SóProvas


ID
283747
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de livros que contêm as melhores práticas para gestão de serviços de Tecnologia da Informação. Com base no ITIL, especificamente no Gerenciamento de Configuração, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a) os itens de configuração englobam unicamente software e documentação.
    ERRADO. Podem ser, por exemplo, servidores e procedimentos.
     
     b) a Base de Dados do Gerenciamento de Configuração contém todos os detalhes relevantes de cada item de configuração (IC) e os detalhes dos relacionamentos importantes entre os IC.
    CORRETO. Contém inclusive informações que incidentes, problemas ou mudanças vão impactar os demais ICs.
    BASELINE é  o estado de um BDGC em um dado momento.

     
     c) um item de configuração (IC) não está sujeito a mudanças, pode ser gerenciado e pode ter mais de uma identificação.
    ERRADO.  Dado um incidente, pode ser identificado um problema ( Causa raiz de um incidente ) que se precise mudar alguma coisa, como um item de configuração - IC.
     
     d) a Auditoria é um dos processos do gerenciamento de configuração e deve garantir que nenhum IC seja adicionado, modificado, substituído ou removido sem a apropriada documentação.
    Não tenho certeza, mas auditoria é uma Atividade, não um processo.
     
     e) entre as responsabilidades do gerenciamento de configuração, estão a auditoria, a liberação, a identificação, a disponibilidade e a abrangência.
    Liberação faz parte do Gerenciamento de Liberações.
  • a) Item de configuração é um ativo, componente de serviço, ou outro item que está ou estará, sob o controle do gerenciamento de configuração. Neste caso vai além do software ou documentação, pode ser o hardware e outros, inclusive ativos que não sejam de TI, como também externos (de provedores).
    b) Correto
    c) Errado. Se aquele ativos não está favorecendo o serviço é obvio que ele pode ser modificado.
    d) Auditoria não é um processo, já o gerenciamento do configuração sim, portanto, a aditoria poderia ser no máximo um subprocesso (mas também não é). Além do mais a aditoria não tem por finalidade controlar nada, mas apenas verificar o que aconteceu ou o que está acontecendo.
    e) Errado. A responsabilidade do G.C é suportar o negócio por meio do provimento de INFORMAÇÕES PRECISAS e CONTROLES sobre os ATIVOS e relacionamentos que forma a infraestrutura.
  • A Base de Dados do Gerenciamento de Configuração contém todos os detalhes relevantes de cada item de configuração (IC) e os detalhes dos relacionamentos importantes entre os IC.