SóProvas


ID
284245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A crise financeira internacional desencadeada em setembro de
2008 trouxe, em seu bojo, o questionamento do papel dos
organismos tradicionais que regem as relações econômicas
internacionais e suscitou discussão acerca da necessidade de
novas estruturas de governança econômica global. A partir dessa
informação, julgue os próximos itens.

Para o Brasil, é prioritário integrar os principais fóruns que tratam dos grandes temas econômicos globais, sendo considerados objetivos estratégicos da política exterior brasileira o ingresso do país na OCDE e o aprofundamento de sua participação no G-8, ao lado da China, da Índia, do México e da África do Sul.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, o Brasil já recebeu convite para ingressar na OCDE, não o aceitou, entretanto, e nem, ao menos, tem objetivo de ingresso na Organização. Quanto ao G8, atualmente, ocorre a gradativa supressão do bloco pelo G20 ao tratar de assuntos financeiros. O Brasil faz parte deste bloco, que contempla outros emergentes com a China, o México e a África do Sul.
  • Gabarito: Errada.

    Esta questão pode ser considerada desatualizada, pois a denominação G8 mudou para G7 com a saída da Rússia, em 2014, devida à crise com a Ucrânia e à anexação da Crimeia. Ainda assim, estaria errada porque China, Índia, México e África do Sul não compõem o grupo (ver adiante). Quanto à OCDE, em maio de 2017, o governo brasileiro formalizou a solicitação de entrada na organização. Seguem algumas informações sobre os dois fóruns mencionados na questão, para complementação dos estudos:

    "A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (sediada em Paris) é uma organização internacional de 35 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado, que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. A maioria dos membros da OCDE é composta por economias com elevados PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano e são considerados países desenvolvidos.

    Teve origem em 1948 como a Organização para a Cooperação Econômica (OECE), para ajudar a gerir o Plano Marshall para a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, a sua filiação foi estendida a estados não-europeus. Em 1961, a Convenção sobre a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico reformou a OECE e deu lugar à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico." (Fonte: Wikipédia, com alterações)

    "O G-8 (Grupo dos 8) é um grupo internacional formado pelos sete países mais desenvolvidos e industrializados do mundo, com a participação adicional da Rússia. A União Europeia também é representada nos encontros anuais do grupo. O embrião do G8 foi criado em 1975. As reuniões do G-8 visam encontros sem burocratização, num caráter mais informal. Desta forma, não há regulamento interno. A organização dos encontros é de responsabilidade do país membro que está sediando. A última reunião do G-8 (agora G7, pois a Rússia foi excluída) ocorreu na Itália, em maio de 2017. Os principais temas da reunião foram: A Guerra na Síria, as ameaças da Coreia do Norte e a derrota do Estado Islâmico no Iraque.

    Países membros 

    - Estados Unidos

    - Japão

    - Alemanha

    - Reino Unido

    - França

    - Itália

    - Canadá

    Principais objetivos do G-8 (agora G7)

    - Discutir as mudanças econômicas e democráticas que ocorrem no mundo;

    - Debater as questões climáticas, principalmente o aquecimento global;

    - Possibilitar a criação de regras comerciais internacionais, possibilitando maior integração econômica mundial;

    - Analisar e propor soluções para os grandes problemas sociais mundiais;

    - Discutir problemas relacionados a segurança internacional, conflitos e também questões militares." (Fonte: https://www.suapesquisa.com/economia/g-8.htm)

  • No governo Temer, houve uma guinada quanto ao ingresso na OCDE, pois o Brasil pediu formalmente para ingressar em tal organização.

  • Questão desatualizada. Hoje em dia o Brasil tem o objetivo de integrar a OCDE, como podemos observar no próprio site do Itamaraty. Já existe uma cooperação do Brasil com essa organização desde 1990, e nos últimos anos a OCDE decidiu estreitar relações com 5 países emergentes selecionados: Índia, Brasil, África do Sul, China e Indonésia (os "key partners"). O governo brasileiro já integra 36 instâncias da OCDE, ora como associado, ora participante, ora convidado.
    Porém, desde setembro de 2017 a OCDE tem negado os pleitos do Brasil de tornar-se membro pleno.

  • Leandro Lima,

     

    mesmo que a questão estivesse desatualizada em relação a OCDE, não haveria como o Brasil aprofundar sua participação em um grupo do qual ele nem participa (G8). Ainda mais participar ao lado de outros países que também não fazem parte. O fato do G20 ganhar importância não significa de nenhuma forma que os países participam do G8.

     

    Ou seja, a afirmativa continuaria ERRADA mesmo que parte nela não esteja mais tão errada.

     

    Bons estudos!

  • DESATUALIZADA