SóProvas


ID
2845822
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere as seguintes assertivas:


I. As propriedades para investimento devem ser inicialmente mensuradas pelo seu custo. Os custos de transação devem ser incluídos na mensuração inicial.

II . Para propriedades para investimento mensuradas ao valor justo, as alterações no seu valor justo devem ser reconhecidas no resultado do período se for perda e no patrimônio líquido se for ganho.

III . As entidades devem mensurar o valor justo das propriedades para investimento, mesmo escolhendo o método de custo para fins de mensuração, uma vez que precisa divulgar esta informação para estas propriedades.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários

  • CPC 28

    I. As propriedades para investimento devem ser inicialmente mensuradas pelo seu custo. Os custos de transação devem ser incluídos na mensuração inicial.

    CERTO. "20. A propriedade para investimento deve ser inicialmente mensurada pelo seu custo. Os custos de transação devem ser incluídos na mensuração inicial."

    II . Para propriedades para investimento mensuradas ao valor justo, as alterações no seu valor justo devem ser reconhecidas no resultado do período se for perda e no patrimônio líquido se for ganho.

    ERRADO. De acordo com o CPC, "exige que todas as entidades mensurem o valor justo de propriedades para investimento", então essa parte da alternativa está correta. O erro está no final: "O ganho ou a perda proveniente de alteração no valor justo de propriedade para investimento deve ser reconhecido no resultado do período em que ocorra." Não há reconhecimento no PL.

    III . As entidades devem mensurar o valor justo das propriedades para investimento, mesmo escolhendo o método de custo para fins de mensuração, uma vez que precisa divulgar esta informação para estas propriedades.

    CERTO. Este Pronunciamento Técnico exige que todas as entidades mensurem o valor justo de propriedades para investimento para a finalidade de mensuração (se a entidade usar o método do valor justo) ou de divulgação (se usar o método do custo).


    Alternativa D.

  • PPI



    Inicialmente mensurada ao valor de custo;

    Custos de transação incluídos na mensuração inicial;

    Ganho ou perda reconhecidos no RESULTADO;

    Usando o método de custo, mensurar ao VJ para fins de divulgação.


    Gab.: D

  • Só complementando (...)



    A assertiva II é uma pegadinha. De fato o CPC aborda essa possibilidade "o ganho deve ser contabilizado em conta do PL e se houver perda diretamente na DRE", mas essa opção é unicamente na Reclassificação do bem de Imobilizado para Propriedade para Investimento.



  • Vamos analisar as afirmativas apresentadas.

    I. Correta. Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 28 as propriedades para investimento devem ser inicialmente mensuradas pelo seu custo. Os custos de transação devem ser incluídos na mensuração inicial.

    II. Incorreta. O ganho ou a perda proveniente de alteração no valor justo de Propriedade para Investimento deve ser reconhecido no resultado do período em que ocorra.

    III. Correta. O Pronunciamento Técnico CPC 28 exige que todas as entidades mensurem o valor justo de propriedades para investimento para a finalidade de mensuração (se a entidade decidir usar o método do valor justo) ou de divulgação (se usar o método do custo).

  • II . Para propriedades para investimento mensuradas ao valor justo, as alterações no seu valor justo devem ser reconhecidas no resultado do período se for perda e no patrimônio líquido se for ganho.

    Perdas e ganhos no resultado. E não no patrimônio líquido

  • Obs.: Não confundir as propriedades para investimentos (CPC 28) com investimento em instrumento patrimonial (CPC 48)

    --> Propriedades para investimentos:

    • Variações no valor justo --> Resultado

    CPC 28 - Item 35 O ganho ou a perda proveniente de alteração no valor justo de propriedade para investimento deve ser reconhecido no resultado do período em que ocorra.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    --> Investimento avaliado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes

    • Variações no valor justo --> PL (ajuste de avaliação patrimonial). Nesse caso, só vai para o resultado na liquidação.

    CPC 48 - Item 5.7.1 O ganho ou a perda em ativo financeiro ou passivo financeiro que é mensurado ao valor justo deve ser reconhecido no resultado, exceto se:

    (a) for parte de relação de proteção (ver itens 6.5.8 a 6.5.14 e, se aplicável, itens 89 a 94 do CPC 38 para a contabilização de cobertura de valor justo para uma cobertura de carteira de risco de taxa de juros);

    (b) for investimento em instrumento patrimonial e a entidade tiver escolhido apresentar ganhos e perdas nesse investimento em outros resultados abrangentes, de acordo com o item 5.7.5;

    (c) for passivo financeiro designado como ao valor justo, por meio do resultado, e a entidade é requerida a apresentar os efeitos das alterações no risco de crédito do passivo em outros resultados abrangentes, de acordo com o item 5.7.7; ou (d) for ativo financeiro mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, de acordo com o item 4.1.2A, e a entidade for obrigada a reconhecer algumas alterações no valor justo em outros resultados abrangentes, de acordo com o item 5.7.10.

    CPC48 - Item 5.7.5 No reconhecimento inicial, a entidade pode efetuar uma escolha irrevogável de apresentar, em outros resultados abrangentes, alterações subsequentes no valor justo de investimento em instrumento patrimonial dentro do alcance deste pronunciamento, que não seja mantido para negociação, nem seja contraprestação contingente reconhecida por adquirente em combinação de negócios à qual deve ser aplicado o CPC 15 (ver item B5.7.3 para orientação sobre ganhos ou perdas cambiais).

  • CPC 28

    I. 20. A propriedade para investimento deve ser inicialmente mensurada pelo seu custo. Os custos de transação devem ser incluídos na mensuração inicial.

    II. 35. O ganho ou a perda proveniente de alteração no valor justo de propriedade para investimento deve ser reconhecido no resultado do período em que ocorra.

    III. 32. Este Pronunciamento Técnico exige que todas as entidades mensurem o valor justo de propriedades para investimento para a finalidade de mensuração (se a entidade usar o método do valor justo) ou de divulgação (se usar o método do custo). Incentiva-se a entidade, mas não se exige dela, a mensurar o valor justo das propriedades para investimento tendo por base a avaliação de avaliador independente que tenha qualificação profissional relevante e reconhecida e que tenha experiência recente no local e na categoria da propriedade para investimento que esteja sendo avaliada. (Alterado pela Revisão CPC 03).

  • Vamos analisar cada alternativa:

    I. As propriedades para investimento devem ser inicialmente mensuradas pelo seu custo. Os custos de transação devem ser incluídos na mensuração inicial. 

    Correto, cópia literal do item 20 do CPC 28 – Propriedade para Investimentos:

    20. A propriedade para investimento deve ser inicialmente mensurada pelo seu custo. Os custos de transação devem ser incluídos na mensuração inicial.

    II. Para propriedades para investimento mensuradas ao valor justo, as alterações no seu valor justo devem ser reconhecidas no resultado do período se for perda e no patrimônio líquido se for ganho. 

    Errado, de acordo com o item 35 do CPC 28, o ganho ou a perda proveniente de alteração no valor justo de propriedade para investimento deve ser reconhecido no resultado do período em que ocorra. Não é apenas a perda.

    III. As entidades devem mensurar o valor justo das propriedades para investimento, mesmo escolhendo o método de custo para fins de mensuração, uma vez que precisa divulgar esta informação para estas propriedades.  

    Correto, o item 32 do CPC 28 afirma:

    Este Pronunciamento Técnico exige que todas as entidades mensurem o valor justo de propriedades para investimento para a finalidade de mensuração (se a entidade usar o método do valor justo) ou de divulgação (se usar o método do custo).

    O gabarito é letra b.

    Fonte: prof. Júlio Cardoso.

  • #Respondi errado!!!