➥ SALVO nos casos expressamente previstos na Lei 13.303/2016 (normas penais, critério de desempate)
    • ➥ Aplicação subsidiária no caso de lacuna