✿ Perspectiva dos processos internos da empresa:
A perspectiva dos processos internos da empresa deve ser desenvolvida depois da perspectiva financeira e do cliente para que as empresas focalizem as metas dos processos internos de acordo com os objetivos dos clientes e acionistas.
Para Kaplan e Norton (2004, p. 97-98): Recomendamos que os executivos definam uma cadeia de valor completa dos processos interno que tenha início com o processo de inovação – identificação das necessidades atuais e futuras dos clientes e desenvolvimento de novas soluções para essas necessidades -, prossiga com os processos de operações – entrega dos produtos e prestação dos serviços aos clientes existentes – e termine com o serviço pós-venda – oferta de serviços pós-venda que complementem o valor proporcionado aos clientes pelos produtos ou serviços de uma empresa.
Os sistemas convencionais se preocupam apenas em monitorar e melhorar os indicadores de custos, qualidade e tempo dos processos. O BSC, ao contrário, faz com que os requisitos de desempenho decorram das expectativas de participantes externos específicos (KAPLAN e NORTON, 2004).
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online
O BSC é capaz de traduzir a missão estratégica da empresa em indicadores chave que auxiliam gestores a desenvolverem planejamentos estratégicos e a tomarem decisões. Outro benefício é que cada membro da organização se envolve na tomada dessas decisões. Sua estrutura é formada por quatro perspectivas, que se baseiam em relações de causa e efeito:
Perspectiva do Cliente (tbém chamada de Mercado): Essa perspectiva se relaciona com o valor que a organização dá ao cliente, definindo indicadores relacionados à satisfação, à fidelização, à aquisição de novos clientes, etc. Geralmente as ações são focadas em oferecer produtos e serviços competitivos, qualidade e disponibilidade dos serviços, otimização dos custos de entrega e atendimento ágil e eficiente.
Perspectiva dos processos internos: Nessa perspectiva a análise se volta aos processos internos da organização. Os mais críticos, dedicam-se à realização da perspectiva citada anteriormente. Além de criar valor para os clientes – e agora para os stakeholders – se analisa também os processos internos, a fim de identificar oportunidades de melhoria e buscar a elevação do nível interno de qualidade. Para isso, consideram-se processos de inovação, operações e pós-venda.
Perspectiva de aprendizado e crescimento: Está relacionada às medidas para garantir o aprendizado e o crescimento da organização e toda a estrutura para que a empresa se desenvolva a longo prazo. Essa perspectiva possibilita o alcance das perspectivas anteriores, ou seja, a habilidade da organização inovar, melhorar e aprender garante que a qualidade dos processos internos consiga entregar valor ao cliente.
Perspectiva financeira: Essa perspectiva deve apresentar as consequências das ações tomadas nas perspectivas anteriores, mostrando como as medidas tomadas anteriormente impactaram no resultado financeiro da organização, seja positivo ou não.
A metodologia Balanced Scorecard exibe, por meio de suas 4 perspectivas interdependentes, um mapa alinhado com os objetivos e estratégias da organização que permite uma visão integrada e abrangente que otimiza a gestão. Se executado corretamente, considerando diferentes óticas, essa metodologia tem potencial para fornecer sinergia organizacional através de um sistema de gestão que vincula a estratégia com o planejamento e o orçamento.
https://www.opservices.com.br/bsc-balanced-scorecard