SóProvas


ID
283633
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O saldo da conta Mercadorias, utilizada para registro dos estoques, das entradas e das saídas de mercadorias, apresentava-se credor, no valor de R$ 43.000,00. Sabendo-se que o inventário indica a existência de estoques de R$ 27.000,00, é correto afirmar que o Resultado com Mercadorias, em reais, foi de

Alternativas
Comentários
  • alguém me explica de onde surgiu estes 70.000 de lucro?
  • Colega,

    1ª- RCM (resultado com mercadoria) = Ef (Estoque final) + Saldo credor da conta mercadoria ou
    2ª - RCM (resultado com mercadoria) = Ef (Estoque final) - Saldo devedor da conta mercadoria

    No caso: utiliza-se a primeira hipótese.

    O RCM corresponde ao lucro bruto.
  • Como a conta mercadorias apresenta saldo credor? :/
  • Inventário Periódico
     
    A empresa não controla os custos do estoque em cada venda, havendo, portanto, a necessidade do seu levantamento físico, ao fim de cada período, a fim de que possa apurar o CMV e o RCM.
     
    Pode-se optar por dois métodos alternativos de contabilização
    - Conta Mercadorias Mista
    - Conta Mercadorias Desdobrada
     
    a - Conta Mercadorias Mista (ou Sistema de Conta Única)
     
    A conta mercadorias é, ao mesmo tempo, conta patrimonial e conta de resultado. Patrimonial, pois registra os estoques. De resultado, pois registra todas as compras, vendas, devoluções e abatimentos.

    Características quando o seu saldo for credor ou devedor:
     
    - Conta Mercadorias com Saldo Credor: a empresa sempre terá lucro, que será igual ao resultado da soma do saldo credor com o estoque final.
     
    - Conta Mercadorias com Saldo Devedor: caso o estoque final seja maior que o saldo devedor, a empresa terá lucro. Caso contrário, ou seja, o estoque final seja menor que o saldo devedor, a empresa terá prejuízo.
     
     
    b Conta Mercadorias Desdobrada (Método das três contas com função desdobrada – estoques, compras e receitas de venda)
     
    A conta mercadoriasassume apenas função de conta patrimonial, pois é utilizada exclusivamente para o registro dos estoques.
     
    Assim, as compras são registradas em conta denominada “COMPRAS”.  Posteriormente apura-se o CMV e depois o RCM.
  • Essa questão me deixou encucado.
    Não tava vendo lógica nenhuma. E é muito dificili vc resolver uma operação que envolve matemática sem entender. Daí fui pesquisar e só encontrei pessoas dizendo que tem que utilizar a fórmula sem entender a lógica.

    Assim, depois de bater muita cabeça eu encontrei uma lógica que, no caso desta questão seria a seguinte:

    Ele diz que tem um saldo credor de 43.000,00 ( isso representa o que? Representa uma saída de mercadoria no valor de 43.000,00)
    E diz que no estoque tem 27.000,00.

    Agora vc imagina assim: Se eu não tenho nada no estoque inicialmente e sai 43.000 (claro que se saiu 43.000,00 em mercadorias entrou tb 43.000,00 em dinheiro) e ainda fico com um saldo de 27.000,00 no estoque, logo fiquei no lucro de 70.000,00.

    É como se aparecesse do nada 43.000,00 mais 27.000,00 . Entendeu?

    UMA OUTRA QUESTÃO PARQA FICAR MAIS CLARO

    SE DETERMINADA EMPRESA TEM UM SALDO DEVEDOR DE 120,00 EM SUA CONTA DE ESTOQUE E APRESENTA SALDO FINAL DE 100. O QUE ACONTECEU?

    ORA, se eu tinha 120 em meu estoque, não entrou e nem saiu nada (para ficar mais facil o entendimento) e agora só tenho 100 o que foi q aconteceu?

    tive um prejuizo de 20.

    É como se fosse uma reavaliação do estoque.

    Se não fui claro, desculpem-me. Só tentei ajudar.
  • Há uma lógica nessa questão. Em muita empresas com muito estoque, e principalmente estoque de materiais pequenos mais caros, é difícil ter um controle efetivo. Logo se realizam inventários.
    Vamos supor que uma industria, ai uma pessoa pega 8 parafusos no estoque, e registra erroneamente 10.
    Outra pessoa pega 20, registra lá, e depois só usa 5, volta pra estoque e não faz o registro de débito. E assim sucessivamente. Você vai ter material lá, mas sua contabilidade estará errada.
    Quando você ver seu registro contábil está errado, porque você tem uma conta devedora com saldo devedor. Então, vamos fazer inventário.
    Você sabe que o mínimo que você pode encontrar no estoque é zero. Então se há um saldo credor, algum lucro você terá quando do inventário. Afinal, quando seu estoque contábil bateu em zero, ainda haviam materias no estoque.O que deu margem a novos registros de crédito. 
    Se você encontra 27.000 isso significa que, além de você ter um péssimo controle interno de estoque, você tem um lucro de 70.000. Além dos 43.000, há ainda em estoque 27.000, dos quais você não contava. Isso é obvio. Não há nem contabilidade ai. É lógica.
    Quando do inventário, você corrige suas contas contas. Logo você fará um débito de 70.000, afim de chegar a 27.000 de saldo devedor. E registrará a crédito 70.000 de resultado do inventário. 
  • A explicação do Caio me salvou. Valeu!

  •  Questão semelhante: (ESAF/MPU/93) O saldo da conta Mercadorias, utilizada pare registro dos estoques, das entradas e das saídas de mercadorias, apresentava-se credor, no valor de 430. Sabendo-se que o inventário indica a existência de estoques de 270, pode-se afirmar que o Resultado com Mercadorias foi de:

    a. 160 de lucro b. 160 de prejuízo c. 270 de lucro d. 430 de prejuízo e. 700 de lucro

    Como o estoque final foi de 270, devemos deixar a conta mista de mercadorias com saldo devedor de 270. A contrapartida será o Resultado com mercadorias. Como já possui saldo credor de 430, será necessário debitá-la em 430+270= 700. Gabarito: E (Estratégia concursos)

  • Saldo credor de 43.000 + estoque final de 27. 000= lucro de 70. 000 (pelo método da conta Mercadorias com função mista). Gabarito: E