SóProvas



Questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem


ID
65398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante.

Alternativas
Comentários
  • FREDERIC SKINNER

    -Foi a expressão mais célebre do Behaviorismo e da Teoria Comportamental - restringe seu estudo ao comportamento, que deve ser moldado pelo ambiente num processo de integração.
    - Influienciou a Tendência Tecnicista,
    -Princípio: só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável e mensurável.
    Logo a tônica está nas respostas que o sujeito dá aos estimulos externos. Está também naquilo que acontece após a emissão das respostas, ou seja, na consequência.
    -Concentra-se no REFORÇO, especialmente nas contingências do reforço, as quais o professor deve organizar de modo a aumentar a probabilidade de que o aluno dê a resposta desejada.
    -É seu o conceito de CONDICIONAMENTO OPERANTE - mecanismo de aprendizagem de novo comportamento (hábito)
    -A educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na "modelagem" do aluno -INSTRUÇÃO PROGRAMADA
     
  • C


ID
90667
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as seguintes afirmações:

- Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002)

- O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002)


Os dois recortes do relato de Weisz (2002) tratam de duas concepções distintas de aprendizagem que influenciam o ato de ensinar. Referem-se, respectivamente, às concepções:

Alternativas
Comentários
  • EMPIRISMO afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, é adquirida por nós através da experiência. Conhecimento empírico, isto é, conhecimento adquirido por meio da experiência. Teoria filosófica que defende o conhecimento da razão, da verdade e das idéias racionais através da experiência. É descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.________"CONSTRUTIVISMO: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." Entendemos que construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores. FONTES: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011http://educacaocontemporaneida
  • - Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002) - Abordagem empírica - tradicional - na qual um conjunto de conhecimentos é transmitido para todos os alunos através de aulas expositivas com uso de normas disciplinares rígidas. O professor transmite o conteúdo e o aluno "passivo" deve dominar o que se transmite.
    - O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002) - Abordagem construtivista ou cognitivista ou piagetiana - na qual o aluno é contextualizado em razão do ambiente social em que está inserido. O aprendizado é desenvolvido considerando o aluno inserido em uma situação social. A inteligência se constrói por meio de ações do aluno baseadas na pesquisa, ensaios, investigação de problemas. O professor age como orientador da construção do conhecimento.


  • Gabarito: C

  • Empirismo/ambientalismo/tecnismo: O professor é especialista o ensino se da por meio de técnicas, palavras chaves: eficiência, técnicas, burocracia,habilidades. O empirismo nasceu a sombra da escola nova e teve seu auge na década de 60 com a ditadura militar.

    Construtivismo: O aluno constrói seu conhecimento em uma constante troca com o meio ambos se influenciam.


ID
90670
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a proposição a seguir: Coll (1994) relata que investigações antropológicas e transculturais colocaram em relevo a universalidade das capacidades cognitivas básicas, como a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, em todos os grupos culturais estudados. Afirma que as mesmas investigações evidenciam diferenças importantes na maneira de utilizar tais capacidades em situações concretas de resolução de problemas. Ao final, sugere que há alguns universais cognitivos, mas a sua colocação em prática efetiva depende da natureza das aprendizagens específicas que as experiências educacionais propiciam. As afirmações do autor nos permitem concluir que

Alternativas
Comentários
  • Primeiro é necessário refletir o que a palavra cognitivo significa. Segundo o que consta no dicionário, cognitivo é a capacidade de aprender, adquirir novos conhecimentos, que se refere aos mecanismos mentais pelos quais o indivíduo se vale ao utilizar sua percepção, memória e razão. Portanto, as experiências de sala de aula podem propiciar aprendizagens específicas que permitem ao sujeito utilizar de modo efetivo a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos, raciocinar logicamente etc, na resolução de problemas. Essas capacidades não são adquiridas na escola, mas no nosso convívio social à medida que crescemos. A escola proporciona meios para que elas sejam aperfeiçoadas. 

  • Gabarito: D


ID
90673
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A análise psicológica para a elaboração de um Modelo de Plano Curricular proposta por Coll (1994) apresenta dois princípios gerais que impregnam o Modelo analisado. Tomados em conjunto, estes princípios definem, segundo o autor, uma concepção construtivista de aprendizagem escolar que situa a atividade mental do aluno na base dos processos de desenvolvimento pessoal e

Alternativas
Comentários
  • b - uma concepção construtivista da intervenção pedagógica que consiste em que devem ser criadas todas as condições para que os esquemas de conhecimento que o aluno constrói no decurso de suas experiências sejam os mais ricos e corretos, planejando o que, quando e como ensinar, e o que, como e quando avaliar

  • https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/teoria-socio-construtivista-um-olhar-sobperspectiva-.htm

    Letra B


ID
90682
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que reúne todas as posições defendidas por La Taille (1998) a respeito de concepções que fundamentam ações pedagógicas que favorecem o desenvolvimento infantil.

Alternativas
Comentários
  •  Para La Taille, “crescer, desenvolver-se, é superar limites” (1998: 14). Nesse sentido, a infância é uma etapa a ser superada e, para tanto, é necessário transpor alguns limites.
    Ao expor a questão, La Taille entra, ainda, num campo mais específico: o da busca pela excelência. Explica o autor:

    O conceito de excelência não se restringe a questão da maturidade (embora a pressuponha), mas situa-se na esfera do “melhor”, do ideal, da perfeição. A criança pode querer ser excelente no que faz, não como um adulto faria, mas, sim, da melhor forma possível para a sua idade. Portanto, a busca da excelência pode nos acompanhar a vida toda e é a clara tradução de uma procura eterna de superação de limites.  (LA TAILLE, 1998, p. 34)


    http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1167

  • matei a questão quando vi que as caracteristicas  dependem do estagio do desenvolvimento infantil. rssrsr

  • Ótima dica Marcos.me ajudou,obrigado


ID
90685
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O psicólogo americano Turiel (La Taille, 1998), especialista em desenvolvimento, relata uma pesquisa sobre três tipos de educação moral no seio das famílias, com características que podem ser identificadas na educação escolar, cujos resultados foram medidos em termos de alcance da autonomia moral: educação autoritária, educação por ameaça de retirada de amor e educação elucidativa. A educação elucidativa

Alternativas
Comentários
  • EDUCAÇÃO ELUCIDATIVA:toda ordem ou repreensão é acompanhada da explicação de sua razão de ser, em geral baseada na conseqüência dos atos (responsabilidade) e na consideração do outro.Trabalha os limites, sustentando-os em explicações. É a que mais contribui para a promoção da autonomia moral, pois não se abstém de colocar limites, nem silencia sobre o que é permitido ou proibido.

    http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1653212



ID
90724
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao citar as descrições de Hopkins sobre escolas fracassadas/ineficazes; abaixo do padrão; boas/eficazes; e a prescrição desse autor, no sentido de que iniciativas de aprimoramento escolar envolvam estratégias diferenciadas, adequadas às características da escola, Hargreaves (2004) afirma que

I. essa análise reconhece que as escolas são diferentes em seus níveis de eficácia.
II. diante dessa análise, a opção viável é criar comunidades de aprendizagem profissional entre professores, cujas habilidades e autoconfiança são subdesenvolvidas, para promover o desenvolvimento do grupo, levando-os a patamares superiores de profissionalismo.
III. o problema de se estabelecer diferenças das escolas depende de como se define o fracasso e o sucesso. Se o fracasso for definido em termos brutos de aquisição, sem concessões às diferenças entre riqueza e pobreza, as escolas dos mais pobres irão aparecer permanentemente na parte inferior.
IV. a combinação de uma definição de fracasso restrito às comunidades pobres e desfavorecidas, com um modelo evolutivo de melhoria escolar que reduz diferenças complexas entre escolas a um contínuo único de avanço ou atraso, transforma as questões politicamente controversas, relacionadas à pobreza e ao financiamento desigual, em tecnologias enganadoramente neutras de aprimoramento.

Está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • d) I, III e IV, apenas.


ID
90805
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao responder à dúvida da equipe escolar, em HTPC, sobre as teorias psicológicas de aprendizagem classificadas por alguns autores como teorias mediacionais (Sacristán, J. Gimeno; Pérez Gómez, A. I. 2000), o Supervisor de Ensino esclareceu, corretamente, que, embora incluam múltiplas correntes com importantes matizes diferenciadores, são teorias que apresentam como característica comum a concepção intrínseca da aprendizagem, entendida como um processo de

Alternativas
Comentários
  • Aprender hoje: não pode ser A, E ou C. Aprender não é sempre de modo sequencial, logo, B.


ID
213817
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O autoconceito, ou a forma como as pessoas pensam sobre si mesmas, muda marcadamente ao longo da vida, incidindo em diferentes áreas e adquirindo níveis crescentes de complexidade. Considere as afirmativas abaixo, ditas por pré-adolescentes em contexto escolar:

I. Nunca sou escolhido em atividades esportivas, porque sou gordo; e, claro, os colegas ficam tirando sarro.

II. Tenho boas notas, porque sei que sem estudo não se sai do lugar: a gente fica só patinando e não vai para frente.

III. Acho que sempre fui capaz de ouvir e de me colocar no lugar dos outros; isso me fez ficar muito popular na escola.

IV. Filosofia dá um conhecimento importante sobre o mundo e sobre os homens e nos ajuda a refletir sobre questões da vida.

Demonstra conhecimentos de seus próprios atributos psicológicos APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Errei e muitos errariam esta questão, porque não conheço adoslescentes comuns(normais)  que falariam isso! Achei a questão mau formulada e inútil em termos de concurso.  

     

  • A questão confunde...mas n  que ela tenha sido mal formulada...
    a questão se refere aos atributos próprios psicológicos do pré-adolescente, nesse sentido, a afirmativa em que  fala  das características próprias dele é a letra D .

  • Qual fundamentação teórica sobre isso? poderiam me ajudar?
  • A I tbm fala, Neila

  • totalmente ridícula uma formulação dessa.

  • Questão muito estranha....

    Mas entretanto se focarmos nesse ponto:  Considere as afirmativas abaixo, ditas por pré-adolescentes em contexto escolar...

    Poderia ajudar. Será?!!

  • Um pré-adolescente falando isso ? Na teoria, pq na prática. Affz. O conteúdo é simples, mas a FCC inventa demais.


ID
555655
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETADe acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender (por meio da internalização) as representações mentais de seu grupo social - aprendendo, portanto. A construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social (com outras pessoas) para depois ocorrer no plano interno e individual. Nesse processo, a sociedade e, principalmente, seus integrantes mais experientes (adultos, em geral, e professores, em particular) são parte fundamental para a estruturação de que e como aprender.

    B) teoria genética A inteligência emocional é o nível de sua capacidade de entender outras pessoas, o que os motiva e como trabalhar cooperativamente com elas”, afirma Howard Gardner, um teórico da Harvard.

    C) teoria comportamentalista O psicólogo norteamericano Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) com nos conteúdos a serem transmitidos e no professor se aprende por memorização e repetição.

    D) Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos. Durante sessenta anos, Jean Piaget coordenou projetos de pesquisas, que deram base à compreensão contemporânea do desenvolvimento infantil. Piaget estava interessado em investigar como o conhecimento se desenvolvia nos humanos. Piaget fez sua formação inicial em Biologia e por isso alguns conceitos desta disciplina influenciaram sua teoria e descobertas sobre o desenvolvimento infantil.

    E) teoria comportamentalista a aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços a fim de obter os comportamentos desejados, oferecendo estímulos reforçadores sobre os alunos que recebe passivamente o conhecimento do professor (ARAÚJO, 2009).
  • Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes. (Vygosky = teoria do interacionismo sociocultural) CORRETA

    (Sociocultural Não!)Teoria da Afetividade tem como base a ideia de que a aprendizagem é diretamente ligada à maturação e à inteligência emocional dos sujeitos aprendentes. (Wallon)

    (Comportamentalista Não!)Teoria do Construtivismo tem como base a ideia de que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas psicogenéticas dos sujeitos. (Piaget)

    (Genética Não!)Teoria do Interacionismo tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir das relações sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções. (Vygosky)

    (Genética Não!)Teoria do Behaviorismo tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir de processos ambientais e dos estímulos que ali se façam presentes. (Frederic Skinner)

    Teorias de aprendizagem são os estudos que procuram investigar, sistematizar e propor soluções relacionadas ao campo do aprendizado humano. As principais teorias são: behaviorismo, cognitivismo, construtivismo, interacionismo.

    https://www.resumoescolar.com.br/portugues/teorias-de-aprendizagem/

  • Sociocultural

     tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes.

    Vygosky = teoria do interacionismo sociocultural

  • Teorias de aprendizagem são os estudos que procuram investigar, sistematizar e propor soluções relacionadas ao campo do aprendizado humano. As principais teorias são: behaviorismo, cognitivismo, construtivismo, interacionismo.

    - Teoria do Behaviorismo tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir de processos ambientais e dos estímulos que ali se façam presentes. (Frederic Skinner)

    - Cognitivismo esta teoria defende que, a capacidade do aluno em aprender coisas novas depende diretamente dos conhecimentos prévios que ele possui. Para estes teóricos, é necessário investigar quais os saberes do aluno acerca do assunto que será ensinado. Depois, deve-se auxiliar o aluno para que ele consiga sistematizar e organizar os novos conhecimentos,     através de associações com o seu conhecimento prévio.

    - Teoria do Construtivismo tem como base a ideia de que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas psicogenéticas dos sujeitos. (Piaget)

    -Teoria do Interacionismo tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir das relações sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções. (Vygosky)

    Teoria sociocultural de Vygotsky, as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender (por meio da internalização) as representações mentais de seu grupo social - aprendendo, portanto. A construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social (com outras pessoas) para depois ocorrer no plano interno e individual. Nesse processo, a sociedade e, principalmente, seus integrantes mais experientes (adultos, em geral, e professores, em particular) são parte fundamental para a estruturação de que e como aprender.

    Resumindo: tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes. (Vygosky = teoria do interacionismo sociocultural) 

    Teoria genética A inteligência emocional é o nível de sua capacidade de entender outras pessoas, o que os motiva e como trabalhar cooperativamente com elas”, afirma Howard Gardner, um teórico da Harvard.

    A Epistemologia Genética é a teoria desenvolvida por Jean Piaget Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos.

    Teoria Comportamentalista a aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços a fim de obter os comportamentos desejados, oferecendo estímulos reforçadores sobre os alunos que recebe passivamente o conhecimento do professor (ARAÚJO, 2009).


ID
616321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

De acordo com a abordagem cognitivista, aprendizagem é definida como mudança de comportamento que, a partir da interação do indivíduo com o meio, resulta na aquisição de capacidades.

Alternativas
Comentários
  • Contrapondo-se ao behaviorismo que centra a sua atenção no comportamento humano, o cognitivismo propõe analisar a mente, o ato de conhecer; como o homem desenvolve seu conhecimento acerca do mundo, analisando os aspectos que intervem no processo "estímulo/resposta".
  • Na questão a palavra que pode induzir o candidato a erro é Comportamento. No behaviorismo,  a análise é feita apenas no comportamento que pode ser observável e modificado. Já o modelo cognitivista vai mais além, este, procura analisar fenômenos mais complexos como aquisição de conceitos e resolução de problemas. Considerando dados, objetivos, mudanças comportamentais a partir da interação  do individuo com o meio como afirma o item e percepções do individuo como fatores que influenciam na percepção da realidade .  

  • C

  • Jean Piaget é um os principais representantes da psicologia cognitiva, que ao contrário do que muitos pensam não construiu uma teoria da aprendizagem, mas uma teoria do desenvolvimento mental humano.


ID
616324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O ensino embasado na abordagem construtivista pressupõe a construção do conhecimento pelo aprendiz como um processo dinâmico de interpretação das informações por ele recebidas.

Alternativas
Comentários
  • O Construtivismo não é um método de ensino, é uma teoria do conhecimento que pode auxiliar na ação pedagógica escolar. O Construtivismo se refere ao processo de aprendizagem que coloca o sujeito da aprendizagem como alguém que conhece e que o conhecimento é algo que se constrói pela ação do sujeito.

    Segundo Jean Piaget há uma relação entre professor/aluno, na qual os dois aprendem. Seu estudo não se fixou muito com a questão da educação e sim com o conhecimento. Ou seja, como o sujeito aprende, sendo por meio da ação de aprender e por intermédio da ação de construir o seu conhecimento. A relação do aluno sobre o objeto do conhecimento é que direciona o construtivismo. O indivíduo aprende agindo sobre o saber, experimentando, manipulando. A aprendizagem gera conhecimento. O que se busca nessa relação é o desenvolvimento lógico das estruturas cognitivas. O professor que utiliza essa abordagem está sempre incentivando os alunos a pesquisarem e valorizarem muito os vários tipos de materiais que possam ser utilizados nas suas atividades ou brincadeiras.

  • e onde esta o erro? nao encontro

  • Pressuposto da abordagem tradicional, em que ele vai receber as informações, no construtivismo o processo de construção se dá com a assimilação e acomodação, na interação com o meio, o professor será mediador.


ID
616330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

O princípio básico da teoria comportamentalista é a descoberta da relação existente entre os eventos que antecedem a manifestação de determinado comportamento e as consequências dele decorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de uma explicação dessa questão.

  • O princípio do behaviorismo é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. A teoria também cobre reforços negativos - uma ação que evita uma consequência indesejada.


ID
637570
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem, a saber:

I. Behaviorismo.
II. Construtivismo Interacionista.
III. Construtivismo Sócio-Interacionista.

Analise as afirmativas e as relacione aos itens anteriores:

( ) Modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.

( ) Nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.

( ) As ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.

( ) A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta.

( ) Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • correta é a (  C  )
  • Nos anos de 1950, o professor da Universidade de Havard, B.F. Skinner, propôs uma máquina de ensinar (POZO, 1998), baseada no modelo pedagógico conhecido como Condutivismo ou Behaviorismo, consolidado a partir de 1930, neste modelo, o aluno é “ensinado” na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento, e em formas específicas em situações específicas:

    No Construtivismo-Interacionista, as novas idéias sugeriam que o aprendiz  compreendia o mundo através da sua percepção, construindo significados. Estas novas idéias tinham no suíço Jean Piaget o seu maior expoente que defendia que a aprendizagem acontecia por etapas que estavam diretamente ligadas ao desenvolvimento mental de cada estudante. Ela estava centrada no desenvolvimento individual do sujeito, cada estudante deveria construir seu próprio conhecimento, sem levar em conta o contexto histórico social. 

    A partir dos anos de 1980, chega ao Ocidente a abordagem Construtivista Sócio-Interacionista de L. S. Vygotsky, suas ideias sugerem que o aprendiz é parte de um grupo social e deve ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender o mundo a partir de interações com os demais elementos do contexto histórico no qual está inserido. O objetivo do professor é o de favorecer a convivência social, estimulando a troca de informações em busca da construção de um conhecimento coletivo e compartilhado.

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:LesDRtPonygJ:www.anped.org.br/reunioes/25/excedentes25/simonegracebarrost16.rtf+%22construtivismo+interacionista%22&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
  • Gabarito: Letra C

    Behaviorismo modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.  Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.

    Construtivismo Sócio-Interacionista nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.

    Construtivismo Interacionista as ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo. A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta. 




ID
637753
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pressuposto básico da teoria do “handcap” sociocultural de que a linguagem e a cultura das crianças de camadas populares são deficientes, foi desmistificado, principalmente por estudos de natureza antropológica e sociolinguística. Considerando a diferença cultural e os questionamentos da escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A explicação para o fracasso escolar de crianças de camadas populares está na inadequação da escola à realidade cultural delas.

( ) A deficiência sociocultural explica o fracasso dos alunos de camadas populares.

( ) O problema do fracasso escolar está localizado na falta de estrutura das famílias dos alunos.

( ) A escola deve romper com a ossatura rígida da cultura escolar, flexibilizando tempos e espaços de ensino e aprendizagem, evitando a exclusão.

( ) Para obter sucesso escolar é importante articular informações sobre os alunos com as metodologias e propostas pedagógicas.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    A teoria do handicap sociocultural permitiu desenvolver actividades de

    discriminação positiva em relação às crianças das classes socieconómica e

    culturalmente desfavorecidas e deu origem às correntes de educação compensatória.

    A partir dos anos 70, o trabalho de análise da produção do insucesso

    escolar ultrapassa as relações escola/meio e interessa-se pelos mecanismos

    que operam no interior da própria escola; interrogando o seu funcionamento

    e as suas práticas, a corrente socioinstitucional sublinha a necessidade da diferenciação

    pedagógica, pondo em evidência o carácter activo da escola na produção

    do insucesso; este é visto como resultado duma relação quotidiana

    entre as práticas escolares e os alunos das culturas não letradas; ultrapassando

    algum fatalismo presente na teoria do handicap sociocultural, investe-

    -se na transformação da própria escola, nas suas estruturas, conteúdos e práticas,

    procurando «adaptá-la» às necessidades dos diversos públicos que a

    frequentam, elucidando subtis mecanismos de reprodução de diferença e procurando

    caminhos de facilitação das aprendizagens para todos os alunos.

  • LETRA C - 

    A concepção do handicap sócio-cultural ou teoria da carência cultural, que surgiu a partir da década de 60, nos Estados Unidos, expandindo-se para a Europa e América Latina. O aluno que fracassa na escola passa a ser designado como carente cultural, carente lingüístico, criança com linguajar trôpego. Nesta concepção, o meio social é apontado como o responsável pelo fracasso escolar. A noção de carência cultural estaria sustentada numa suposta precariedade de estímulos sociais e sensóriosperceptivos, na ausência de contatos com objetos da cultura dominante e nas diferentes situações de comunicação e interação destas crianças. Elas apresentariam carências afetivas, cognitivas e lingüísticas. A escola, diante disso, deveria oferecer “tratamento” na tentativa de “compensar” as suas deficiências” provenientes da sua condição de “privação cultural”

ID
671548
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias construtivistas, cujos aportes são da psicologia cognitiva, entendem que quanto mais rica for a estrutura cognoscitiva do sujeito, maior será a probabilidade de que possa construir significados novos para os objetos de aprendizagem. Para tal, é necessária a triangulação de

Alternativas
Comentários
  • O conceito de aprendizagem significativa aparece em Ausubel (1968), em contraposição à idéia de aprendizagem mecânica, própria do modelo de tradicional de educação.

    (...)

    Na década de 1960, Ausubel já afirmava que a experiência de aprendizagem tem de permitir aos alunos corroborar e derivar conceitos e proposições, bem como, ordenar, incluir, integrar, generalizar, abstrair e combinar elementos e idéias. Mas para que um indivíduo possa articular, coordenar e abstrair idéias dessa forma, a base sobre a qual se apresenta um conhecimento novo deve ser sólida. Só incorporamos idéias novas a partir daquilo que já sabemos, diz o autor. A partir daquilo que já se aprendeu, das informações construídas nas experiências que o indivíduo confronta ao longo da vida, se pode modificar idéias, acrescentar outras e seguir aprendendo.

    Fonte: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2007/ENEPQ83.pdf

  • A significância da aprendizagem está, em grande parte, diretamente vinculada com a sua funcionalidade. Isso supõe que os conhecimentos aprendidos possam ser utilizados quando as circunstâncias nas quais o aluno se encontra assim o exijam. Da mesma forma, memorização compreensiva é um ingrediente fundamental da aprendizagem significativa. A memória não é apenas a lembrança do aprendido, mas o ponto de partida para realizar novas aprendizagens. Foi a partir destes três elementos - aprendizagem significativa, memorização compreensiva e funcionalidade do conhecimento - que se discutiu o trabalho de conclusão.

    Fonte: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2007/ENEPQ83.pdf

  • Memorização compreensiva é um ingrediente fundamental da aprendizagem significativa. A memória não é apenas a lembrança do aprendido, mas o ponto de partida para realizar novas aprendizagens. 


ID
671575
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir de uma perspectiva psicológica cognitivista, para que a aprendizagem aconteça é necessário que se provoque uma

Alternativas
Comentários
  • A Psicologia Cognitiva, baseada na Teoria do Processamento de Informação, destaca a importância de uma prática pedagógica que leve em consideração o ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas, conteúdos processuais e condicionais, juntamente com os conhecimentos declarativos, mais privilegiados pelos professores, tendo em vista a promoção da aprendizagem autorregulada entre os estudantes desde o início da escolarização formal (Boruchovitch, 2004; Dembo, 2000; Hacker, 1998; Hong & O'neil, 2001; Pozo, 1996; Symons, Snyder, Cariglia-Bull, & Pressley, 1989; Woolfolk, 2000).

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572013000200010&script=sci_arttext 

  • O processo mediante o qual a aprendizagem significativa se produz requer uma intensa atividade por parte do aluno que deve estabelecer relações entre o novo conteúdo e os elementos já disponíveis em sua estrutura cognoscitiva; julgar e decidir a maior ou menor pertinência destes; matizá-Ios, reformulá-los, ampliá-Ios ou diferenciá-Ios em função do aprendido; etc. 

  • aprendizagem significativa


ID
802186
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A corrente da Psicologia que se propõe a aferir a inteligência a partir do estudo de determinadas capacidades ou habilidades, como a indicação da idade mental e o quociente intelectual, é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    A perspectiva diferencial-psicométrica da inteligência centra-se no estudo das diferenças individuais no âmbito intelectual e na busca de instrumentos para medida de tais diferenças. A perspectiva sobre a inteligência remota a finais do século XIX e princípios do século XX e desde suas origens, apresenta estreitas relações com as questões educacionais. O trabalho pioneiro de Binet da elaboração de um instrumento capaz de distinguir os alunos mentalmente atrasados.O resultado é a escala métrica da inteligência , publicada por Binet e Simon em 1995. O trabalho de Binet é de enorme importância na historia da perspectiva diferencial psicométrica sobre a inteligência.Em primeiro lugar mostra que é possível medir diretamente traços psicológicos complexos (raciocínio verbal e raciocínio quantitativo) e em segundo lugar , aponta uma caracterização da inteligência como conjunto de faculdades ; capacidades ou habilidades que inicialmente, podem ser estudadas em separado. No caso da escala de Binet-Simon, tal síntese adota a forma de “idade mental” (E M), a idade média a que corresponde a pontuação obtida pela criança na escala (uma criança que resolve o teste no mesmo nível que uma criança média de sete anos , teria uma idade mental de sete anos). Alguns anos mais tarde , em 1912 ,Stern introduz a noção de “quociente intelectual”(QI) ,como resultado da fórmula(“idade mental / idade cronológica”)


ID
805339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é
necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias
pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em
atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no
currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue
os itens subsequentes.

De acordo com a teoria da zona de desenvolvimento proximal, a estratégia pedagógica constitui mero recurso externo que move o aluno em direção ao conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • A zona de desenvolvimento proximal

    A ZDP muitas vezes é tomada como um dos níveis de desenvolvimento, porém, trata-se precisamente do campo intermediário do processo. Sendo o desenvolvimento potencial uma incógnita, já que não foi ainda atingido, Vygotsky postula sua identificação através do entendimento da ZDP. Tomando como premissa o desenvolvimento real como aquilo que o sujeito consolidou de forma autônoma, o potencial pode ser inferido com base no que o indivíduo consegue resolver com ajuda. Assim, a zona proximal fornece os indícios do potencial, permitindo que os processos educativos atuem de forma sistemática e individualizada


  • NÃO constitui um mero recurso.


ID
805360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Um dos princípios fundamentais da corrente empirista é considerar o ser humano, ao nascer, uma tábula rasa, devendo tudo aprender, das capacidades sensoriais mais elementares aos comportamentos adaptativos mais complexos.

Alternativas
Comentários
  • O empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos. De modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento. 

    GAB: CERTO

    FONTE: https://www.google.com.br/amp/s/m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/filosofia/empirismo.htm

  • Empirismo = ambientalismo, ou seja, a pessoa aprende com o meio, folha em branco que vai sendo preenchida. Item correto.


ID
805363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Segundo a teoria da Gestalt, a aprendizagem consiste na solução de problemas, ocorre do todo para as partes e na organização dos padrões de percepção.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias"

    Portanto a alternativa está certa.



ID
818419
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se

Alternativas
Comentários
  • Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis. Fonte: Wikipédia

  • Resumo do conceito

    Zona de desenvolvimento proximal

    Elaborador: Lev Vygotsky (1896-1934)

    É a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Para Vygotsky, é no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências. Não basta, portanto, determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho.


ID
819853
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:

I. Participemapenas das reuniões escolares.

II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.

III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.

IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.

V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.

Alternativas

ID
826618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É correto afirmar que o atendimento sociopsicopedagógico

Alternativas

ID
828808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

Os aspectos cognoscitivos da interação professor-aluno denotam como ocorrem a transmissão e a assimilação de conteúdos durante o processo de ensino e aprendizagem.

Alternativas

ID
919804
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao se estudar as teorias do comportamento humano, aprende-se que a motivação é o que impulsiona o indivíduo a atingir seus objetivos e suprir suas necessidades. Assinale a alternativa que registra essas necessidades em ordem hierárquica.

Alternativas
Comentários
  • a) Fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização.

ID
930601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do planejamento e da teoria instrucional, julgue os itens a
seguir.

No construtivismo, após definido o domínio de conhecimento, o aprendiz deve ser encorajado e estimulado a buscar novos domínios que, porventura, considere importantes.

Alternativas

ID
941422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Comportamentalismo e cognitivismo são teorias que auxiliam a compreender o processo de aprendizagem do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  •  

     
    Cognitivismo Comportamentalismo
    Relação Homem-Mundo Dualista: existe o mundo interior (da mente) e o mundo exterior (do corpo). Monista: não há mundo interior e nem exterior, mas apenas relações contextuais  organismo-ambiente.
    Comportamento Atos observáveis. Tudo mais, como pensamentos, são “processos cognitivos” Atos observáveis e também os encobertos. Pensar, sentir, imaginar, etc, são comportamentos, pois são ações que ocorrem em contextos de determinação.
    Cérebro Fundamental para compreender a cognição. A chave para o entendimento do humano. Pode ser muito importante em alguns casos entender da Fisiologia cerebral (como de lesões neurais). No mais, ele é entendido como parte das contingências, um conjunto de variáveis que interage com outras.
    Mente Algo real, e objeto central de estudo. Estudar a mente é desvendar o ser humano. Uma metáfora para comportamentos sutis, como o pensar, recordar, perceber, etc. Focar muito a mente é um problema, pois se perde de vista as contingências que determinam o comportamento.
    Emoções Causam comportamentos. Ex: João riu porque ficou alegre. Tanto emoções quanto comportamentos são causados por contingências. Ex: João ganhou um doce, o que o deixou alegre e o fez rir.
    Terapia Mudar a mente: a forma como a pessoa pensa, fala, modela mentalmente o mundo, etc. Mudança de dentro para fora. Mudar as contingências da vida da pessoa. (As emoções, pensamentos, etc, seguem as contingências). Mudança de fora para dentro (se bem que não existe “fora” e “dentro”, como exposto anteriormente, lembra?).
    Abordagem híbrida: cognitivo-comportamental Aceitam numa boa, até porque a “herança comportamental” (procedimentos eficazes) é muito bem-vinda. Não aceitam, porque isso representa misturar duas abordagens epistemologicamente inconciliáveis (como procurei demonstrar que são, nesta tabela).
     
  • CORRETO
    Escola liberal tecnicista psicologia comportamentalista.
    Escola liberal progressivista diretiva psicologia cognitivismo / interacionismo.
  • C


ID
941425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

No comportamentalismo, ou behaviorismo, os processos mentais são invisíveis e não podem ser estudados cientificamente. Contudo, esses processos podem ser observados externamente, por meio do comportamento exterior das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • A idéia principal do comportamentalismo é de que a aprendizagem ocorre como uma mudança de comportamento. São estudadas as respostas dadas pelo sujeito aos estímulos fornecidos pelo ambiente externo, não levando em consideração o que ocorre em sua mente durante o processo de aprendizagem.
    FONTE:http://www.uniriotec.br/~pimentel/disciplinas/ie2/infoeduc/aprcomportamentalismo.html
  • Correta

    COMPORTAMENTALISMO- processos mentais invisíveis
    Cognitivismo- processos mentais identificados
  • C


ID
941428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Na corrente cognitivista, os experimentos com cães e ratos em laboratórios influenciaram inicialmente o modelo de condicionamento clássico (com Pavlov, Thorndike, Watson e Guthrie) e, posteriormente, o modelo de condicionamento operante (com Skinner).

Alternativas
Comentários
  • A  corrente descrita na questão é a corrente Comportamentalista ou behaviorista e não cognitivista.
  • ERRADA

    Na corrente cognitivista, os experimentos com cães e ratos em laboratórios influenciaram inicialmente o modelo de condicionamento clássico (com Pavlov, Thorndike, Watson e Guthrie) e, posteriormente, o modelo de condicionamento operante (com Skinner). 
    O único erro da questão é ter trocado o termo comportamentalista por cognitivista.
  • Aqui tem uma tabela que ajuda muito ao estudar este assunto: http://www.pedagogiaparaconcurseiros.com.br/2014/01/20/origem-aprendizagem/

  • Na corrente cognitiva não, e sim na comportamentalista.

  • http://www.pedagogiaparaconcurseiros.com.br/origem-aprendizagem/

  • E


ID
941431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

O cognitivismo assegura que a mente humana é altamente complexa e que seus processos mentais podem ser identificados e estudados.

Alternativas
Comentários
  • questão correta

    processos mentais não identificados- teoria comportamentalista
    processo mentis visíveis- teoria cognitivista
  • O cognitivismo se refere ao campo do conhecimento que tem como objetivo de estudo os denominados "processo mentais", dificilmente observáveis como, por exemplo, organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamento ou estilos cognitivos, tomada de decisão e outros.


ID
941434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Na perspectiva do Pós-modernismo, que se propõe a explicar os esforços individuais para explanar o mundo real, a realidade somente emerge a partir da interpretação individual.

Alternativas
Comentários
  • O PÓS MODERNO É INDIVIDUAL. USO DE TECNOLOGIAS ...

ID
941437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

O construtivismo é uma variante do cognitivismo e está centrado no princípio de que cada indivíduo constrói sua própria compreensão do mundo em que vive, sendo ela o reflexo de suas experiências pessoais.

Alternativas
Comentários
  • O cognitivismo/construtivismo é um dos mais recentes ramos da investigação da psicologia, que visa o estudo da aquisição de conhecimento, usando métodos quantitativos, positivistas, científicos e a relação e a interação com o meio e que descrevem as funções mentais como modelos de processamento de informação.
    O maior estudioso desta corrente foi Jean Piaget, que se interessou em analisar como o conhecimento é adquirido e começou a realizar alguns testes com crianças. Para atingir sua formulação teórica, Piaget pensava que deveria estudar a forma pela qual as crianças construíam as noções fundamentais do conhecimento lógico. Ele observava as crianças em situações naturais e criava experimentos, que foram denominados de método clínico de investigação.
  • correto
    Construção do conhecimento a partir da relação da criaça com o meio, com o obejto.
  • Certo

     

    50 questões básicas sobre Construtivismo: http://www.ufpa.br/eduquim/construtquestoes.htm


ID
1015468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Skinner afirma que a criança, durante a aquisição do conhecimento, utiliza-se de dois processos simultâneos ao interagir com o seu meio: a organização interna e a adaptação ao meio.

Alternativas
Comentários
  • Entende que o indivíduo é

    uma tábua rasa sendo produto do meio. O objeto de estudo deve ser a

    interação entre organismo e ambiente. O Behaviorismo tem sua origem

    nos trabalhos pioneiros de John B. Watson e do russo Ivan Pavlov, mas a

    criação dos princípios e da teoria em si, ficou ao encargo de Skinner que

    se tornou um dos representantes mais importantes da corrente

    comportamental, difundindo o conceito de condicionamento operante a

    partir de suas experiências com ratos em laboratório dando origem a tão

    conhecida caixa de Skinner.

  • GABARITO ERRADO
    Quem afirma isso é PIAGET.
    E sobre a criaça ser uma tábua rasa quem diz isso é Jhon Lock
  • Piaget - Epitemologia Genética

    Assimilação - Processo de entrada. A incorporação de novos conceitos, são absorvidos sem mudança.
    Acomodação - Processo de saída. Dirigido ao meio.
  • Skinner- compotamentalista,modela o aluno aos estímulos respostas.

    Piaget- Interacionista,maturação interna para a adaptação ao meio.


ID
1015474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A influência de Rogers na educação brasileira é constatada de forma mais evidente nas ideias do movimento da Escola Nova, segundo as quais o professor deve criar um ambiente experimental em sala de aula que favoreça uma aprendizagem prazerosa.

Alternativas
Comentários
  • Para Rogers uma boa educação deve ser comparada a uma boa terapia. O

    papel da escola deve está relacionado a auto realização da pessoa.

  • Certa!

    A influência de Rogers na educação brasileira é constatada de forma mais evidente nas idéias consubstanciadoras do movimento da Escola Nova concedendo que o principal objetivo desta tendência pedagógica é o confronto com as idéias da Pedagogia Tradicional.

    Outro aspecto enfatizado por Rogers é a necessidade de se colocar o sujeito da aprendizagem em contato com situações experimentais para que na prática este consiga promover sua aprendizagem, participando ativamente de sua formação cultural. 

    Além disso, o professor e professora devem criar um ambiente experimental em sala de aula que favoreça uma aprendizagem prazerosa, deixando seu aluno e aluna livres para descobrir novos conhecimentos.

    http://blogs.virtual.ufc.br/licie/wp-content/uploads/2013/07/100416101846Revista_SIGMA_2_Parte_3.pdf

  • Pois é, eu entendo sobre Roger a mesma coisa que a Ana Paula, não entendi esta questão.Escola nova é renovada progressivista, Rogers é liberal renovada não diretiva... Ué...

  • Karl Rogers - Escola não diretiva. Autogestionaria.

  • Carl Rogers- tendência libertadora não diretiva, os aspectos psicológicos sobressaem sobre os pedagógicos, humanista, professor facilitador, ambiente favorável.


ID
1015477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o comportamentalismo, os processos de raciocínio e de aprendizagem dos alunos são mais relevantes que os resultados obtidos

Alternativas
Comentários
  • O behavorismo entende a aquisição do conhecimento com o resultado direto da experiência, pois acredita que "estado internos" não são relevantes para uma análise funcional.
    A experiência é a base do conhecimento.
  • O behaviorismo não teoriza sobre aspectos internos ao individuo não distingue desenvolvimento a aprendizagem, na medida em que considera que as mudanças comportamentais indicam o grau de desenvolvimento.

  • São estudadas as respostas dadas pelo sujeito aos estímulos fornecidos pelo ambiente externo, não levando em consideração o que ocorre em sua mente durante o processo de aprendizagem.

  • Compotamentalismo - foco nos resultados mensuravéis.


ID
1015480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o behaviorismo, o ser humano, durante sua vida, deve ser estudado como produto das associações estabelecidas entre os estímulos do meio e as respostas que são manifestadas pelo comportamento.

Alternativas
Comentários
  • Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimento

    Item correto.


ID
1066981
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Se a abordagem sociointeracionista entende que a aprendizagem ocorre no espaço relacionai e dialógico entre as partes, torna-se imperativo que a avaliação seja bem abrangente para que se consiga evoluir diversos aspectos como:

I. O aprendente, com suas funções cognitivas e aspectos afetivos e os níveis de conhecimento.

II. O ensinante e a sua visão do processo, o que ele deseja ensinar, suas expectativas e aspirações.

III. A interação que ocorre entre ambos - a ação sobre a zona de desenvolvimento próxima do aprendente e do ensinante, já que ambos aprendem neste processo.

V. O processo ensino-aprendizagem como um todo, incluindo o seu “envoltório” sócio histórico (meta - avaliação).

Com base no texto e nos itens apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I - Para Vygotsky o ser humano precisa do meio para se desenvolver, no sociointeracionismo leva-se em consideração as capacidades cognitivas e afetivas de cada um além daquilo que o indivíduo já conhece.

    II - O educador precisa saber o que ensinar e o que ele espera do aluno;

    III - Durante todo o trabalho de Vygotsky ele ressalta que o desenvolvimento se dá pelo meio e pela interação entre os indivíduos;

    V - O processo não pode acontecer sem considerar o contexto sociohistórico do educando.


ID
1066984
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para ser considerada como possuidora de certa habilidade, a criança tem que demonstrar que pode cumprir a tarefa sem nenhum tipo de ajuda. Denomina- se essa capacidade de realizar tarefas de forma independentes:

Alternativas
Comentários
  • Nível de Desenvolvimento Real e aquilo que a criança pode faz sem a ajuda de uma adulto.

  • GABARITO D

    Nível de desenvolvimento potencial é o conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha mas que, com a ajuda de alguém que lhe dê algumas orientações adequadas (um adulto ou outra criança mais experiente), ela consegue resolver.

    Nível de Desenvolvimento Real e aquilo que a criança pode faz sem a ajuda de uma adulto.


ID
1102768
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a orientação do ensino voltada para o desenvolvimento cognoscitivo do aluno, os métodos de ensino podem ser classificados de acordo com seus aspectos internos e externos. São aspectos internos os:

Alternativas
Comentários
  • José Carlos Libâneo, no livro Didática, classifica os métodos de ensino pelos seus aspectos externos, são: método de exposição pelo professor, método de trabalho relativamente independente do aluno, método de elaboração conjunta (ou de conversação) e método de trabalho em grupos.


ID
1102780
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção interacionista de desenvolvimento apoia-se na ideia de que:

Alternativas
Comentários
  • A concepção Interacionista de desenvolvimento apoia-se na ideia de interação entre organismo e meio e vê a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente graças às pressões do meio.
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45721/teoria-interacionista#ixzz35a1QvyPl


ID
1171672
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Três professores conversam sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e afirmam

Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se esforçam o suficiente para aprender. Mas há também aqueles com deficit de aprendizagem.
Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados pela escola.
Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.

A partir das falas dos professores, analise as afirmativas abaixo.

I – X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.
II – X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.
III – Y entende as dificuldades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.
IV – Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualda

des sociais. Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Gabaito D

     

    Mas em: entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas. Não entendo o porquê dessa afirmativa está certa "A convicção de Piaget de que as crianças são como cientistas, trabalhando nos materiais de seu mundo físico e lógico-matemático paradar sentido à realidade, de forma alguma nega sua preocupação com opapel exercido pelo meio social."  (Jófili, 2002)

     

    “[...] conhecer não consiste em copiar o real, mas em agir sobre ele e em transformá-lo, de modo a compreendê-lo em função de sistemas de transformação a que estão ligadas essas ações”. (PIAGET, 1978, p.19). 


ID
1226761
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações. Um exercício que passa por operações mentais complexas que permitem determinar e realizar uma ação adaptada à situação.

O enunciado acima refere-se à noção de

Alternativas
Comentários
  • 10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR Philippe Perrenoud

     "A noção de competência designará aqui uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação". p. 15
    Essa definição insiste em quatro aspectos segundo Perrenoud:
    - as competências não são elas mesmas saberes, savoir-faire ou atitudes, mas mobilizam, integram e orquestram tais recursos;
    - essa mobilização só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas;
    - o exercício da competência passa por operações mentais complexas, subentendidas por esquemas de pensamento, que permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação;
    - as competências profissionais constroem-se, em formação, mas também ao sabor da navegação diária de um professor, de uma situação de trabalho à outra.

    Fonte: http://professorjeronimo.blogspot.com.br/2013/08/10-novas-competencias-para-ensinar.html



ID
1233481
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Existem diferentes maneiras de conceituar a adolescência. O seguinte conceito se aproxima de uma visão crítica:

Alternativas

ID
1247656
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Coll (1995), quando se refere ao desenvolvimento psicológico e à educação, ressalta a capacidade especificamente humana para utilizar símbolos e a capacidade para aprender dos outros e com os outros. Mas toda essa capacidade humana de nada serviria não fosse pela energia e direção que lhe transmite sua principal fonte de alimentação, denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A aprendizagem está relacionada com a interação social.


ID
1249429
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na concepção de desenvolvimento comportamentalista, a maturação biológica:

Alternativas

ID
1258576
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. De 4 a 6 anos, a aprendizagem signifcativa e conceitual passa pelas vivências corporais no espaço e no tempo.

II. A integração escolar é um processo gradual e dinâmico que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola.

III. A criança com deficiência visual severa ou cegueira, não apresenta defasagens de desenvolvimento em relação às videntes (que enxergam).

Alternativas

ID
1258582
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afrma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

(   ) A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.
(   ) As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem.
(   ) Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profssionais, visto que elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.

Alternativas

ID
1258600
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito     C

  • No processo de ensino-aprendizagem interação com outras crianças de diferentes idades contribuem para a construção do saber, assim como, consideração dos conhecimentos prévios, desafios, que estejam ligados ao contexto social. Portanto, Gabarito ''C''.


ID
1258609
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o desenvolvimento da inteligência, segundo PIAGET, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém pode explicar melhor essa questão?

  • Obrigada!

  • Nao entendi


  • a) é maturação biológica;

    b) marquei essa, mas, ao pesquisar mais, encontrei o seguinte: "(...) a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação (...)";

    c) "assimilamos fisicamente" tá estranho...

    d) forma de aprendizagem MAIS RESTRITA? ao contrário...

    e) é basicamente quando ocorre o processo de desiquilíbrio, assimilação, acomodação... (novas estruturas) 

  •  

    Outra forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações específcas ou à aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais específcas.

  • Outra forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações específcas ou à aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais específcas.


ID
1258612
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para PIAGET, o processo de desenvolvimento ocorre através de estágios ou estádios

Alternativas
Comentários
  • a) nessa opção, mistura-se sensório-motor com operações concretas. São fases diferentes e não-síncronas;

    b) pré- operatório vai dos 2 aos 7,8 anos;

    c) operações concretas vai de 8 a 11 anos;

    d) operações formais vai dos 8 aos 14 anos, além de misturar as fases novamente...

    e) situação puramente reflexa. O bebê ainda não tem consciência de si... age por reflexo. Exemplo, mama e agarra com força os objetos por instinto, não por que ele pensa que vai mamar para saciar a fome ou pegar qualquer objeto para conhecê-lo...

    É um instinto de sobrevivência... mama para se alimentar e agarra com força qualquer objeto para se segurar e não cair...

  • no sensório-motor a criança evolui de uma situação puramente refexa até a diferenciação do mundo exterior em relação a si própria.


ID
1258615
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a linguagem, segundo PIAGET, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "o desenvolvimento está saindo de dentro do sujeito e indo para fora." Como assim o desenvolvimento esta saindo de dentro e indo para a fora? Não seria a linguagem??

  •  

    Existe fala egocêntrica, ou seja, ela é um indicador de que o desenvolvimento está saindo de dentro do sujeito e indo para fora.

  •  

    Existe fala egocêntrica, ou seja, ela é um indicador de que o desenvolvimento está saindo de dentro do sujeito e indo para fora.


ID
1258618
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a comunicação, segundo PIAGET, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
1258621
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o desenvolvimento dos conceitos científcos na infância, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1258633
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o papel da interação social na formação da identidade e afetividade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • c)

    é na interação social que se dá a construção de vínculos e a formação de laços afetivos.


ID
1281058
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Alicia Fernández, em seu livro A inteligência aprisionada (1991), explica que há uma relação particular entre alguns fatores do indivíduo que vai facilitar ou dificultar a ocorrência do problema de aprendizagem. Esses fatores são:

Alternativas
Comentários
  • O ensinante** pode transformar o ensinar em conhecimento, através de quatro instâncias de elaboração (orgânica, corporal, intelectual e desejante) e somente ao integrar-se ao saber, o conhecimento é aprendido e pode ser utilizado.


ID
1281061
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Psicopedagogia pode ser definida como uma área

Alternativas
Comentários
  • Qual?

  • LETRA D

    Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como as pessoas constroem o conhecimento.


ID
1281064
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A abordagem psicogenética, ao estudar sistematicamente a percepção e a lógica infantis, entende que a inteligência

Alternativas
Comentários
  • desenvolve-se com a interação e a reorganização, formando novas estratégias de ação.

  • A abordagem Psicogenética de Piaget, desenvolve-se com a interação e a reorganização, formando novas estratégias de ação.Os esquemas apresentam-se numa estrutura, ou seja, numa forma organizada da inteligência, uma estrutura cognitiva. A inteligência tem como função a constante adaptação dos esquemas. A adaptação envolve o processo de assimilação, acomodação e equilibração.


ID
1281067
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do DIFAJ (Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma só Jornada), forma de diagnóstico e intervenção psicopedagógica, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1281073
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação ao diagnóstico psicopedagógico, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1281085
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O objetivo de conhecimento da Psicopedagogia é:

Alternativas
Comentários
  • )

    Compreender o processo da aprendizagem, ou seja, conhecer como se dá o funcionamento particular desse processo.

  • Como prática, em seus primórdios voltou-se para os problemas relacionados com as dificuldades de aprender e o fracasso escolar, hoje, porém, visa favorecer a apropriação do conhecimento pelo ser humano ao longo da sua evolução, tendo por objetivo a promoção e otimização de aprendizagens. Configura-se como uma prática institucional e clínica que integra diferentes campos do conhecimento, envolvendo a elaboração teórica a respeito do ponto de convergência com que opera. 


ID
1281091
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética da Psicopedagogia, em seu capítulo II, art. 6° (Dos deveres fundamentais dos psicopedagogos), a alínea C postula que esse profissional deverá “Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competência psicopedagógica.” A competência de atuação psicopedagógica refere-se

Alternativas
Comentários
  • Falou em Psicopedagogia, falou em aprendizagem.


ID
1299094
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas teorias buscam explicar os processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos. Uma dessas teorias considera que a aprendizagem decorre da relação estímulo-resposta e das consequências das ações praticadas, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a modificação dos já existentes.

Os aspectos descritos estão coerentes com as teorias

Alternativas
Comentários
  • a) comportamentalista CORRETA
    As teorias Comportamentalistas, focam na relação Estímulo-Resposta, e procuraram saber quais as leis que presidiam ao estabelecimento desta relação. A aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas entre um Estímulo e uma Resposta.
    Características: - O indivíduo é visto como passivo em todo o processo; - A aprendizagem é sinónimo de comportamento expresso; - O reforço é um dos principais motores da aprendizagem; - A aprendizagem é vista como uma modelagem do indivíduo.

  • Diversas teórias buscam explicar os processos de desenvolvimento  e aprendizagem humanos. Uma dessas teorias considera que a aprendizagem decorre da relação estímulo - respostas e das consequências das acões praticadas;

    Comportamentalistas , 

     


ID
1332433
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola que planeja suas ações, numa perspectiva pedagógica construtivista, favorece a autonomia intelectual e a construção de competências de diferentes naturezas nos alunos. Para isso, cabe ao professor

I. detectar, na produção do aluno, o que ele já sabe e construir estratégias que o levem a construir novos patamares de conhecimento.

II. formular exercícios de fixação que sejam possíveis de serem aplicados aos diversos grupos-classe.

III. preparar excelente material de ensino instrucional e ofertar boas aulas.

IV. ter claros seus objetivos e selecionar conteúdos pertinentes e significativos para o aluno.

Estão CORRETOS

Alternativas
Comentários
  • I. detectar, na produção do aluno, o que ele já sabe e construir estratégias que o levem a construir novos patamares de conhecimento.

    II. formular exercícios de fixação que sejam possíveis de serem aplicados aos diversos grupos-classe. Característica da tendência Tradicional.

    III. preparar excelente material de ensino instrucional e ofertar boas aulas. Característica da tendência Tecnicista;

    IV. ter claros seus objetivos e selecionar conteúdos pertinentes e significativos para o aluno.


ID
1333972
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numa perspectiva crítica sobre o fracasso escolar na educação, Patto destaca que “Na escola tudo conspira para que professores e alunos vivam situações diárias de descontentamento”.

Nesse sentido, um olhar acurado sobre o fenômeno em questão nos possibilita:

Alternativas

ID
1338130
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à Teoria do Construtivismo, analise as afirmativas a seguir.

I. Surgiu a partir do trabalho de Piaget, mostrando que o ser humano é ativo na construção do seu conhecimento.

II. Exerce influência no pensamento educacional brasileiro, graças aos trabalhos de Emília Ferreiro e Vygotsky.

III. Está baseada na afirmativa de que “o erro não é inerente ao processo educativo, sendo necessário desconsiderá-lo”.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • III. Está baseada na afirmativa de que “o erro é inerente ao processo educativo, sendo necessário considerá-lo”. 


ID
1338547
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de São José de Princesa - PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento de capacidades, como as de relação interpessoal, as cognitivas, as afetivas, as motoras, as éticas, as estéticas de inserção social, torna-se possível mediante:

Alternativas
Comentários
  • Resposta    C


ID
1346362
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Shaffer (2009), estudos revelaram que o comportamento de realização e o autoconceito acadêmico dependem muito das atribuições de realização ou de como são interpretados os sucessos e os fracassos.

Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de atribuições de realização, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Os adolescentes e jovens adultos tendem a atribuição de seus sucessos e fracassos a uma entre quatro possíveis causas: habilidade, esforço, grau de dificuldade da tarefa ou sorte.

(   ) O esforço e o fator sorte são estáveis, isto é, são altamente invariáveis em diferentes situações, conduzindo a poucas expectativas.

(   ) As crianças tendem a se tornar orientadas para o domínio quando ensinadas (pela atribuição de retreinamento) que seus fracassos podem ser atribuídos a causas instáveis e que podem melhorar seu desempenho com mais esforço.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
1351525
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A deficiência mental desafia a escola comum no seu objetivo de ensinar, de levar o aluno a aprender o conteúdo curricular, construindo o conhecimento. Aprender é uma ação humana criativa, individual, heterogênea e regulada pelo sujeito da aprendizagem, independente de sua condição intelectual ser mais ou ser menos privilegiada. Com base nisto, e com o objetivo de construir uma escola inclusiva de qualidade para todos, ou seja, capaz de ensinar a turma toda, é necessário

Alternativas

ID
1351573
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A criança pequena estrutura seu conhecimento de mundo, do outro e de si mesma também pela sua experiência corporal. Nesta perspectiva, o movimento nas instituições de educação infantil deve ser trabalhado não só em seu aspecto funcional, mas também no criativo. Assim, é correto afirmar que o movimento corporal criativo é

Alternativas
Comentários
  • Resposta     A


ID
1351585
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Além de reconhecer o valor das interações entre as crianças, entre estas e os parceiros adultos, e a importância de se olhar para as práticas culturais em que as crianças se envolvem, as instituições educacionais da educação infantil devem destacar a brincadeira como atividade privilegiada na promoção do desenvolvimento nesta fase da vida humana. Sendo assim, brincar dá à criança oportunidade para

Alternativas

ID
1352209
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de aprendizagem, indique qual dos autores listados abaixo defende o pressuposto de que “toda função mental superior foi externa porque foi social antes de tornar-se interna, uma função estritamente mental; ela foi primeiramente uma relação social de duas pessoas”

Alternativas
Comentários
  • C

    Vigotski - abordagem sócio-cultural ou Teoria interacionista.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/ensino-as-abordagens-do-processo-ensino-aprendizagem-segundo-mizukami/100300/#ixzz4GzE90gzC

  • O que são funções psicológicas superiores De acordo com Vygotsky?

    Funções psicológicas superiores se referem às experiências que são adquiridas durante a vida do sujeito, considerando este um ser que se relaciona com o mundo, sua cultura, por meio de instrumentos físicos e simbólicos.

    As principais funções mentais superiores são: atenção, sensação, percepção, memória, pensamento, linguagem, emoção e orientação.

    LETRA C - VYGOTSKY.


ID
1352242
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma instituição de Educação Infantil que respeita a criança tem como critérios, dentre outros, que ela:

1. tenha direito à brincadeira.
2. tenha direito ao contato com a natureza.
3. tenha direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
4. tenha direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.
5. tenha direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche.

Alternativas

ID
1352266
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à professora que vai questionando, soletrando, apontando cada letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a criança escreve sozinha: OLETAN.

                                                                             (Smolka. A criança na fase inicial de escrita. Adaptado)

Nesta situação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • B

    a professora supõe que a criança é capaz e considera essa capacidade.


ID
1365580
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento da fala e da capacidade simbólica ampliam significativamente os recursos intelectuais.

Analise as afirmativas a seguir sobre o desenvolvimento da linguagem oral e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Ao imitar a maneira de falar das crianças, o adulto estabelece uma maior aproximação com elas, favorecendo o desenvolvimento da linguagem oral.
( ) A linguagem oral possibilita comunicar ideias e intenções, infuenciar o outro e estabelecer relações interpessoais.
( ) O trabalho com a linguagem oral na escola deve se restringir às rodas de conversa, constituídas por monólogos com o professor.
( ) Ao dar um recado, explicar um jogo ou pedir uma informação, as crianças têm a possibilidade de ampliar suas capacidades comunicativas.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
1379965
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao final de um jogo, João e Luís conferiram suas figurinhas. João tinha 30 e Luís 20 a mais que João. Quantas eram as figurinhas de Luís? A ideia subjacente a essa situação de aprendizagem é identificada com a ação de

Alternativas
Comentários
  • Está comparando quem tem mais.


ID
1379968
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva de uma prática pedagógica referenciada na teoria piagetiana, professor e aluno não devem temer o esquecimento, pois o importante é a capacidade para restituir o conteúdo esquecido. Em consonância com essa compreensão e considerando a hipótese de um aluno ter esquecido quanto é 8 x 8, o caminho é o aluno restituir este conhecimento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • Aprender a aprender


ID
1389325
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o(a) professor(a) que possui domínio da teoria psicogenética é correto afirmar que ele(a):

Alternativas
Comentários
  • DE acordo com Ferreiro, a criança desenvolve várias hipóteses sobre a aquisição da leitura e  da escrita, as quais são: pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética..
  • Tem condições de proporcionar aos alunos atividades significativas e específicas para cada nível rumo à aquisição da leitura e da escrita.


ID
1393669
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Lev Vygotsky, com sua teoria sócio-interacionista, o desenvolvimento humano é impulsionado pela linguagem, sofrendo as influências do meio. Nesse sentido:

1. Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, Vygotsky afirma que o próprio processo de aprender gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.
2. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) constitui o ponto central para Vygotsky, correspondendo à distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender.
3. Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho e o potencial que é aquilo que ele consegue fazer com a ajuda de outro sujeito.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1393840
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento humano vai além da vida adulta, e  ocorre até o final da vida, até o envielhecimento completo.

     

  • Na concepção inatista acerca do desenvolvimento humano, a inteligência é vista como um dom que o aluno possui independentemente dos ensinamentos adquiridos na escola. Sobre a Teoria Inatista:

     

    A teoria Inatista do Desenvolvimento é inspirada nas premissas do idealismo filosófico. O idealismo filosófico parte do princípio que a consciência é que determina a vida. A consciência é considerada a base e não o produto da atividade humana, nada existe fora do homem. O mundo real é um mero fenômeno da consciência.

     

    É uma teoria baseada na crença de que as características e capacidades básicas de cada ser humano (personalidade, valores, comportamento, formas de pensar etc) são inatas. Ou seja, já estariam praticamente prontas no momento do nascimento ou potencialmente definidas e na dependência do amadurecimento para se manifestar. O ser humano já nasce pronto. O destino individual de cada ser humano já estaria determinado antes do nascimento.

     

     Na perspectiva ambientalista, o aluno é um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor. Sobre a Teoria Ambientalista:

     

    Esta teoria busca sua inspiração na filosofia empirista onde a experiência é a fonte de conhecimento. A teoria ambientalista, também chamada behaviorista ou comportamentalista, atribui EXCLUSIVAMENTE ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento; preocupa-se em explicar os comportamentos observáveis do educando, desprezando a análise de outros aspectos da conduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os sentimentos e a fantasia, entre outros. Defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento.

     

    A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo- emocional e social, desde o nascimento até a vida adulta. Obs.: Tal como: http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/psicologia-do-desenvolvimento.htm

     

    Na visão interacionista, o aluno é um ativo construtor do seu conhecimento. Sobre a Teoria Interacionista: 

     

    As teorias interacionistas do desenvolvimento apoiam-se na idéia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Organismo e meio exercem ação recíproca. Novas construções dependem das relações que estabelecem com o ambiente numa dada situação.

     

     Nessa teoria, a criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O EIXO CENTRAL, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.

  • A alternativa "e" seria melhor descrita como:

     

    Teoria Inatista

     

    A teoria Inatista do Desenvolvimento é inspirada nas premissas do idealismo filosófico. O idealismo filosófico parte do princípio que a consciência é que determina a vida. A consciência é considerada a base e não o produto da atividade humana, nada existe fora do homem. O mundo real é um mero fenômeno da consciência.

     

    É uma teoria baseada na crença de que as características e capacidades básicas de cada ser humano (personalidade, valores, comportamento, formas de pensar etc) são inatas. Ou seja, já estariam praticamente prontas no momento do nascimento ou potencialmente definidas e na dependência do amadurecimento para se manifestar. O ser humano já nasce pronto. O destino individual de cada ser humano já estaria determinado antes do nascimento.

  • Letra E alternativa correta, o desenvolvimento humano ocorre até o final da vida.


ID
1393873
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:

(   ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.
(   ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.
(   ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.
(   ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor.

A seqüência correta é:

Alternativas
Comentários
  • 9 anos depois e continuamos sem entender.. hahaha

  • Melhor maneira:

    Muito estudo + fazer muita questão + muita reza/ oração/macumba e qualquer outra coisa que possa ajudar kkkkkkkk


ID
1393879
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo.
Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A


ID
1404613
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Maria Helena - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um aluno da professora Maria escreveu a palavra “BONECA” da seguinte forma:

OEA

Conforme as contribuições da psicogênese da língua escrita, o aluno está em qual hipótese de alfabetização?

Alternativas
Comentários
  • Silábico: Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma.

    GAB: D


ID
1405189
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um conceito fundamental para a compreensão da aprendizagem na criança para Maria Montessori é o de:

Alternativas
Comentários
  •  Outro conceito fundamental para a compreensão da infância em Montessori é a ideia de um guia interno. Ela desenvolveu a teoria de que existe, na criança, uma orientação inata para o aprendizado daquilo que é essencial para sua sobrevivência e melhor adaptação. Por isso, segundo ela, a criança consegue aprender a linguagem humana, mas não aprende linguagens animais. E embora Montessori só trate da linguagem oral e escrita, o mesmo se pode dizer tranquilamente das línguas de sinais. A crianças as aprende com a mesma facilidade que aprende as línguas orais e a mesma área do cérebro é utilizada para as duas coisas, na posição de língua materna/natural.

  • Epistemologia genética - Piaget

    Zona de desenvolvimento proximal -Vygotsky

    guia interno - Montessori

  • Para Montessori, a compreensão da aprendizagem deveria ser baseada no conceito de autoeducação, traduzido na ideia de que a criança possuía uma espécie de guia interno.

    GABARITO: alternativa “C”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Para Montessori, a compreensão da aprendizagem deveria ser baseada no conceito de autoeducação, traduzido na ideia de que a criança possuía uma espécie de guia interno.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
1405192
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Montessori (1989), os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria propensa ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados:

Alternativas
Comentários
  • Período crítico ou períodos sensíveis: são momentos em que determinado tipo de aprendizagem está mais propenso a acontecer como a fala por volta dos 2 anos.

     

    Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educacaoeempreendedorismo/2015/09/09/montessori-e-as-neurociencias/

  • período crítico - fase absorvente

  • Para Maria Montessori, os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria suscetível ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados de períodos críticos.

    GABARITO: alternativa “B”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Para Maria Montessori, os intervalos temporais durante os quais a criança se encontraria suscetível ao desenvolvimento de uma determinada habilidade são chamados de períodos críticos.

    GABARITO: alternativa “B”

  • A

    estágio de desenvolvimento - PIAGET

    B

    períodos críticos. MONTESSORI

    C

    zona de aprendizado real VYGOTSKY

    D

    zona de aprendizado potencial VYGOTSKY


ID
1405204
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Jaques Lacan (1957), o mecanismo psicológico predominante na perversão, é o(a):

Alternativas
Comentários
  • resposta c

    Conceito forjado por Jacques Lacan para desig­nar um mecanismo específico da psicose, através do qual se produz a rejeição de um significante fundamental para fora do universo simbólico do sujeito. Quando essa rejeição se produz, o signi­ficante é foracluído. Não é integrado no inconsci­ente, como no recalque, e retorna sob forma alucinatória no real do sujeito. No Brasil também se usam "forclusão", "repúdio", "rejeição" e "pre­clusão".

    fonte: http://www.redepsi.com.br/2008/02/14/foraclus-o-ou-forclus-o/

  • Colocou ''C'' e o gabarito colocou ''D'', confusão.


ID
1405234
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada:

Alternativas
Comentários
  • b)

    pré-silábica, silábica, silábico-alfabética, alfabética


ID
1406818
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Aponte a única alternativa em que não aparece uma maneira de recuperar o aluno na escola.

Alternativas

ID
1409170
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O aprendizado que amplia a habilidade da criança para agir, interagir e reagir de maneira eficaz com outras pessoas é denominado:

Alternativas
Comentários
  •  O aprendizado que amplia a habilidade da criança para agir, interagir e reagir de maneira eficaz com outras pessoas é denominado:

    crescimento afetivo.


ID
1409239
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria de John Bowlby, que demonstra que um recém-nascido precisa desenvolver um relacionamento exclusivo com um cuidador primário para que seu desenvolvimento social e emocional ocorra normalmente, é denominada Teoria:

Alternativas

ID
1409248
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao abordar dispositivos grupais, Pichon-Rivière (1986) nos ensina que há três momentos distintos no grupo operativo:

Alternativas
Comentários
  • "O momento da pré-tarefa é caracterizado pelas resistências dos integrantes do grupo ao contato com os outros e consigo mesmo, na medida em que o novo, o grupo, gera ansiedade e medo, medo de perder o próprio referencial, de se deparar com algo que possa surpreender e por sua vez suspender suas velhas e cômodas certezas a cerca de si e do mundo. A partir do momento em que é possível elaborar as ansiedades básicas, romper com as estereotipias, abrir-se para o novo e o desconhecido, pode-se dizer que o grupo está na tarefa. A tarefa é a trajetória que o grupo percorre para atingir seus objetivos, ela está relacionada ao modo como cada integrante interage a partir de suas próprias necessidades. Compartilhar essas necessidades em torno dos objetivos comuns do grupo pressupõe flexibilidade, descentramento e perspectiva de abertura para o novo. Quando o grupo aprende a problematizar as dificuldades que emergem no momento da realização de seus objetivos, podemos dizer que ele entrou em tarefa, pois a elaboração de um projeto comum já é possível e este grupo pode passar a operar um projeto de mudanças".

    FOnte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092010000100010


ID
1483432
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade, e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem.
Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, analise as afirmativas abaixo.

I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.
II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.
III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil somente têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.
IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.
V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1491004
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O indivíduo nasce e convive em um ambiente sócio cultural em que o número é uma forma de expressão e comunicação. Interagindo com pessoas e situações do seu cotidiano, a criança resolve seus problemas por meio de trocas e ações que têm a ver com comparar, reunir, subtrair e repartir objetos. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    A criança utiliza procedimentos informais que dão origem às noções de matemáticas indispensáveis à elaboração do conhecimento e à sua inserção no contexto em que vive.


ID
1491007
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A contagem é uma habilidade cognitiva precoce necessitando de coordenação de atividades visuais, manuais e vocais de um conhecimento abstrato. Ainda bem pequena, a criança começa a identificar as primeiras quantidades e vai progressivamente descobrindo grupos de elementos paralelamente à elaboração da série numérica oral, passando a contar objetos. Para realizar uma contagem corretamente, a criança tem que superar algumas dificuldades como:

I. Exercitar a contagem percebendo a adição como acréscimo.
II. O fato de pular objetos ao contar.
III. Confundir a contagem quando os objetos não estão alinhados.
IV. A tendência de falar os nomes dos números mais rápido e, portanto, não conjugado com o ato de apontar o objeto.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • II. O fato de pular objetos ao contar.
    III. Confundir a contagem quando os objetos não estão alinhados. 
    IV. A tendência de falar os nomes dos números mais rápido e, portanto, não conjugado com o ato de apontar o objeto. 


ID
1491016
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A criança passa por três etapas quanto ao desenvolvimento da percepção espacial: a do vivido, a do percebido e a do concebido. Dessa forma os espaços podem ser caracterizados a seguir. Assinale a alternativa que NÃO corresponde as etapas do desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    O espaço vivido corresponde ao espaço mental, no presente e no passado, vivenciado por meio das brincadeiras na escola.

  • Letra A e a alternativa correta, pensava que fosse a B.


ID
1514902
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ser humano, graças às suas múltiplas oportunidades de estabelecer relações interpessoais, desenvolve processos psicológicos superiores. Tais processos sempre aparecem inicialmente no plano das relações interpessoais e depois sofrem a mediação dos padrões culturais dominantes. O crescimento pessoal, portanto, é o processo pelo qual o ser humano torna

Alternativas
Comentários
  • De quem é esse conceito de crescimento pessoal???

  • CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO "Psicologia e Currículo", DE CÉSAR COLL Considerações sobre o Livro "Psicologia e Currículo",

  • Gabarito: A 

     a) sua, a cultura do grupo social ao qual pertence.


ID
1525039
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Existem várias propostas de categorização do desempenho motor dos indivíduos ao longo dos estágios de aprendizagem de uma habilidade. Uma destas propostas, partindo do estágio inicial da aprendizagem até o estágio final, considera as fases cognitiva, associativa e autônoma. Os termos que representam, respectivamente, os estágios cognitivo, associativo e autônomo são

Alternativas
Comentários
  • LETRA B 

    Fitts & Posner classificam a aprendizagem motora em três estágios: cognitiva (inicial), associativa(intermediária) e autônoma (final)
  • Uma destas propostas, partindo do estágio inicial da aprendizagem até o estágio final, considera as fases cognitiva, associativa e autônoma. Os termos que representam, respectivamente, os estágios cognitivo, associativo e autônomo são:

    tentativa e erro / acertando / livre e fácil.


ID
1539658
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A aprendizagem, na visão behaviorista, pode ser entendida como

Alternativas
Comentários
  • A


ID
1540339
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Fonseca (2009) afirma que o recém-nascido só responde às suas necessidades de crescimento e desenvolvimento na presença do adulto socializado. Este postulado trata de um dos princípios mais importantes proposto pelo autor, pois revela como os aspectos sociais e culturais são vistos por ele como condição vital e indispensável da ontogênese. Nesse sentido, a relação que Fonseca estabelece entre o social e o biológico é de:

Alternativas
Comentários
  • Interação dialética.

  • Interação Dialética - Interação onde existe constante transformação do mundo, das coisas, atitudes, pessoas. O modo de pensar do mundo está em transformação permanente. Dialética é a união entre forma e conteúdo para a compreensão da realidade, evidenciando uma lógica unida a uma ontologia.

  • Habilidades filogenéticas: são resistentes a influências do ambiente externo (BIOLOGIA)

    Habilidades ontogenéticas: são as habilidades que são adquiradas no contexto social (AMBIENTE)


ID
1540384
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Fonseca (2009) sustenta que há uma relação de dependência entre as aquisições motoras da criança e as pessoas que a envolvem, um desdobramento de duas pessoas, uma forma de sociabilização sincrética a que denomina:

Alternativas
Comentários
  • dialogo corporal...

  • Fonseca uma relação de dependência entre as aquisições motoras da criança e as pessoas que a envolvem, um desdobramento de duas pessoas, uma forma de sociabilização sincrética a que denomina:

    sendo o dialogo corporal 

  • Wallon sublinhou que a função tônica intervém na dialética da atividade de relação e no campo da psicogênese. Entre o indivíduo e o seu meio estabelece um diálogo corporal, no qual a função tônica integra a história das informações exteriores e inter-relacionais para dar origem à fenomenologia do comportamento humano (FONSECA, 1993, p. 55)