-
Gabarito: Certo
O psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934) já defendia o convívio em sala de aula de crianças mais adiantadas com aquelas que ainda precisam de apoio para dar seus primeiros passos. Ele propõe a existência de dois níveis de desenvolvimento infantil. O primeiro é chamado de real e engloba as funções mentais que já estão completamente desenvolvidas (resultado de habilidades e conhecimentos adquiridos pela criança). Geralmente, esse nível é estimado pelo que uma criança realiza sozinha. Essa avaliação, entretanto, não leva em conta o que ela conseguiria fazer ou alcançar com a ajuda de um colega ou do próprio professor. É justamente aí - na distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência - que reside o segundo nível de desenvolvimento apregoado por Vygotsky e batizado por ele de proximal.
Zona de desenvolvimento proximal: É a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Para Vygotsky, é no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências. Não basta, portanto, determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho.
Fonte: novaescola
-
Na minha concepção a questão destacou mais o conceito da Zona de Desenvolvimento Potencial do que Proximal, visto que a Proximal tem a ver com a distância entre a Real e a Potencial, diz respeito ao processo de maturação podendo haver ajuda/orientação ou não.
Por isso marquei errada, porém o gabarito diz estar certa.
-
Vygotsky> Psicologia histórico-cultural
Humanização
O que já sabe(real) o que pode fazer sozinha transpassando pela ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL OU IMINENTE ate chegar ao POTENCIAL( onde pode chegar junto a alguém)
Evolução biológica
professor e um mediador
° signos/linguagem
° Instrumentos
°Relações: com pessoas e com a natureza.