SóProvas


ID
284203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a aspectos socioeconômicos
do Império do Brasil.

As economias cafeeiras do Vale do Paraíba e do Oeste Paulista tinham em comum o dinamismo capitalista caracterizado pela introdução da mão de obra assalariada, mas se diferenciavam quanto ao destino da produção: a do vale era principalmente para o mercado interno, e a do Oeste Paulista, basicamente para exportação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Ambas voltadas para o Mercado Externo.

  • ERRADA!

    O café foi introduzido no Brasil em 1727 por Frnacisco Palheta. Nessa época um produto de pouco valor. Favorecidas pelas questoes geograficas do Sudeste do Brasil a lavouras desenvolveram-se. O café prosperou no vale do Rio Paraíba, mas o trabalho de erosão da terra foi rápido levando o solo a esgotar-se. Depois avancou para o oeste paulista em direção a ribeirao preto. No oeste paulista o trabalho escravo passou a ser assalariado com mao de obra do imigrante europeu, dando inicio ao sistema de parceria.
  • ERRADA

    Pois, como afirma a questão no Oeste Paulista de fato foi introduzido a mão de obra assalariada.
    Porém o mesmo não ocorreu nas regiões Flumineses e do Vale do Paraíba.



    ''Penso, logo existo''.

    bons estudos...
  • Errada

    Ao contrário

    - Vale do Paraíba (mais antiga) -> mão de obra escrava // Oeste Paulista (relativamente mais nova) -> trabalhadores assalariados

    - Ambas estavam voltadas para o mercado externo (como pontuado pelo Leonardo)

     

    obs.: essa generalização serve apenas para ilustrar, ambas tiveram, em alguma medida, tanto mão de obra escrava como assalariada, mas no Vale do Paraíba, por ter começado antes, o uso da mão de obra escrava estava mais enraizado.