SóProvas


ID
284260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A oferta de cooperação internacional desponta, no presente, como
importante vertente da política externa brasileira. Considerando
as prioridades, os objetivos e as ações da cooperação
internacional brasileira, julgue os itens que se seguem.

Considerando sua crescente projeção no contexto internacional, cujo propósito é melhorar os níveis de cooperação com os principais países ofertantes, o Brasil tem aproximado sua política de cooperação aos parâmetros e às diretivas emanadas de instâncias internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a OCDE.

Alternativas
Comentários
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_para_a_Coopera%C3%A7%C3%A3o_e_Desenvolvimento_Econ%C3%B3mico
  • O BR não faz parte da OCDE, mas participa de praticamente todos os programas da mesma. COmo isto não é cooperar?
    ???

  • Creio que o erro esteja em " cujo propósito é melhorar os níveis de cooperação com os principais países ofertantes" e não na menção à OECD.

  • Alguém saberia dizer, ao certo, qual seria o erro da questão? 

    Também estou na dúvida. Já procurei em tudo que é canto a resposta e não encontro! 

  • A Dezembro de 2012, a OCDE tem 25 estados não-membros com o estatuto de observadores ou participantes de pleno direito nas suas Comissões. Cerca de 50 não-membros participam nos grupos de trabalho, regimes ou programas. A OCDE mantém um dialogo político com o propósito de partilhar as opiniões sobre quais são as melhores práticas a seguir. Entretanto, em 16 de Maio de 2007, o Conselho Ministerial da OCDE decidiu iniciar negociações de adesão do Chile, Estónia, Israel, Rússia e Eslovénia. Nesse mesmo conselho, decidiu-se reforçar a cooperação com o Brasil, a China, a Índia, a Indonésia e a África do Sul.

    FINALMENTE, em 30 de Maio de 2017, o governo do Brasil formalizou a solicitação de entrada na organização. No entanto, o BRASIL ainda não é oficialmente membro da OCDE, pelo menos até a data de hoje, quando escrevo nesse comentário, sexta-feira de carnaval de 2018.

  • Gente, temos que pensar no ano que a questão foi feita, porque houve uma mudança por parte do Brasil com relação a OCDE.

     

    Durante o governo Lula, o Brasil não priorizava a OCDE, pois alegava que isso o afastaria da posição de lider dos países em desenvolvimento. 

    Hoje, temos uma posição diferente. Queremos ser membros da Organização e, com isso,  afastar a ideia de emergente.

     

    ''o Brasil tem aproximado sua política de cooperação aos parâmetros e às diretivas emanadas de instâncias internacionais''

    Erro: colocar a OCDE como uma dessas instâncias. O Brasil não aproximava sua política aos parâmetros da OCDE em 2009, hoje, essa questão estaria certa. 

     

    Espero ter ajudado

  • Questão desatualizada