SóProvas


ID
2838295
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os adicionais de insalubridade, periculosidade ou atividades penosas, de acordo com o previsto na Lei nº. 8.112/90, analise as assertivas:


I. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

II. O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade a cumulará ambos os benefícios.

III. O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão, salvo hipótese de lesão permanente à integridade física.

IV. O adicional de atividade penosa será devido aos servidores em exercício em zonas de fronteira ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB D I V ART. 68 LITERAL II F PARÁG. 1 ART. 68 O SERVIDOR TERÁ QUE OPTAR, NÃO ACUMULARÁ AMBOS OS BENEFÍCIOS. III F PARÁG. 2 NÃO TEM RESSALVA IV V ART. 71 LITERAL (8.112/90)
  • Lei 8.112/90


    Art. 68 Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.


    § 1o O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles. (NÃO PODE CUMULAR)


    § 2o O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa à sua concessão.


    Art. 71 O adicional de atividade penosa será devido aos servidores em exercício em zonas de fronteira ou em localidade cujas condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento.

  • III. O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão, salvo hipótese de lesão permanente à integridade física.

    Em caso de lesão permanente o servidor deverá ser aposentar por invalidez ou ser readaptado em outro cargo.

  • l - Verdade. - Art. 68

    ll - Deve-se escolher um só. - Art. 68 § 1º

    lll - Não há ressalvas sobre lesões permanentes no Art. 68. - Art. 68 § 2º

    IV - Verdade. - Art. 71

  • só complementando:

    LEmbrando que esse adicional é sobre o vencimento é não na remuneração

    Bons estudos

  • só complementando:

    LEmbrando que esse adicional é sobre o vencimento é não na remuneração

    Bons estudos

  • o III quase me leva ao erro... Já errei muito no QC por não ler toda a afirmação!

    Treino é treino, jogo é jogo!

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    I. CORRETA.

    Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    II. INCORRETA.

    Art. 68. §1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles, ou seja, eles não podem ser recebidos cumulativamente.

    III. INCORRETA.

    Art. 68. § 2º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.

    Alternativa errada. O dispositivo legal sobredito não contempla a hipótese de “lesão permanente a integridade física”.

    IV. CORRETA.

    Art. 71. O adicional de atividade penosa será devido aos servidores em exercício em zonas de fronteira ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento.

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    GABARITO DA QUESTÃO: D.