SóProvas


ID
2836117
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A base de toda a vida na Terra é a célula, que costumamos definir como "unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos". Um organismo, sendo unicelular ou pluricelular, tem toda a sua existência ligada à célula, e toda célula, sem exceção, é delimitada por uma Membrana Plasmática, a qual é responsável por todo o intercâmbio de substâncias entre o meio intracelular e extracelular.


No Piauí, assim como no restante do Nordeste, temos uma iguaria muito conhecida, a "carne de sol", que tem um preparo muito simples, o mais antigo método de conservação, o salgamento. Quando se coloca o sal sobre a carne, percebe-se que ela começa a murchar devido à saída de água das células. Sobre esse fato, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.


    Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água).

  • Tudo na vida tende a manter o equilíbrio, no caso em tela o sal adicionado na carne representa um meio hipertônico e a carne um meio hipotômico. A carne vai perder agua por osmose na tentativa de equilibrar o meio extra celular com o intracelular.

  • O movimento da água por osmose sempre se dá do meio MENOS concentrado para o meio MAIS concentrado. Se o meio estiver HIPOTÔNICO a célula será hiper, portanto a água irá entrar na célula e poderá ocorrer o fenômeno de PLASMOPTISE (rompimento da membrana plasmática dos animais, pois os vegetais e as bactérias apresentam parede celular, a qual é mais resistente). Já se o meio for HIPERTÔNICO, como no caso da questão, em que o sal está sobre a carne, a célula será hipo, então a mesma irá perder água, ocasionando o seu murchamento, fenômeno chamado de PLASMÓLISE.

  • Com a adição de sal, a concentração do meio extracelular aumenta. Isso faz com que a água das células saia por osmose, fazendo com que as mesmas murchem. Esse processo é passivo, ou seja, sem consumo de ATP. 

    Letra A.