SóProvas



Questões de Aspectos da Filosofia Contemporânea


ID
899536
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são

Alternativas
Comentários
  • A discussão sobre a diferença entre ética e moral é uma das grandes temáticas da discussão filosófica sobre o assunto. Não sabemos pelo texto qual distinção é adotada pelo autor, mas podemos aplicar aquelas que sabemos e assim, verificar se serve como corpo teórico para resolução da questão. O texto leva a entender que ética e moral são a mesma coisa, o que o torna confuso. Assim,  é preciso perceber que o autor direciona seu olhar para o problema de que as normas ético-morais são construções humanas, e se feitas pelos homens, esses devem cumpri-las. Todavia, na resposta, é exigido novamente um certo conhecimento sobre a diferença entre ética e moral. Muito resumidamente, vamos aqui eleger que ética seria a discussão filosófica sobre ações humanas particulares numa perspectiva universalizante e que moral seria uma discussão filosófico-histórico-social dos costumes de um povo num determinado período de tempo. Considerando esse elementos, podemos dizer que
     
    A alternativa (a) está errada pois nada há no texto que identifique uma relação da ética com religião (o que não foi historicamente impossível), ainda porque a noção de utopia do texto diz respeito à mentalidade dos brasileiros, exclusivamente.
     
    A alternativa (b) está errada. Em um primeiro momento, podemos pensar que está correta, sobretudo porque nos atemos às ideias de “parâmentros idealizados” e “não cumprimento das obrigações”. E de fato estaria correta se fosse somente sobre a maior parte do texto em si, todavia o início do texto traz uma advertência: trata-se de problema entre ética e moral. Encontra-se nas respostas a linha teórica da questão, que está implícita no texto subsequente: a ética é criação do homem de um modo idealizado ou mental e a moral são as ações particulares.
     
    A alternativa (c) está errada, porque se fossem tão amplas a ponto de serem impossíveis de se executar, na Escandinávia não haveria quem assim se comporta, pois é afirmado no texto que nossos ideais éticos e morais dariam como resultado o comportamento das pessoas de lá, logo que temos os ideais de comportamento deles.
     
    A alternativa (d) está correta, pois a lei é criada pelo homem (para si e para os outros). Se o homem a fez, ele deve segui-la. Isso lembra em certa medida o imperativo categórico kantiano, “age de tal forma que a tua máxima se torne o mais universal possível”- só que aqui as máximas são criadas pelos homens, e nãoa priori.
     
    A alternativa (e) está errada, pois  o autor da questão compara brasileiros e noruegueses, uns não praticam suas leis, outros praticam. O elemento em comum está nas leis, que para ambos teriam sido criadas por seus povos e esses devem segui-las. Se um povo pode, o outro também deve poder. Assim, não haveria sentido em falar aqui em que somente aqueles que se dedicam teriam condições para cumprir a lei. Essa parece ser a lógica do texto. 
  • A questão é péssima; a alternativa "D" não constitui a especificidade das normas morais, e pode referir-se igualmente, ou até mais, às normas jurídicas.

  • Realmente!

  • resposta D poderia facilmente ser confundida com o conceito de Etica

  • é evidente, grande confusão; entre o conceito de ética e moral .

  • Temática clássica das aulas de Filosofia ética no Ensino médio, conceito de Ética e Moral: (Ações e comportamentos).

  • Com relação à reflexão proposta pela questão, primeiramente, temos de saber reconhecer o que é moral a partir do conceito constituído (criado) pela filosofia. Observe que nas últimas avaliações feitas pelo ENEM, os conceitos de moral e ética transitam por todas as questões que tratam dos problemas políticos e sociais comportamentais.

    Vejamos a diferença entre moral e ética:

    Em tese, moral diz respeito ao conjunto de valores, práticas, normas e regras aceitas por um corpo social. Já a ética, diz respeito a ação individual ou coletiva acerca dos padrões morais. Sendo assim, a ética é uma ação critica junto à moral.

    Referente à questão, quando destaca que “o distanciamento entre ‘reconhecer’ e ‘cumprir’ efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano…”, verificamos que mesmo toda uma estrutura de valores comportamentais constituída, ainda há uma “nuvem de fumaça” quando os indivíduos ou grupos sociais questionam ou se questionam dadas as circunstâncias. Parte- se da reflexão de que todos nós somos responsáveis, então, pela organização e manutenção dos padrões morais. Nesta perspectiva, a alternativa D é a mais adequada a este contexto.

  • resumo:

    A alternativa (a) está errada pois nada há no texto que identifique uma relação da ética com religião (o que não foi historicamente impossível), ainda porque a noção de utopia do texto diz respeito à mentalidade dos brasileiros, exclusivamente.

     

    A alternativa (b) está errada. Em um primeiro momento, podemos pensar que está correta, sobretudo porque nos atemos às ideias de “parâmetros idealizados” e “não cumprimento das obrigações”. E de fato estaria correta se fosse somente sobre a maior parte do texto em si, todavia o início do texto traz uma advertência: trata-se de problema entre ética e moral. Encontra-se nas respostas a linha teórica da questão, que está implícita no texto subsequente: a ética é criação do homem de um modo idealizado ou mental e a moral são as ações particulares.

     

    A alternativa (c) está errada, porque se fossem tão amplas a ponto de serem impossíveis de se executar, na Escandinávia não haveria quem assim se comporta, pois é afirmado no texto que nossos ideais éticos e morais dariam como resultado o comportamento das pessoas de lá, logo que temos os ideais de comportamento deles.

     

    A alternativa (d) está correta, pois a lei é criada pelo homem (para si e para os outros). Se o homem a fez, ele deve segui-la. Isso lembra em certa medida o imperativo categórico kantiano, “age de tal forma que a tua máxima se torne o mais universal possível”- só que aqui as máximas são criadas pelos homens, e nãoa priori.

     

    A alternativa (e) está errada, pois o autor da questão compara brasileiros e noruegueses, uns não praticam suas leis, outros praticam. O elemento em comum está nas leis, que para ambos teriam sido criadas por seus povos e esses devem segui-las. Se um povo pode, o outro também deve poder. Assim, não haveria sentido em falar aqui em que somente aqueles que se dedicam teriam condições para cumprir a lei. Essa parece ser a lógica do texto. 

  • Letra D

    Estar sendo abordado o grande paradoxo existente na sociedade brasileira, o fato de todos saberem o que é certo e errado e ainda assim, por vezes, optarem por agir de forma errada. Um outro aspecto importante, e que de certa forma explica o porque desse paradoxo, é que as leis vigentes sao sempre criadas pelos homens e estes tendem a nao fazer o correto.

  • Alternativa "A" está incorreta. A ética é uma reflexão; as normas decorrentes da vontade divina referem-se à moral religiosa.

    Alternativa "B" está incorreta. A ética é o campo da ação, pensar sobre o sentido das regras é ter como horizonte a obrigação de cumprir o que deve ser feito.

    Alternativa "C" está incorreta (vaga). Essa alternativa não está necessariamente errada, mas a seguinte expressa o que está no texto de apoio.

    Alternativa "D" está correta. Essa alternativa explica o que são normas morais e expressa a ideia de que os brasileiros aprovam regras éticas, ou seja, eles as concedem a si mesmos.

    Alternativa "E" está incorreta. A ética e a moral vão além das regras jurídicas.

    Gabarito: D

  • O terraplanismo da Ciência Política brasileira é a ideia de que o atraso do país decorre da corrupção.

    Esse tipo de pauta moral serve a certos interesses e escamoteia graves problemas sociais, a exemplo da inaceitável desigualdade (de gênero, de cor, de estrato social e de tantas outras) que impera no país.


ID
899611
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque

Alternativas
Comentários
  • As transformações dos meios de comunicação, desde o surgimento da escrita, ou senão antes, sempre foram objetos de temor. Parece que o novo assusta aos costumes pré-estabelecidos. Além de destaque de que tradição é um fator de fixação de um determinado tipo de cultura, temos também que corretamente observar, como cabe ao filósofo da cultura, que efeitos pode realmente causar tais inovações, sobretudo nas crianças. Ora, as crianças são ainda os adultos não formados e assim são a esperança de imortalidade de cada grupo social. Vemos isso também na “República” de Platão, na qual o filósofo coloca como um dos pontos centrais da discussão o tipo de educação a ser recebida pelas crianças e, assim por diante, a toda população. O texto acima ajuda a corroborar essa hipótese e ainda assinala um elemento novo na análise dessa nova conjuntura: a mudança de comportamento social das crianças, sobretudo daquelas que passam longo tempo assistindo televisão. Ora, se as crianças ficam mais em casa sentadas ou deitadas assistindo calmamente por horas programas televisivos isso significa que ela deixar de estar horas de contato com outras crianças e adultos, contato que constitui elemento fundamental de socialização do ser humano.  Sendo assim, podemos dizer que
    A alternativa (a) está errada, porque não só as crianças codificam coisas que assistem na televisão, os adultos inclusive.
    A alternativa (b) está errada porque diz o contrário do texto, que com a televisão aumenta a interatividade entre as crianças.
    A alternativa (c) está correta porque o contato social faz ter ligações com diversas opiniões, enquanto que ao assistir televisão, pode-se correr o risco de se ter uma única opinião devido à carência de contato social.
    A alternativa (d) está errada porque não se pode falar em tolerância e respeito sem alguma forma de interação social, até então dada no texto.
    A alternativa (e) está errada porque nem sempre se tem o controle sobre o que uma criança assiste na televisão.
  • Eu sempre digo, todo tema de redação que já caiu na prova eles dão pistas nas provas de humanas e linguagens, reparem que a questão traz uma ideia de manipulação comportamental, como o tema de reda do ano passado, atrelada ainda aos efeitos que os programas direcionados as crianças mudam o seu comportamento. Além disso, a redação que trouxe essa ideia central foi a Publicidade infantil em questão no Brasil, onde os textos base falavam a mesma ideia dessa questão. Atenção concorrente, pegue essa dica e se atente.

  • Estranho que pra questão da ideologia de gênero eles não adotam essa visão...

  • Não acho que é bem assim Matheus. São 90 questões, em que TODAS trazem citações, textos interpretativos... é muito difícil não relacionar pelo menos um desses textos com o tema da redação e, se tratando de ENEM, que sempre traz uma questão social, aí que é impossível mesmo kkk. Esse tipo de referência existe mais em vestibulares, principalmente os para medicina mesmo. Quem é de Salvador sabe bem que a EBMSP gosta de fazer isso.

  • Letra C

    As crianças sem duvida, sao mais vulneráveis aos programas de televisão, pois ainda nao possuem maturidade para diferenciar o que é bom e o que é ruim, o que é real e o que é fictício. Nesse sentido, podem acabar criando uma visão distorcida do mundo, das pessoas, atrapalhando ou retardando sua socialização.

  • Veja a vídeo aula do professor Guilherme de química, ele explica melhor essa relação questão antiga x tema redação. Não é besteira, o enem é uma prova inteligente. Eles sempre repetem em todas as provas as mesmas temáticas


ID
949483
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A política foi,  inicialmente,  a arte de  impedir as  pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.
VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M.V. M. A  cidadania ativa.SâoPaulo:Ática,  1996.

Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?

Alternativas
Comentários
  • Para um interpretação clara da questão, o candidato deve ter uma breve noção da nossa da história do pensamento político, aqui sobretudo entre o antigo e o moderno. O pensamento antigo, que se refere aos gregos inicialmente, possui a característica de entender a política como aquilo que há de comum para todos, no interesse da cidade ou pólis, cidade em grego, daí mesmo deriva o termo política. A política moderna passou por uma grande transformação, segundo a Filósofa Hannah Arendt, pois o privado (aquilo que diz respeito à sobrevivência dos indivíduos) passa a assumir importância social (coletiva) e assim torna-se objeto da política. Podemos, então dizer que a política antiga cuida dos interesses coletivos enquanto coletivos, somente; a política moderna, dos interesses sociais, tanto privados como públicos.  (aconselhamos a leitura de “A condição humana”, de H. Arendt).
    Assim, compreendemos melhor o texto acima na questão: a arte de  impedir as  pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito”, ou seja, da vida privada e do próprio sustento – a política antiga. Já a política moderna seria a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem”, pois seria a experiência da união entre assuntos públicos e privados, partindo do princípio de que nem todos podem decidir sobre o público porque esse não lhes diz respeito ou que eles tenham interesse sobre o público; o público é então mascarado de social – privado elevado ao estatuto de público.
    Dessa forma, para o autor do texto da questão, a política antiga é excludente porque não permite que assuntos privados sejam tratados como questões de Estado, e a política moderna é incompleta porque não capacita de fato seus cidadãos para o exercício da vida pública e a camuflaria pelo social.
    Desse modo, podemos ver que o ponto comum entre as duas formas de política para o autor do texto:
    Não pode ser a alternativa (a) a correta, pois em nenhum dos casos, houve distribuição do poder, devido ao que ele entende por política antiga.
    Não pode ser a alternativa (b) a correta, pois a política moderna não impede a participação popular, mas vai além, a coíbe a participar, ainda que de um modo equivocado, ou como o texto diz, incompleto.
    A alternativa (c) como correta, pois tanto na política antiga como na moderna, poucos governam. Na primeira, somente aqueles que têm tempo para não se preocuparem com a própria subsistência; na segunda, somente aqueles que tem capacidade para decidir e esses conduzem o povo para política transformando o público em social.
    Não pode ser a alternativa (d) como correta, exceto se não houvesse um comentário do autor da questão (não do texto). Caso esse não existisse tal comentário, poderíamos inferir do texto propriamente dito.
    Não pode ser a alternativa (e) como correta, pois embora a sistematização seja um elemento comum às formas de política e governo derivadas, não é isso que o texto indicado no corpo da questão indica e muito menos – atenção! – o comentário feito pelo autor da questão, que certa forma, modifica a compreensão do texto em si. 
  • Em seu texto P. Valery trata de dois momentos da política. O primeiro demonstra o impedimento da participação das pessoas comuns na tomada de decisões como na monarquia, por exemplo, em que a política era monopolizada nas mãos do rei. Já no segundo, há um crescimento da participação dos indivíduos, mas estes não têm acesso aos assuntos que lhes dizem respeito. Essa característica se dá devido ao tradicional controle de uma minoria na esfera de decisão.

  • Letra C

    ...A arte de impedir as pessoas de se ocuparem com o que lhe diz respeito...

    ...Um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente...

    ...Um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta...

  • Letra C

    A questão aborda no trecho a ser interpretado, dois momentos da politica:

    1.Marcado pelo autoritarismo excludente: impedir as pessoas de tratares dos seus interesses.

    2.Caracterizado por uma democracia incompleta: incentivo para as pessoas decidirem sobre o que não compreendem.

    Diante disso, foi possível verificar a resposta:

    Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história politica?

    => O controle das decisões é feito por uma minoria.


ID
949513
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A  ética  precisa  ser  compreendida  como  um empreendimento  coletivo  a  ser  constantemente retomado  e  rediscutido,  porque  é  produto  da  relação interpessoal e social. Aética supõe ainda que cada grupo social  se  organize  sentindo-se  responsável  por  todos  e que crie condições para o exercício de um  pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e  luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética  renovada, que se construa a partir da  natureza dos valores sociais  para organizar também uma nova prática política.
CORDI et al.  Para filosofar. São Paulo: Scipione,  2007  (adaptado)

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como

Alternativas
Comentários
  • A questão acima é relativamente fácil se considerarmos o senso comum sobre ética, moral e política – tudo fruto de um contrato social para o bem comum. Não vamos discutir filosoficamente isso aqui, mas tomando-o  como pressuposto e o comentário feito pelo elaborador da questão que enfoca a crise ética vivenciada pela humanidade no século XX, não tanto ingenuamente pelas guerras sofridas, mas pelo conhecimento do que aconteceu nessas guerras a outros povos devido a expansão dos meios de comunicação em massa, a começar pelo rádio de uma forma mais popular. Diante disso, uma questão emerge para a filosofia: o que é ética? Como estabelecer um forma de conduta universal e atemporal para ações concretas e temporais? Ora, isso parece impossível, tanto para o autor do texto como para quem efetuou a questão acima. Nessa linha, a única possibilidade de ética e política na contemporaneidade seria a manutenção e revisão dos contratos sociais entre indivíduos e entre sociedades ou agrupamentos humanos. Assim, consideramos a alternativa:
    (a)    como correta, pois valores coletivos são apenas reflexo de um contrato social, que de acordo com o tempo histórico, deve ser repensado e rediscutido.
    (b)   Como errada, pois nada indica a possibilidade de uma natureza humana nos textos e, assim, de uma leia priori para os homens.
    (c)    Como errada, dado que parece não haver uma compreensão hoje clara do que seja a ética como modo de comportamento universal.
    (d)   Como errada, uma vez que enquanto parâmetro a ética é compreendida no séc. XX, não é para manter os interesses privados, mas públicos.
    (e)   Como errada, uma vez que direitos universais implícitos sugere uma natureza humana, o que parece contraditório com o texto acima. 
  • Etica é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

     

    Rousseau e o contrato social

     

    Rousseau diz que a questão colocada era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo ele, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.

     

    Sendo assim, ele percebeu que a busca pelo bem-estar seria o único móvel das ações humanas e, da mesma, em determinados momentos o interesse comum poderia fazer o indivíduo contar com a assistência de seus semelhantes. Por outro lado, em outros momentos, a concorrência faria com que todos desconfiassem de todos. Dessa forma, nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos. Se por um lado a vontade individual diria respeito à vontade particular, a vontade do cidadão (daquele que vive em sociedade e tem consciência disso) deveria ser coletiva, deveria haver um interesse no bem comum.

  • estudei que na vdd essa resposta define o conceito de moral, não de ética

  • resolução:

    A questão acima é relativamente fácil se considerarmos o senso comum sobre ética, moral e política – tudo fruto de um contrato social para o bem comum. Não vamos discutir filosoficamente isso aqui, mas tomando-o como pressuposto e o comentário feito pelo elaborador da questão que enfoca a crise ética vivenciada pela humanidade no século XX, não tanto ingenuamente pelas guerras sofridas, mas pelo conhecimento do que aconteceu nessas guerras a outros povos devido a expansão dos meios de comunicação em massa, a começar pelo rádio de uma forma mais popular. Diante disso, uma questão emerge para a filosofia: o que é ética? Como estabelecer um forma de conduta universal e atemporal para ações concretas e temporais? Ora, isso parece impossível, tanto para o autor do texto como para quem efetuou a questão acima. Nessa linha, a única possibilidade de ética e política na contemporaneidade seria a manutenção e revisão dos contratos sociais entre indivíduos e entre sociedades ou agrupamentos humanos. Assim, consideramos a alternativa:

    (a)   como correta, pois valores coletivos são apenas reflexo de um contrato social, que de acordo com o tempo histórico, deve ser repensado e rediscutido.

    (b)  Como errada, pois nada indica a possibilidade de uma natureza humana nos textos e, assim, de uma leia priori para os homens.

    (c)   Como errada, dado que parece não haver uma compreensão hoje clara do que seja a ética como modo de comportamento universal.

    (d)  Como errada, uma vez que enquanto parâmetro a ética é compreendida no séc. XX, não é para manter os interesses privados, mas públicos.

    (e)  Como errada, uma vez que direitos universais implícitos sugere uma natureza humana, o que parece contraditório com o texto acima. 

  • Letra A

    A filosofia classifica ética da seguinte forma:

    Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientifica e teórica.


ID
2422423
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Habermas em sua obra Verdade e Justificação avalia uma possível analogia entre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas. Leia as afirmações sobre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas abaixo.
I) Verdade é um conceito que transcende toda a justificação e que não pode ser identificado como assertibilidade idealmente justificada.
II) O aspecto incondicional da verdade só pode ser explicado no contexto da ação e não no contexto do discurso.
III) A correção moral é imanente à justificação.
IV) Para a correção moral é impossível atribuir um aspecto incondicional, visto que o mundo social não é indisponível à ação.
V) A analogia entre verdade e correção moral só pode ser feita para além do plano do discurso.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.

Alternativas

ID
2462731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considerando o significado histórico (civilizatório-cultural) da ciência moderna, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Como diz Bacon, a ciência fará da pessoa humana" o senhor e o possuidor da natureza"6.


ID
2747995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Acerca do formalismo moral desenvolvido na filosofia kantiana, julgue o próximo item.


De acordo com Kant, o agir racionalmente depende de princípios, e a vontade é a razão prática.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de autonomia da vontade em Kant, i.e., a faculdade de a razão pura ser, ela mesma, promotora e seguidora de princípios práticos está no cerne da teoria moral kantiana, já que a autonomia da vontade é condição necessária para a Ética.


ID
2844202
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Rochedos audazes sobressaindo-se por assim dizer ameaçadores, nuvens carregadas acumulando-se no céu, avançando com relâmpagos e estampidos, vulcões em sua inteira força destruidora, furacões com a devastação deixada para trás, o ilimitado oceano revolto, uma alta queda d’água de um rio poderoso etc. tornam nossa capacidade de resistência de uma pequenez insignificante em comparação com o seu poder. Mas o seu espetáculo só se torna tanto mais atraente quanto mais terrível ele é, contanto que, somente, nos encontremos em segurança; e de bom grado denominamos estes objetos sublimes, porque eles elevam a fortaleza da alma acima de seu nível médio e permitem descobrir em nós uma faculdade de resistência de espécie totalmente diversa, a qual encoraja a medir-nos com a aparente onipotência da natureza.
(KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Trad. Antonio Marques e Valério Rohden. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 107.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o juízo de gosto e o sublime na estética moderna, particularmente em Kant, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "a" está incorreta. A beleza não tem uma função prática, portanto, não protege o sujeito da destruição. 

    Alternativa "b" está incorreta. Não é natureza que compõe o núcleo da teoria kantiana, mas o jogo entre a natureza assombrosa e nossa capacidade de resistência. 

    Alternativa "c" está incorreta. O texto nega a ideia de que o belo está associado à possibilidade de sermos destruídos. Isso pode ser observado no seguinte trecho: “mas o seu espetáculo só se torna tanto mais atraente quanto mais terrível ele é, contanto que, somente, nos encontremos em segurança.” 

    Alternativa "d" está correta. O grandioso da natureza nos assusta inicialmente, mas desperta em nós uma resistência que nos encoraja a “medir-nos com a aparente onipotência da natureza”.

    Alternativa "e" está incorreta. Não se trata de resistência à dimensão destruidora, mas de resistência à grandiosidade da natureza. 

    Gabarito: D 


ID
3235225
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova. Neste sentido, a ciência contemporânea fundamenta-se na

Alternativas

ID
3235231
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na obra Leviatã, Hobbes opõe-se à tese aristotélica de que o homem é sociável por natureza, dizendo que

Alternativas
Comentários
  • Na visão de Thomas Hobbes (1588-1679) a filosofia política teria como aspecto determinante a antropologia. Não estaria ligada, portanto, à religião, e sim sobre um poder absoluto baseado em princípios racionais. Inicialmente, ao construir o seu pensamento tenta explicar a "natureza humana". Em suas primeiras conclusões, a base seria o "estado de natureza", um estado de guerra de todos contra todos. No "estado de natureza" o "homem é lobo do homem" e o direito natural "é concebido a liberdade de cada um usar com lhe aprouver seus próprio poder para preservar sua própria natureza". Nesse conflito surge o Estado como um artificio para escapar da própria natureza. Esse Estado surge de um contrato, em que cada indivíduo cede ao soberano, de maneira absoluta, seu direito natural.


ID
3408808
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

Um dos pensadores mais influentes da filosofia contemporânea foi o francês Michel Foucault (1926-1984). Na década de 1960, conhecida como período da ______________, Foucault investigou a constituição dos saberes. Nessa época, foram publicados os livros: A história da loucura (1961), O nascimento da clínica (1963), As palavras e as coisas (1966) e Arqueologia do saber (1969). O interesse do filósofo era investigar o modo de existência dos _________________, sobretudo dos que se apresentavam como científicos, para alcançar a compreensão da maneira como se construiu o saber do século XX, em especial o que tomou como objeto o homem.

Alternativas