SóProvas


ID
283756
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A linguagem UML (Unified Modeling Language) pode ser usada para modelagem de software em todas as fases do desenvolvimento de um sistema computacional. Assinale a alternativa correta em relação aos diagramas existentes na UML.

Alternativas
Comentários
  • Para mim o gabarito está errado.
    Casos de uso são itens comportamentais, não estruturais.

    Segundo o WIKIPEDIA:
    • De agrupamento:
      • Pacote
      • Modelo
      • Subsistema
      • Framework
    • De anotação:
      • Notas
  • Acho que a banca considerou a observação contida na versão 2.4 da UML:

    Note, that UML 2.4 specification also describes use case diagrams as a specialization of class diagrams, and class diagrams are structure diagrams.

    Use case diagrams are in fact twofold - they are both behavior diagrams (because they describe behavior of the system), and they are also structure diagrams - as a special case of class diagrams where classifiers are restricted to be either actors or use cases related with association.

    http://www.uml-diagrams.org/use-case-diagrams.html

  • Diagrama de caso de uso é comportamental e não estrutural.

    b) Os relacionamentos do tipo agregação compartilhada associação são um tipo especial de agregação no qual as duas classes participantes fazem um relacionamento “todo-parte”.

    Associação: é um mecanismo pelo qual um objeto utiliza o recurso do outro. Pode ser uma associaçao simples "usa um" ou de um acoplamento "parte de".

    c) No Diagrama de Caso de Uso, um ator pode representar tanto uma regra como um usuário individual do sistema, mas nunca outro sistema.

    Ator é um usuário do sistema, que pode ser um usuário humano ou outro sistema computacional, representando o seu papel.

     d) Os Diagramas de Classe mostram as diferentes classes de um sistema, com seus métodos e atributos bem como os relacionamentos e troca de mensagens entre elas.

    Mostar as trocas de mensagens é Diagrama de sequencia.

    e) No Diagrama de Classe, uma classe deve ter um ou mais atributos definidos, mas não precisa necessariamente ter operações definidas.
    No diagrama de classe pode não ter nenhum atributo definido também.

    Na verdade todos os itens apresentam erros, mas a banca não anulou a questão e colocou como certa a alternativa A.


  • O diagrama UML é um diagrama comportamental, mas o artefato caso de uso (no exemplo, a bola com o texto Comprar item) é um item estrutural (faz  parte da estrutura, é um artefato do diagrama)

    Principais itens estruturais do diagrama UML: Ator, Caso de uso, Associações
  • Olá, pessoal!
     
    A banca manteve a resposta como "A", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.
     
    Bons estudos!
  • Amigos, essa questão refere-se ao item estrutural caso de uso e não ao diagrama de caso de uso.

    Segundo o livro UML - Guia do Usuário do Booch, do Rumbaugh e do Jacobson(início na página 16 ), a uml é estruturada num modelo conceitual composto de blocos de construção, regras(que definem a forma de ligar os blocos) e mecanismos comuns aplicados a toda linguagem UML. 

    Os blocos de construção são divididos em itens, relacionamentos e diagramas.

    Os itens são divididos em estruturais(artefatos, classe, classe ativa, interface, colaborações, componente, caso de uso e nó), comportamentais(máquina de estado, atividade, interação), de agrupamento(pacotes) e anotacionais(notas).

    os relacionamentos em dependência, generalização, associação e realização.

    Os diagramas em  estruturais( classe, implantação, componente, pacote, estrutura composta e objeto) e comportamentais (máquina de estado, caso de uso, atividade, comunicação[antigo colaboração], tempo, Interação geral e sequência...esses divididos em interação)
  • O colega Rodrigo tem razão: O livro "UML - Guia do Usuário" mostra a UML dvidida em quatro tipos de abstrações denominadas  itens:
    1. Itens estruturais - também chamados de classificadores. São os substantivos utilizados em modelos UML. São as partes mais estáticas do modelo (classes, interface, colaborações, casos de uso, classes ativas, componentes, nós, artefatos).
    2. Itens comportamentais - são as partes dinâmicas dos modelos de UML. São os verbos, representando comportamentos no tempo e no espaço (interações, máquinas de estado, atividades).
    3. Itens de agrupamento - são as partes organizacionais do modelo UML (pacote).
    4. Itens anotacionais - são as partes explicativas dos modelos. São comentários (nota).
    A alternativa "a" usa o termo "itens", portanto, ela não está se referindo a um diagrama em específico. Ela trata dos itens que representam as abstrações utilizadas na UML.


  • Por eliminação pode-se chegar a resposta.



        a) Como exemplos de itens estruturais da UML estão classes, interfaces, casos de uso, componentes, artefatos e nós.

        b) Os relacionamentos do tipo associação são um tipo especial de agregação no qual as duas classes participantes fazem um relacionamento “todo-parte”.

        c) No Diagrama de Caso de Uso, um ator pode representar tanto uma regra como um usuário individual do sistema,   mas nunca outro sistema.  

        d) Os Diagramas de Classe mostram as diferentes classes de um sistema, com seus métodos e atributos bem como os relacionamentos e troca de mensagens entre elas.

        e) No Diagrama de Classe, uma classe deve pode ter um ou mais atributos definidos, mas não precisa necessariamente ter operações definidas.


  • Não sei onde foi que a organizadora encontrou artefatos na preposição A.

    São 7 itens estruturais:

    Classe, interface, caso de uso, componentes, nós, classe ativa e colaborações.