SóProvas


ID
2842972
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Pensar na emancipação das crianças implica pensar em uma lógica de organização de vida e formação que as considere e as eleve a um estado diferenciado daquele em que se encontram, ou de outra forma, que os mitos se convertam em natureza humana, sem obtusidade” (Souza, 2007, p.73)

Adorno (1995) apresenta um posicionamento que antecede ao de Souza (2007) ao afirmar que educação e emancipação são temas que precisam estar interligados para que a escola realmente contribua na formação de cidadãos livres, autônomos e emancipados, evitando a disseminação da semicultura. A partir da compreensão de Adorno, analise as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F):

( ) A educação na infância é muito importante, pois pode evitar a repetição de barbáries e proporcionar uma visão crítica.

( ) A visão crítica de mundo de uma pessoa não inicia na fase adulta, mas o caminho para a emancipação vai sendo construído desde os primeiros anos de vida.

( ) A formação do indivíduo precisa ser mediada pela educação que fortalece a reificação da consciência.

( ) A educação para a experiência não necessariamente conduz à emancipação.

( ) A formação tem como condições a autonomia e a liberdade, temas indissociáveis da cultura e da sociedade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • (V) A educação na infância é muito importante, pois pode evitar a repetição de barbáries e proporcionar uma visão crítica.

    (V) A visão crítica de mundo de uma pessoa não inicia na fase adulta, mas o caminho para a emancipação vai sendo construído desde os primeiros anos de vida.

    (F) A formação do indivíduo precisa ser mediada pela educação que fortalece a reificação da consciência.

    (F) A educação para a experiência não necessariamente conduz à emancipação.

    (V) A formação tem como condições a autonomia e a liberdade, temas indissociáveis da cultura e da sociedade.

  • Reificação está intimamente ligado ao conceito de alienação. Res em latim é coisa. Logo, o conceito reificação, para Marx, refere-se a ideia de coisificação. Tudo se transforma em coisa na sociedade, inclusive o trabalho, o homem.