SóProvas


ID
2842501
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O manejo adequado do solo possibilita a manutenção de sua fertilidade à medida que as trocas de nutrientes entre matéria orgânica, água, solo e o ar são mantidas para garantir a produção. Algumas espécies iônicas de alumínio são tóxicas, não só para a planta, mas para muitos organismos como as bactérias responsáveis pelas transformações no ciclo do nitrogênio. O alumínio danifica as membranas das células das raízes e restringe a expansão de suas paredes, com isso, a planta não cresce adequadamente. Para promover benefícios para a produção agrícola, é recomendada a remediação do solo utilizando calcário (CaCO3).

BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).


Essa remediação promove no solo o(a)

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. O carbonato de cálcio(CaCO3) tem caráter básico.Portanto, haverá um aumento no valor do pH.

    b) ERRADA. A própria questão informa que o alumínio é tóxico para a plana. A lixiviação é basicamente a percolação de água, varrendo os nutrientes para dentro do solo. Portanto, ocorreria a mistura entre o alumínio, que é tóxico, com as raízes das plantas, agravando ainda mais o problema.

    c) ERRADA. A interação que vai ocorrer vai ser do Alumínio com a hidroxila liberada pela reação de Carbonato de cálcio com água(Lembrando que o "Al" possui NOx= +3).

    d) ERRADA. Mesma explicação da letra C.Além disso, não teria como ocorrer essa reação de simples troca, pois o Alumínio é um metal menos reativo que o metal Cálcio.

    e) CORRETA. O carbonato de cálcio provém de ácido fraco(ácido carbônico) e de uma base forte(hidróxido de cálcio). A base de cálcio fica na forma dissociada, devido à presença de água no solo( íons Ca2+ e OH-). Essa hidroxila que sobra vai reagir com o Alumínio(lembrando que o Alumínio pode reagir formando tanto ácidos como bases), diminuindo sua concentração no meio, aumentando por conseguinte o valor do pH do solo, deixando mais básico.

  • a confusão pode ser marcada a partir do momento em que o aluno inverte a escala ph na mente e marca.

  • MEU ESSE PROFESSOR É D+ ATÉ QUE ENFIM UM PROFESSOR BOM

  • Na agricultura, o manejo adequado do solo possibilita que ele tenha seus índices de fertilidade saudáveis, isto é, adequados para que a continuidade da produtividade se dê de forma satisfatória.

    Desse modo, quando falamos da remediação do solo, podemos inferir que ela é funcionar pois promove o aumento da sua alcalinidade, tornando os íons alumínio menos disponíveis, ou seja, evitam-se os prejuízos ao solo.

    última alternativa é a verdadeira, indicando o aumento da alcalinidade.

  • Hidrólise salina:

    CaCO3 → base forte + ácido fraco

    Logo, os ânions do ácido sofrerão hidrólise, reagindo com a água e formando OH- (aumento do pH/aumento da alcalinidade)

    Os íons alumínio reagem com os OH- , formando Al(OH)3

    Gabarito : (E)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Calagem!

  • CaCO3 = Carbonato de cálcio.

    O carbonato de cálcio é uma base.

    Portanto, será responsável por AUMENTAR o pH do solo, e não diminuir. Com o aumento do pH esse solo se torna mais alcalino. Caso fosse um ácido diminuiria o pH do solo, tornando, obviamente, mais ácido.

  • Há diferença entre diminuir o pH, e aumentar. Diminuir, significa deixar ácido, e aumentar, básico (alcalino).