SóProvas


ID
2842504
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Visando a melhoria estética de um veículo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de seu automóvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um diâmetro maior do conjunto roda e pneu.


Duas consequências provocadas por essa troca de aro são:

Alternativas
Comentários
  • A questão da instabilidade pode-se ser esclarecida através da analogia "quanto mais alto, maior a probabilidade de cair". Quando mais perto do chão, mais seguro e estável você estará

    c:

  • ok tdb. Mas qual a relação a diferença de velocidade marcada no velocímetro?

  • O aumento do diâmetro da roda do pneu faz com que o centro de massa do veículo sofra uma elevação, o que torna o automóvel mais instável. Quanto mais distante o centro de massa está do chão menor estabilidade ele tem.

    Velocímetro mede a velocidade angular do pneu, lembrando que velocidade Linear - V = wR - se aumentarmos o raio aumentaremos a velocidade linear mesmo mantendo a velocidade angular (mesma quantidade de giro, mas percorrerá um espaço maior por a roda ser maior)

    LETRA (A)

  • Inferno, qual a diferencia de instável e estável?

  • A velocidade do movimento circular uniforme é v=2.pi.R/T

    R é o raio quanto maior for maior será a velocidade.

  • Por isso que é bom rebaixar o corsinha 1.0 sqn

  • O velocímetro de um veículo é calibrado de fábrica para que o número de voltas da roda em uma certa frequência se relacione com a velocidade real do veículo por meio da equação V = w*r, em que V é a velocidade tangente da superfície da roda, w é a velocidade angular de rotação que corresponde ao ângulo percorrido pela roda em um certo intervalo de tempo e r é o raio da roda.

    Os carros, por meio de dispositivos eletrônicos ou mecânicos, registram a velocidade angular de rotação das rodas e de acordo com a calibragem de fábrica, para o diâmetro do pneu de fábrica, a velocidade é calculada pela equação dada e é mostrada no painel.

    Por fim, se por um acaso trocamos o pneu do carro aumentando o diâmetro do mesmo, e não fazemos a calibragem do dispositivo, o carro vai registrar a velocidade angular de rotação das rodas w mas vai usar um raio que já não é mais compatível para fazer o cálculo da velocidade linear. Isto é, a velocidade linear mostrada no painel já não seria mais a correta.

    A pergunta é, se aumentamos o raio da roda e não calibramos o dispositivo do veículo, estaremos indo mais rápido ou mais devagar com relação à informação mostrada no painel? Para responder, basta consideramos uma mesma velocidade de rotação para a roda de fábrica e a nova de diâmetro maior. Se a nossa intenção é manter o mesmo número de voltas por segundo ou minuto para as duas rodas, w constante para as duas rodas, enquanto aumentamos o raio, a velocidade linear deve aumentar na mesma proporção do raio.

  • Letra A

    Quanto mais perto do chão o carro estiver, mais difícil sera de capotar. Exemplo disso são o carros de formula 1.

    Se eu aumentar o tamanho das rodas, o carro ficara mais distante do chão e perderá um pouco sua estabilidade se tornando mais instável.

  • O velocímetro mostra o W (velocidade angular, ou seja, o número de voltas) que deve ser o mesmo da velocidade linear.

    Ao trocar o pneu, a velocidade linear irá mudar, mas o velocímetro ainda mostrará a velocidade anterior, já que a velocidade angular não mudou.

    Assim, para dar o mesmo número de voltas que o pneu de aro 15, o pneu de aro 17,com raio mair, terá que percorrer um espaço maior, já que V= W.R (V e R são diretamente proporcionais) e a velocidade linear, portanto, será maior

  • Aros maiores elevam a massa, lógica. Quanto maior o aro, maior a velocidade, ''pessoas mais altas andam mais rápido do que pessoas mais baixas'', e quanto mais alto, menos instável, como subir em salto alto por exemplo, se perde parte do equilíbrio.

  • Letra A

    O aumento do diâmetro da roda do pneu faz com que o centro de massa do veiculo sofra uma elevação, o que torna o automóvel mais instável.

    O velocímetro mede, na realidade, a velocidade angular da roda do carro, a qual não alterar-se com a mudança do diâmetro do pneu. A velocidade real do carro (V = R) vai aumentar por causa do aumento do raio do pneu.

    ...Portanto, a indicação do velocímetro fica menor do que a velocidade real do carro.

  • A velocidade indicada no velocímetro é calculada para uma roda com determinado tamanho de raio, ao aumentar o raio a velocidade real do veículo aumenta, porém a velocidade indicada pelo velocímetro é baseada no modelo antigo...

  • so não entendi o estavel e instavel da questão

  • ''Quanto maior a altura,maior a queda''.Ou seja,mais instável

    • RODAS MAIORES = MENOR ACELERAÇÃO E MAIOR VELOCIDADE MÁXIMA
    • RODAS MENORES = MAIOR ACELERAÇÃO E MENOR VELOCIDADE MÁXIMA

    Colocar rodas maiores em um veículo comum vai piorar a aceleração e aumentar o consumo de combustível.

  • Kkkkkkk, eu marquei a C mas realmente não faz sentido!

    Bom, que vai elevar o centro de massa é algo até que óbvio. Mas a parte do estável ou instável me pegou. Mas era só pensarmos e fazer uma analogia na hora da prova: carros esportivos tem o centro de massa bem baixo, e perceba que esses carros conseguem fazer curvas a altas velocidades sem problemas.

    Agora, pegando dois casos opostos: aqueles monster trucks ou até mesmo um ônibus nunca conseguiriam fazer isso. O centro de massa desses tipos de veículos são bem alto, e se fizesse uma curva a alta velocidade esses veículos iriam tombar provavelmente kk.

    Então, como aumentou o centro de massa, o carro tornou-se mais instável.