SóProvas


ID
2842276
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Segundo Congresso internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Roucière-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: “Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou-se a filosofia da terra”.

SAID, E. Cultura e política. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.


No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o(a)

Alternativas
Comentários
  • "nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra". A ideia trazida pelo texto é bem direta: a dominação perante outros.

    Letra C

  • De inicio fiquei em d´vida na lera A, mas eu li novamente e prestei atenção não so em '' obrigação de conhecer e conquistar a terra'' como também na data. 1875, se lembrem do imperalismo. Só isso mata a questão, visto que essa prática tinha o objetivo de exploração e de não preservar os ambientes ocupados.

  • Vendo a época fica bem claro que é a alternativa C catalogação de dados úteis aos propósitos colonialistas.

  • De acordo com o texto auxiliar, o princípio da ciência geográfica se dava na coleta de dados, a fim de auxiliar ou consolidar o projeto de colonização vigente. O objetivo de conhecer e conquistar as terras era soberano, num período no qual o conhecimento acerca das características físicas da terra era muito escasso.  

  • Letra C

    Em 1875 era a época do Imperialismo e o objetivo do Imperialismo era exatamente, catalogar dados uteis para os propósitos colonialistas.

  • Questão que propõe uma interface entre a Geografia em seus primórdios e a História ao abordar o imperialismo europeu do ponto de vista de sua justificativa "científica" como se acreditava na época. O texto de apoio demonstra como que o pensamento geográfico do período foi utilizado com viés cientificista e naturalizador da colonização europeia.  O enunciado busca a alternativa que demonstre o uso da ciência geográfica correto de acordo com as ideias demonstradas no texto. 
    Análise das alternativas:
    A) O colonialismo europeu foi sustentado à base de um discurso de superioridade da cultura europeia, que justificaria a colonização como forma de civilizar os povos dominados. Esta forma de pensar não permite muita consideração com as manifestações culturais dos colonizados. 
    B) O texto de apoio deixa bem claro que o foco é o conhecimento de outras terras e não da Europa, onde se realizou a referida reunião. 
    C) Catalogar dados úteis ao colonialismo foi papel da Geografia antiga no sentido de conhecer recursos naturais a serem explorados, atividades lucrativas a serem desenvolvidas e populações numerosas e desenvolvidas o suficiente para  serem mercados consumidores de manufaturados europeus. Alternativa correta. 
    D) As técnicas cartográficas já eram bastante desenvolvidas em 1875 e não podem ser consideradas diretamente como um instrumento do imperialismo no sentido de que prestam um papel maior que é o de possibilitar a orientação pela superfície da terra. 
    E) A topografia é apenas um dos campos da Geografia e não possui relação direta com as ideias contidas no texto.   


    Gabarito do professor: C
  • A obrigação de conhecer e conquistar a terra.

  • (1875)

    Contexto de ideias positivistas, civilizatórias e determinísticas, segundo as quais a Geografia instrumentaliza-se na construção do espaço vital →  as nações europeias devem buscar novos territórios, de forma a gerar o desenvolvimento.

    Dali a alguns anos, na década de 80 do século XIX, realizar-se-ia a Conferência de Berlim.

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Fácil