SóProvas


ID
2839051
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O termo caatinga tem origem Tupi-Guarani, que significa “mata branca”, uma referência ao aspecto fisionômico da vegetação. No Brasil esse bioma ocupa uma área de aproximadamente 844.000km2. Sobre a distribuição, impactos ambientais e principais características da caatinga, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab Letra D


    a Caatinga é o bioma brasileiro mais crítico em termos de conservação, tendo apenas aproximadamente 1% de sua área protegida em unidades de conservação federais e estaduais de proteção integral, segundo o MMA. 

  • Letra D


    A a combinação de políticas sistemáticas de investimento e programas contínuos de proteção têm contribuído para a redução da perda de recursos biológicos e extinção de espécies exclusivas da caatinga.


    B o bioma é descrito como pobre em espécies. No entanto, das 348 espécies de aves, 41 espécies de lagartos e 932 espécies vegetais, todas são endêmicas da caatinga.


    C quanto à distribuição do bioma pelos estados da Região Nordeste, observa-se que o Maranhão concentra a menor área de caatinga com pouco mais de 375.000ha, enquanto o Ceará é o estado brasileiro com a maior área de caatinga, correspondendo a aproximadamente 14.552ha.


    Da Caatinga é o bioma brasileiro mais crítico em termos de conservação, tendo apenas aproximadamente 1% de sua área protegida em unidades de conservação federais e estaduais de proteção integral, segundo o MMA.


    fonte:http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga.html

  • Informações para ficar atento:

  • Informações para ficar atento:

  • Ok, se é o mais crítico, o que é a mata atlântica?
  • Discordo!

    O bioma com estado mais crítico de conservação é, indiscutivelmente, a mata atlântica. Segundo o site do ministério do meio ambiente:

    CAATINGA

    Frente ao avançado desmatamento que chega a 46% da área do bioma, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o governo busca concretizar uma agenda de criação de mais unidades de conservação federais e estaduais no bioma, além de promover alternativas para o uso sustentável da sua biodiversidade.

    X

    MATA ATLANTICA

    Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km² em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje resta cerca de 29% de sua cobertura original.

    FONTE:

    Há fontes que chegam a estimar que há apenas 11% da cobertura original mata atlântica. Não é porque há apenas aproximadamente 1% da área da caatinga em unidades de conservação federais e estaduais de proteção integral, que outros 99% estão desmatados, tornando o bioma em estado mais crítico de conservação. Não achei fundamento para esta ultima afirmação.

  • Galera, a D tá falando que a Caatinga tem menos áreas de reserva do que a Mata Atlântica. Por isso, é o bioma mais crítico em termos de conservação. É certo que o bioma Mata Atlântica é o mais desmatado do Brasil por causa de vários fatores, dentre eles, histórico.

  • Acredito que no elaborador quis dizer se referir apenas ao percentual de área de caatinga em unidades de conservação (comparando com os demais biomas), e não necessariamente à área degradada. De qualquer forma, num primeiro momento também fiquei com a mesma dúvida dos demais colegas em relação à intenção da banca.

  • Cerca de 7% da caatinga se encontra em unidades de conservação, menos de 1% em unidades de proteção integral (como Parques, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas), que são as mais restritivas à intervenção humana.

    QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO

  • A caatinga é o bioma semiárido mais biodiverso do mundo sim.

  • A interpretação da declaração "mais crítico em termos de conservação" dá-se através da premissa de que é o bioma com menos atenção governamental voltadas para conservação e preservação.