SóProvas


ID
2844841
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


    Não temos ideia de como será o mercado de trabalho em 2050. Podemos afirmar que a robótica vai mudar quase todas as modalidades de trabalho. Contudo, há visões inconciliáveis a respeito das consequências dessa mudança e sua iminência. Alguns creem que dentro de uma ou duas décadas bilhões de pessoas serão economicamente redundantes. Outros sustentam que mesmo no longo prazo a automação continuará a gerar novos empregos e maior prosperidade.

    Os temores de que a automação causará desemprego massivo remontam ao século XIX, e até agora nunca se materializaram. Desde o início da Revolução Industrial, para cada emprego perdido para uma máquina pelo menos um novo emprego foi criado, e o padrão de vida médio subiu consideravelmente. Mas há boas razões para pensar que desta vez é diferente.

    Seres humanos possuem dois tipos de habilidades - física e cognitiva. No passado, as máquinas competiram com humanos principalmente em habilidades físicas, enquanto eles ficaram à frente das máquinas em capacidade cognitiva. Por isso, quando trabalhos manuais na agricultura e na indústria foram automatizados, surgiram novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só humanos possuíam: aprender, analisar, comunicar e compreender emoções. No entanto, acredita-se que a Inteligência Artificial será capaz de apreender um número cada vez maior dessas habilidades.


(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital.)

Está inteiramente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    a) Com o avanço da Inteligência Artificial, a fronteira entre o homem e a máquina está cada vez mais tênue, assim diminuirá (diminuirão) postos de trabalho em atividades repetitivas que possam ser automatizadas.

    b) Cabem (Cabe) aos pesquisadores atuais encontrar alternativas para que robôs compartilhem tarefas hierarquicamente, das quais (para as quais) foram programados, como se fossem um grupo de pessoas.

    c) Existiria (Existiriam), com o ganho de produtividade resultante da automação, novas demandas por serviços capazes de aumentar a receita de empresas e ampliar o mercado de trabalho.

    d) Deve (Devem) surgir novos empregos no lugar dos que serão perdidos para a automação, muitos dos quais relacionados à tecnologia, com exigências de qualificação profissional na área.

    e) Gabarito

  • Existiria, com o ganho de produtividade resultante da automação, novas demandas por serviços capazes de aumentar a receita de empresas e ampliar o mercado de trabalho. Errado. O correto é Existiriam. 

     

    Observe que, aqui, a frase está colada de forma inversa. A FCC ama isso! Fiquem atentos, pois quando o verbo vem no INICIO da frase, é quase certeza que o texto está na ordem inversa. 

     

    VALEU

  • Fernanda, quem é responsável por flexionar o verbo ENVOLVER é o núcleo do sujeito, que no caso é TRABALHO o qual esta no singular, a questão esta correta.

  • E) Uma vez que o trabalho da maioria das pessoas envolve várias habilidades diferentes ao mesmo tempo, uma única máquina seria incapaz de realizar todas as tarefas diárias de um trabalhador comum.

    Eu, na minha humilde opinião, acredito que o gabarito etá errado.

    Porque em nenhum momento o autor do texto diz que os humanos são insubstituíveis. Muito pelo contrário. De acordo com o texto: "acredita-se que a Inteligência Artificial será capaz de apreender um número cada vez maior dessas habilidades."

    Ele diz que a IA vai ser capaz de aprender um número cada vez maior das habilidades humanas e não que uma máquina seria incapaz de realizar todas essas tarefas - pelo contrário, elas podem ser capazes sim de substituir essas habilidades humanas.

  • Letra (e)

    Diante de expressão partitiva, o plural é facultativo.

  • Eu pensei que o item C estava correto, pois na minha visão se tratava de sujeito oracional, e assim sendo, verbo ficaria mesmo no singular

  • Ana, quando o enunciado traz "deste livre comentário sobre o texto:" não é necessário fazer interpretação. Agora, se a questão falar "mantendo-se o sentido original" ou "mantendo-se em linhas gerais o sentido", ai sim você olha o texto. Esse tipo de questão ela quer apenas análise das alternativas, o que é muito comum nas provas da FCC, por isso, os enunciados nas provas dela são MUITO MUITO importantes

  • Esqueçam , nesse tipo de questão, se está ou não com o sentido do texto. O que ela quer é que você veja os erros,sendo eles concordância, regência, acentuação...é uma questão bem completa, sendo muito boa para treinar muitas coisas de uma vez!

    Abraços!