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ID
2844202
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Rochedos audazes sobressaindo-se por assim dizer ameaçadores, nuvens carregadas acumulando-se no céu, avançando com relâmpagos e estampidos, vulcões em sua inteira força destruidora, furacões com a devastação deixada para trás, o ilimitado oceano revolto, uma alta queda d’água de um rio poderoso etc. tornam nossa capacidade de resistência de uma pequenez insignificante em comparação com o seu poder. Mas o seu espetáculo só se torna tanto mais atraente quanto mais terrível ele é, contanto que, somente, nos encontremos em segurança; e de bom grado denominamos estes objetos sublimes, porque eles elevam a fortaleza da alma acima de seu nível médio e permitem descobrir em nós uma faculdade de resistência de espécie totalmente diversa, a qual encoraja a medir-nos com a aparente onipotência da natureza.
(KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Trad. Antonio Marques e Valério Rohden. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 107.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o juízo de gosto e o sublime na estética moderna, particularmente em Kant, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "a" está incorreta. A beleza não tem uma função prática, portanto, não protege o sujeito da destruição. 

    Alternativa "b" está incorreta. Não é natureza que compõe o núcleo da teoria kantiana, mas o jogo entre a natureza assombrosa e nossa capacidade de resistência. 

    Alternativa "c" está incorreta. O texto nega a ideia de que o belo está associado à possibilidade de sermos destruídos. Isso pode ser observado no seguinte trecho: “mas o seu espetáculo só se torna tanto mais atraente quanto mais terrível ele é, contanto que, somente, nos encontremos em segurança.” 

    Alternativa "d" está correta. O grandioso da natureza nos assusta inicialmente, mas desperta em nós uma resistência que nos encoraja a “medir-nos com a aparente onipotência da natureza”.

    Alternativa "e" está incorreta. Não se trata de resistência à dimensão destruidora, mas de resistência à grandiosidade da natureza. 

    Gabarito: D