-
5. Conservação e restauração de documentos
Um documento deve ser conservado em local apropriado, com temperatura e umidade baixas, em um local elevado, e acondicionado de maneira adequada.
5.1. Principais operações de conservação
Desinfestação, limpeza, alisamento e restauração ou reparo, entre outras.
Comentário:
a) Desinfestação – combate ou inibe as atividades dos insetos. O método mais eficiente para combatê-los é a fumigação.
b) Limpeza – fase posterior à fumigação. Os documentos devem ser limpos com um pano macio, um aspirador de pó, uma escova adequada.
c) Alisamento – documentos são passados a ferro.
d) Restauração – são utilizados determinados procedimentos para recuperar documentos em mau estado físico de conservação. É feita por especialistas dessa área (requer muito conhecimento desses profissionais).
5.2. Métodos de restauração (resumo)
• banho de gelatina – doc. é mergulhado em cola específica, aumentando a sua durabilidade. Ficam sujeitos ao ataque dos fungos e dos insetos;
• tecido – usa-se pasta de amido;
• silking – tecido mais consistente (musseline de seda), de alto custo;
• laminação – consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura (folha de papel de seda e outra de acetato de celulose);
• laminação manual – acetato de celulose em contato com a acetona;
• encapsulação – películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.
• velatura – consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer parte de uma folha.
-
Gabarito E
O conceito de conservação é muito amplo, pois abrange a desinfecção, restauração, alisamento e a limpeza do arquivo, assim, a assertiva generalizou muito, foi dado um exemplo específico no comando da questão. Tratamentos físicos e químicos estão ligados à parte de restauração, que é a estabilização ou reversão dos danos físicos e químicos através de banhos de gelatina, silking, laminação ou encapsulação, por exemplo.
-
Marquei C por pensar que a banca consideraria restauração sendo uma raiz da conservação, logo estaria correta.
-
Restauração: reversão de danos físicos ou químicos que tenham ocorrido ao longo do tempo.
x
Conservação: ações para adequar o meio ambiente, os modos de acondicionamento e de acesso, visando prevenir e retardar a degradação.
Sobre a questão:
Quando é feita a prevenção de deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e(ou) tratamento físico e(ou) químico, realiza‐se atividade de conservação.
-
Se a PREVENÇÃO de deterioração e danos em documentos, por meio de CONTROLE, não é conservação é o que?
-
ERRADO
PREVINIR DANOS = PRESERVAÇÃO !
".....conceito de preservação: “Prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado do controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico” (ESTEVÃO, 2008, p. 129)."
OBS: CONSERVAÇÃO É DRAL ! (desinfestação; restauração ou reparo; alisamento e limpeza)
http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/07/pdf_544956fbe6_0011273.pdf
-
Errado
Preservação- envolve as atividades de conservação,armazenamento e restauração de documentos.
Conservação-é o estender a vida útil dos documentos,procurando mantê-los o mais próximo possível do estado físico em que foram criados.
-
Errado
preservação consiste na “Prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico”.
conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos por meio de controle ambiental e de tratamento específicos.
-
ERRADO
• PCR - Preservação > Conservação > Restauração.
o Preservação é o conjunto de medidas de ordem administrativa, política e operacional que visa à proteção ao patrimônio.
o Conservação visa à prevenção das causas de deterioração de documentos.
o Restauração consiste em revitalizar a concepção original dos documentos.
-
O "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas" define muito bem conservação, preservação e restauração. Olhem só:
Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
Conservação: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 12)
Essa banca gosta muito da literalidade. Eles pegam um autor e seguem exatamente o que foi falado, não cabendo muita interpretação. Se fosse cespe, eu tinha marcado correto sem pensar 2x, pois na minha cabeça a conservação engloba atividades de tratamento físico ou químico.
Mas com a quadrix a coisa muda de figura. Imaginei que o tratamento físico e(ou) químico que eles se referiram foi sobre as atividades de restauração. Ou seja, misturaram dois conceitos e deram o item como errado. Não houve interpretação aqui.
Se alguém discordar, pode falar! Estamos aqui para aprender ;)
-
Gab. E
Concordo com Mari M, QUADRIX é vinculada muito à literalidade.
A banca utilizou-se da literalidade do DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística, que assim define PRESERVAÇÃO: Prevenção da deterioração e danos em documentos, documentos por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.
Já CONSERVAÇÃO: Promoção da preservação e restauração dos restauração documentos.
-
As ações de preservação agem através de procedimentos que tornem o ambiente seguro, como o controle ambiental citado pela questão.
Já o tratamento físico ou químico visa estabilizar o suporte documental ou reparar um dano, a depender do estado do documento, portanto, a ação será de conservação ou restauração, mas não de preservação.
Dica:
Preservação: ações para que o dano não ocorra
Conservação: manutenção do documento de forma a estabilizá-lo
Restauração: recupera o documento após o dano
Gabarito do Professor: errada
-
preservação
-
Uma dúvida
Os nobres colegas já viram alguma correção em vídeo das questões dessa matéria?
Até hoje só encontrei comentário em texto
-
Ctrl C e Ctrl V do DTBA:
Preservação é: Prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico
-
Preservação
É a prevenção da deterioração e danos em documentos, documentos por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.
http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf
(página 134)
-
Resolução:
As ações de preservação agem através de procedimentos que tornem o ambiente seguro, como o controle ambiental citado pela questão.
Já o tratamento físico ou químico visa estabilizar o suporte documental ou reparar um dano, a depender do estado do documento, portanto, a ação será de conservação ou restauração, mas não de preservação.
Dica:
Preservação: ações para que o dano não ocorra
Conservação: manutenção do documento de forma a estabilizá-lo
Restauração: recupera o documento após o dano
Resposta: errada