SóProvas


ID
2844832
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


    Não temos ideia de como será o mercado de trabalho em 2050. Podemos afirmar que a robótica vai mudar quase todas as modalidades de trabalho. Contudo, há visões inconciliáveis a respeito das consequências dessa mudança e sua iminência. Alguns creem que dentro de uma ou duas décadas bilhões de pessoas serão economicamente redundantes. Outros sustentam que mesmo no longo prazo a automação continuará a gerar novos empregos e maior prosperidade.

    Os temores de que a automação causará desemprego massivo remontam ao século XIX, e até agora nunca se materializaram. Desde o início da Revolução Industrial, para cada emprego perdido para uma máquina pelo menos um novo emprego foi criado, e o padrão de vida médio subiu consideravelmente. Mas há boas razões para pensar que desta vez é diferente.

    Seres humanos possuem dois tipos de habilidades - física e cognitiva. No passado, as máquinas competiram com humanos principalmente em habilidades físicas, enquanto eles ficaram à frente das máquinas em capacidade cognitiva. Por isso, quando trabalhos manuais na agricultura e na indústria foram automatizados, surgiram novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só humanos possuíam: aprender, analisar, comunicar e compreender emoções. No entanto, acredita-se que a Inteligência Artificial será capaz de apreender um número cada vez maior dessas habilidades.


(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital.)

Considere as afirmações abaixo a respeito da pontuação do texto.

I. Em Seres humanos possuem dois tipos de habilidades - física e cognitiva (3o parágrafo), o travessão introduz um esclarecimento e pode ser substituído por dois-pontos, sem prejuízo da correção.
II. Em para cada emprego perdido para uma máquina pelo menos um novo emprego foi criado, e o padrão de vida médio subiu consideravelmente (2o parágrafo), o emprego da vírgula se justifica, uma vez que separa duas orações com sujeitos diferentes.
III. O sentido não será alterado caso se acrescente uma vírgula imediatamente após “serviços” em novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só humanos possuíam [...] (3o parágrafo).

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • lll- O sentido não será alterado caso se acrescente uma vírgula imediatamente após “serviços” em novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só humanos possuíam...

    mudaria o sentido caso colocasse uma virgula, pois deixaria de ser uma or.sub.adj.restritiva e passaria ser uma explicativa!!!

  • Gab. D.


    Pra mim a II tá errada, pq falta vírgula na primeira oração. Mas como a questão fala especificamente da função da única vírgula (que separa orações com sujeitos diferentes), então a assertiva se torna certa!

  • Acho que a justificativa para o item II não é válida uma vez que há dois sujeitos antes da vírgula também:


    emprego perdido para uma máquina


    novo emprego foi criado

  • II? Não entendi...errei a questão.

  • "Deus comigo" eu encaro dessa forma:

    Quando soar estranho a falta da vírgula, inverta a frase...

    "Pelo menos um novo emprego foi criado para cada novo emprego perdido por uma máquina".

  • Gab: D


    I. Em Seres humanos possuem dois tipos de habilidades - física e cognitiva (3o parágrafo), o travessão introduz um esclarecimento e pode ser substituído por dois-pontos, sem prejuízo da correção. (CORRETO)

    *O Dois-pontos servem para introduzir uma explicação ou um resumo das ideias anteriores.


     II. Em para cada emprego perdido para uma máquina pelo menos um novo emprego foi criado, e o padrão de vida médio subiu consideravelmente (2o parágrafo), o emprego da vírgula se justifica, uma vez que separa duas orações com sujeitos diferentes. (CORRETO)

    *Sujeito da primeira frase: novo emprego

    sujeito da segunda frase: padrão de vida médio


     III. O sentido não será alterado caso se acrescente uma vírgula imediatamente após “serviços” em novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só humanos possuíam [...] (3oparágrafo). (ERRADA)

    Trata-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva, somente aqueles novos trabalhos requerem habilidade cognitiva. Se colocar virgula passa a ser uma oração subordinada adjetiva explicativa, e o sentido se altera, todos os trabalhos requerem habilidade cognitiva.


  • GABARITO: D

    Questão que requer maturidade nos estudos sobre pontuação.

  • Gabarito: B

    I-VERDADEIRO- Tanto o travessão quanto os dois pontos podem ser utilizados para introduzir uma informação

    II-VERDADEIRO-Na primeira oração, o sujeito é "novo emprego", na segunda, "padrão de vida médio"

    III-FALSO. Caso fosse posto uma virgula após "serviços", a oração deixaria de ser subordinada adjetiva restritiva e passaria a ser subordinada adjetiva explicativa, alterando o sentido.

  • Letra (d)

    I. Em Seres humanos possuem dois tipos de habilidades - física e cognitiva (3 parágrafo), o travessão introduz um esclarecimento e pode ser substituído por dois-pontos, sem prejuízo da correção.

    -> Correto. E com isso, já elimina as alternativas (a, c).

    II. Em para cada emprego perdido para uma máquina pelo menos um novo emprego foi criado, e o padrão de vida médio subiu consideravelmente (2 parágrafo), o emprego da vírgula se justifica, uma vez que separa duas orações com sujeitos diferentes.

    -> Correto. O termo em destaque (e), após a vírgula, é quem faz essa separação, pois é um termo aditivo, e com isso, chegamos a letra (d) como resposta.

    III. O sentido não será alterado caso se acrescente uma vírgula imediatamente após “serviços” em novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só humanos possuíam [...] (3 parágrafo).

    -> Errado. Alteraria o sentido. Passando de restritiva para explicativa. E com as alternativas (a, c) eliminadas, junta-se a elas, a letra (b).

  • Quando vem precedida de vírgula

    Recomenda-se o emprego da vírgula antes da conjunção “e” quando há orações aditivas de sujeitos diferentes a fim de criar-se uma leitura mais clara. Exemplo: João pegou suas coisas, e Isabel se trancou no quarto. [“João” pratica a ação de pegar; Isabel, a de trancar-se no quarto.

  • FCC - Sujeitos Diferentes ligados pelo conectivo E - Pode usar e estará correto.